Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em Administração Financeira, principalmente quando se analisa a relação risco e retorno, um dos pontos mais discutidos é o da Hipótese de Mercados Eficientes − HME. Essa hipótese, oriunda das finanças, forma conceitos muito utilizados e que servem de alicerce teórico para vários modelos no mercado financeiro, principalmente em decisões de investimento e financiamento. Sobre as características da HME, é INCORRETO:

  • A. As expectativas dos investidores são heterogêneas.
  • B. Os ativos são divisíveis e negociados sem restrições.
  • C. Nenhum participante tem a capacidade de sozinho influenciar o preço das negociações.
  • D. O mercado é constituído de investidores racionais.
  • E. As informações são instantâneas e gratuitas aos participantes do mercado.

Execução da Administração Financeira e Execução da Dívida Ativa são

  • A. classes do grupo de contas Controles Devedores.
  • B. grupos classes do grupo de contas Controles Devedores.
  • C. subgrupos do grupo de contas Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.
  • D. classes do grupo de contas Variação Patrimonial Aumentativa.
  • E. grupos da classe de contas Controles Credores.

A partir dos anos 1990, as ações de treinamento e desenvolvimento deslocam-se da área restrita de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passam a permear toda a organização com o escopo do desenvolvimento mais amplo e global dos indivíduos sob o nome de educação corporativa. No que concerne, mais especificamente, ao conceito de aprendizagem organizacional, pode-se adotar o(s) modelo(s):

I. behaviorista, onde o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado.

II. cognitivista, que leva em conta, entre outros aspectos, aquisição de conceitos e solução de problemas.

III. estruturalista, que entende que o conhecimento faz parte da própria organização e não do indivíduo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. II.

Ao iniciar suas atividades, a nova gerente da biblioteca convocou todos os funcionários e comunicou-lhes que, após avaliar o ambiente de trabalho, pretendia introduzir várias iniciativas. Dentre elas, destacavam-se duas medidas: uma nova organização do espaço de trabalho, com locais definidos para a colocação de material em processamento, material já processado e pertences pessoais dos funcionários, e uma política de valorização de propostas de melhoria do serviço ou solução de problemas, com compensação monetária para as sugestões aproveitadas. Trata-se, neste caso, da aplicação, respectivamente, dos princípios de administração

  • A. disciplina e centralização.
  • B. autoridade e equidade.
  • C. unidade de comando e estabilidade do pessoal.
  • D. hierarquia e espírito de equipe.
  • E. ordem e iniciativa.

Entre as metodologias aplicáveis para administração de materiais, destaca-se a Classificação ABC que utiliza a máxima de Pareto. Essa metodologia preconiza que

  • A. estoques devem ser dimensionados em termos mínimos, no máximo em 20% da demanda, independentemente da relevância ou valor do produto.
  • B. estoques devem sempre corresponder à demanda máxima estimada para de cada item, mantidos no patamar mínimo de 80%.
  • C. estoques devem ser definidos partindo da premissa de concentração uniforme de demanda por produtos, o que significa equalizar os estoques entre 40% e 80% da demanda global.
  • D. produtos com menor lucratividade não devem ser estocados, em face dos elevados custos de reposição, limitando-se os estoques correspondentes a 20% da demanda estimada.
  • E. os itens de alta prioridade a serem mantidos em estoque são normalmente em menor número, estimando que 20% dos itens em estoque correspondem a 80% do valor do estoque.

As técnicas de treinamento e desenvolvimento aplicáveis às organizações podem ser classificadas de acordo com diversos critérios, entre os quais, quanto ao local de aplicação, constituindo exemplo prático aquelas

  • A. aplicadas fora do ambiente de trabalho, tal como a rotação de cargos.
  • B. desenvolvidas no contexto do trabalho, como extensão de cargos, com acréscimo de tarefas.
  • C. as denominadas on the job, como a participação em seminários e cursos externos.
  • D. inseridas no contexto da atuação cotidiana, tal como o enriquecimento do cargo, que implica promoção.
  • E. que pressupõem o afastamento das atividade próprias do cargo, tal como a ampliação de cargos.

No contexto da Administração de Recursos Humanos, o desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. Um dos modelos de desenho de cargos apontado pela literatura é o modelo contingencial, que

  • A. apresenta ênfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, tendo como objetivo a redução de custos e a padronização de atividades.
  • B. surgiu com a Escola de Relações Humanas, na década de 1930, como reação ao mecanicismo da Administração tradicional.
  • C. é dinâmico e considera, simultaneamente, como variáveis, as pessoas, as tarefas e a estrutura da organização.
  • D. somente é adotado quando as abordagens tradicionais não são adequadas para as especificidades da organização ou das demandas de mercados.
  • E. preconiza a criação de uma estrutura de cargos intercambiáveis, apropriado para momentos de crise ou dificuldades circunstanciais.

No bojo do processo seletivo, um dos primeiros passos é a identificação do perfil profissiográfico, baseado na coleta de informações sobre o cargo, que pode ser adquirida, entre outros, pelos seguintes procedimentos:

I. requisição de pessoal: formulário em que o gerente anota os requisitos e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo.

II. técnica dos incidentes críticos: anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho.

III. comparação binária: compara diferentes aptidões, utilizando formulário para indicação das características desejáveis do futuro ocupante do cargo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I.
  • E. III.

Suponha que, no curso de um processo seletivo para a contratação de um gerente de projetos, tenha sido realizada uma entrevista na qual o mesmo foi indagado sobre ações realizadas e resultados obtidos em experiências profissionais anteriores. O candidato foi selecionado por ter demonstrado excelente performance em sua atividade anterior, não ligada a gestão de projetos, mas que fez o entrevistador presumir que aquelas mesmas características favoráveis ao bom desempenho na função pretérita estariam presentes também em outras competências do candidato, necessárias ao bom desempenho na posição a ser preenchida. A situação narrada indica a aplicação de

  • A. processo de recrutamento aberto, comumente aplicado quando há urgência no preenchimento da posição.
  • B. entrevista situacional e a potencial ocorrência do denominado efeito de contraste.
  • C. processo de seleção por competências, que afasta o denominado enviesamento por afinidade.
  • D. entrevista diretiva, com grande potencial de interferência das primeiras impressões.
  • E. entrevista comportamental e a possível ocorrência do denominado erro de halo.

Suponha que determinada organização esteja iniciando um processo articulado de definição de objetivos e escolha de meios para atingi-los, nos moldes tradicionais de planejamento estratégico. Nesse diapasão, com base nas metodologias disponíveis e nos conceitos consolidados na literatura especializada, uma etapa a ser percorrida consiste em

  • A. definir a visão, que expressa a própria razão de ser da organização, ou seja, sua essência.
  • B. estabelecer a missão da organização, o que corresponde ao consenso sobre os objetivos a serem atingidos.
  • C. criar cenários a serem perseguidos pela organização, representados por indicadores e metas.
  • D. realizar uma análise do ambiente externo da organização, identificando ameaças e oportunidades.
  • E. efetuar o diagnóstico institucional, que é restrito à identificação dos pontos fortes e fracos da organização.
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