Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Os indicadores da qualidade compõem a métrica da qualidade e têm como conceito básico avaliar a satisfação dos clientes. Sobre indicadores da qualidade considere:

I. São instrumentos de gestão, utilizados para medir um processo ou seus resultados.

II. São desenvolvidos obrigatoriamente para todos os processos da organização.

III. Visam monitorar a qualidade, produtividade e capacidade.

IV. Tempo de atendimento pode ser uma característica relevante de um serviço, que se traduz facilmente em um indicador mensurável.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e IV.

Davenport e Gonçalves afirmam que, para a organização adotar o ponto de vista do cliente, deve usar a abordagem de processo, o qual necessita ser projetado para satisfazer ao cliente.

Está correta a correlação que consta em

  • A. A-III B-I C-II.
  • B. A-II B-I C-III.
  • C. A-I B-III C-II.
  • D. A-III B-II C-I.
  • E. A-II B-III C-I.

Muitos autores reconhecem a importância da aplicação do Marketing para o planejamento de produtos e serviços de informação. Na área comercial, Kotler (1999 p.33) afirma que um dos equívocos é pensar que marketing é

  • A. disseminar.
  • B. promover.
  • C. vender.
  • D. divulgar.
  • E. mercantilizar.

Dentre as Teorias de Administração, aquela que tem, entre suas principais propostas, a conservação dos recursos naturais como fase preliminar da eficiência nacional, a eficiência no trabalho através da racionalização e a especialização de tarefas, é a Escola

  • A. Estruturalista.
  • B. Neoclássica.
  • C. de Relações Humanas.
  • D. Burocrática.
  • E. de Administração Científica.

A administração contemporânea deve enfocar a gestão de pessoas sob três aspectos importantes: as pessoas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como

  • A. parceiras na organização.
  • B. recursos humanos.
  • C. aplicação.
  • D. investimentos sociais.
  • E. commodities.

  • A. 1d, 2a, 3b, 4c.
  • B. 1b, 2a, 3c, 4d.
  • C. 1c, 2d, 3a, 4b.
  • D. 1b, 2c, 3a, 4d.
  • E. 1d, 2b, 3c, 4a.

Considere que o TRT da 16ª Região está elaborando o seu Planejamento Estratégico. A etapa de análise do microambiente organizacional ou Ambiente de Tarefa, contempla:

  • A. Fornecedores e clientes do TRT.
  • B. Departamento de compras, concorrentes, entidades de classe.
  • C. Departamento de recursos humanos, fornecedores e sindicatos.
  • D. Economia, Sindicatos e Tribunal Regional do Trabalho de outra região.
  • E. Demografia, governo, fornecedores.

  • A. a-III - b-IV - c-II - d-I
  • B. a-II - b-I - c-IV - d-III
  • C. a-III - b-I - c-II - d-IV
  • D. a-II - b-III - c-IV - d-I
  • E. a-II - b-III - c-I - d-IV

Ao elaborar seus processos de planejamento, as organizações definem objetivos e deliberam estratégias com a finalidade de alcançá-los. Sobre as estratégias organizacionais é correto afirmar que há

  • A. Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que se encontram constantemente buscando oportunidades de mercado e regularmente estão experimentando responder tendências.
  • B. Estratégia Reativa, utilizada por organizações que operam em dois tipos de domínio de produto/mercado: um relacionamento estável e outro instável.
  • C. Estratégia Analítica, são aquelas cujos administradores percebem a ocorrência de mudanças e incertezas no ambiente, mas não possuem a habilidade necessária para responder eficazmente, carecendo de uma consistente relação estruturaestratégia.
  • D. Estratégia Exploradora, utilizada por organizações que possuem um estreito domínio de produto/mercado, não se preocupando com a busca de oportunidades fora do seu domínio atual.
  • E. Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que raramente necessitam fazer grandes ajustes em sua tecnologia, em sua estrutura ou nos seus métodos de operação. Elas dedicam a sua maior atenção na constante melhora da eficiência das operações existentes.

O modelo burocrático de Max Weber é um modelo organizacional disseminado nas administrações durante o século XX em todo o mundo. O modelo burocrático é atribuído a Max Weber porque o sociólogo alemão analisou e sintetizou suas principais características. NÃO corresponde a essas características o que está expresso em

  • A.

    caráter racional e divisão do trabalho.

  • B.

    hierarquia de autoridade.

  • C.

    impessoalidade nas relações.

  • D.

    relação de coesão ou de antagonismo.

  • E.

    caráter formal das comunicações.

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