Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A diretoria de uma organização internacional, renomada em seu mercado de atuação, está em processo de mudança cultural e percebe a ocorrência do fenômeno da contracultura por parte de alguns gerentes, em uma de suas filiais. Decide, então, adotar uma postura empresarial policêntrica que

  • A. sustenta a crença que são superiores às demais organizações em termos culturais e fazem prevalecer os seus valores originários (da matriz ou do seu país de origem).
  • B. adota um mix entre a cultura originária e a cultura local, mantendo os valores e procurando adaptar-se às diferenças locais.
  • C. pratica, exatamente, o oposto aos valores originários; parte da premissa que o local que a hospeda pratica uma cultura que ela considera mais conveniente adotar, implementando atitudes e procedimentos da cultura local.
  • D. elimina os integrantes que oferecem ameaça ao processo de mudança.
  • E. não se importa em conviver com o fenômeno da contracultura, aceitando os conflitos entre as pessoas e conduzindo normalmente o processo de mudança.

Paulo, gestor de RH da Empresa Sol S.A., adotará, para o próximo ano, a Administração Estratégica de RH-AERH. Dentro desse contexto, seu enfoque será em I. formular planos de carreira e preparar sucessores. II. recompensar de acordo com os resultados da organização. III. treinar colaboradores nas necessidades citadas na Descrição de Cargo. IV. recrutar pessoas e validar critérios de seleção. Está correto o que consta em

  • A. I e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV.

Um gestor, insatisfeito com os resultados da equipe, decidiu implantar indicadores para melhorar a performance das pessoas, utilizando a fórmula abaixo:

O índice “Y” é oficialmente denominado

  • A. Outplacement.
  • B. Turnover.
  • C. Absenteísmo.
  • D. Produtividade de pessoal.
  • E. Job rotation.

Na busca de construir uma Gestão do Conhecimento, uma empresa pratica Brainstorming aberto para resolver problemas de elevada complexidade. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69), essa prática é um exemplo de

  • A. conceituação, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.
  • B. internalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.
  • C. externalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento explícito.
  • D. socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.
  • E. socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.

Um dos Objetivos Estratégicos do TRT − 2a Região São Paulo é Alinhar 100% das unidades administrativas e judiciárias à estratégia institucional, integrando-as ao Modelo de Gestão e Ações Estratégicas aprovados pelo Tribunal. Para tanto, utiliza o Planejamento Estratégico de RH que deverá levar em consideração:

I. Coerência entre si das políticas, práticas e decisões de recursos humanos, além de estarem consistentes com o planejamento global da organização.

II. Elaboração pautada dos procedimentos de recrutamento e seleção.

III. Interação com o ambiente interno e externo, atuando de forma inovadora e diferenciada, sendo capaz de influenciar toda a organização.

IV. Após formalização não poderá ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

O quadro abaixo apresenta falhas comuns cometidas pelo avaliador durante o processo de avaliação de desempenho humano.

Correlacione as colunas corretamente:

A correlação correta está feita em:

  • A. A-II B-V C-I D-III E-IV.
  • B. A-I B-V C-IV D-II E-III.
  • C. A-III B-IV C-I D-II E-V.
  • D. A-IV B-V C-III D-I E-II.
  • E. A-V B-III C-II D-IV E-I.

Nas últimas décadas, muitas instituições vêm dando importância à pesquisa de clima organizacional, que dentre os seus principais objetivos NÃO se enquadra:

  • A. Criar canal de comunicação direta entre os colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões com garantia do anonimato.
  • B. Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização.
  • C. Possibilitar a melhoria nas condições de infraestrutura para o trabalho, após aprovação de investimentos julgados como necessários para aumentar a satisfação das pessoas.
  • D. Permitir mudança da cultura organizacional onde for constatado o maior grau de insatisfação no ambiente de trabalho.
  • E. Identificar, avaliar e monitorar o impacto das intervenções contempladas na Pesquisa de Clima Organizacional no decorrer do tempo.

Segundo os autores, Nonaka e Takeuchi (1995), para a criação do conhecimento organizacional são necessárias ações que integrem o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e devem ser iniciadas com a prática de

  • A. Socialização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento tácito.
  • B. Externalização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento explícito.
  • C. Combinação, que transforma conhecimento explícito em conhecimento explícito.
  • D. Internalização, que transforma conhecimento explícito em conhecimento tácito.
  • E. Socialização que transforma conhecimento explícito em conhecimento tácito.

A organização "X, Y, Z" tem como missão "Promover a pacificação social oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e eficiente nos litígios trabalhistas” e uma das diretorias é a Administrativa-financeira, composta por 3 setores: financeira, recursos humanos e administração de materiais. Considere:

I. Departamentalização é a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível.

II. Os setores da diretoria administrativo-financeira é um exemplo de departamentalização por clientela.

III. O tipo de departamentalização adotado na Diretoria administrativo-financeira possibilita uma visão sistêmica e integrada de todos os objetivos da organização.

IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar.

Considerando a empresa apresentada na situação hipotética, está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I, II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I.
  • E. IV.

Ao implantar a gestão por competências, um dos grandes desafios é melhorar a ferramenta feedback, considerado por muitos autores, uma ferramenta poderosa. Para um gestor obter bom êxito em uma reunião de feedback, deve tomar cuidado para NÃO

  • A. iniciar a reunião dando ênfase aos aspectos positivos do desempenho do avaliado.
  • B. dar enfoque às críticas ao desempenho, não às características da personalidade do avaliado.
  • C. encerrar o feedback destacando os aspectos negativos do desempenho do avaliado, com a finalidade de que ele não ocorra novamente.
  • D. estimular que um comportamento adequado se repita, o chamado feedback positivo.
  • E. manifestar disposição em ajudar e demonstrar confiança na capacidade de bom desempenho do avaliado.
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