Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na Era Industrial Clássica, uma das características centrais do trabalho que mais influenciou o estilo de gestão de pessoas foi

  • A.

    a existência de poucos níveis hierárquicos e coordenação descentralizada.

  • B.

    a existência de padrões rígidos de comunicação e cargos definitivos e limitados.

  • C.

    o ambiente instável e a transformação constante dos padrões tecnológicos.

  • D.

    cargo pouco especializado com tarefas complexas e variadas.

  • E.

    pouca capacidade para mudança e inovação nas organizações.

O modelo de gestão publica gerencial adotado recentemente, deve utilizar-se de técnicas de elaboração de planos alinhando a estratégia aos programas de governo, bem como o desempenho projetado deve ser mensurado, a fim de permitir o controle pelos tribunais de contas. A mensuração depende da escolha de fatores críticos de sucesso e o estabelecimento de indicadoreschave de desempenho. Nas organizações privadas uma ferramenta e sistema de informação atualizados tem utilizado indicadores financeiros e não-financeiros de desempenho em quatro perspectivas: (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), que se inter-relacionam, enfatizando a perspectiva financeira. Nas organizações públicas, essa ferramenta tem sido utilizada com parcimônia e adaptações às características próprias de cada área, ministério, secretaria, prefeitura, ou entidade da administração indireta entendendo que a ênfase não deve ser a financeira. A ferramenta mencionada refere-se a

  • A.

    Balanced Scorecard − BSC.

  • B.

    Plano Plurianual − PPA.

  • C.

    Lei de Diretrizes Estratégicas − LDO.

  • D.

    Modelo SPI/MPOG.

  • E.

    Mapa de Produtos − TCU.

A teoria que sustenta que a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando se proporciona às pessoas um ambiente com informações compartilhadas, autonomia para as pessoas executarem suas tarefas e equipes autogerenciadas, é a

  • A.

    da Ampliação Horizontal do Trabalho.

  • B.

    do Enriquecimento do Trabalho.

  • C.

    do Empowerment.

  • D.

    da Avaliação 360 Graus.

  • E.

    da Carreira em Y.

Quando propomos que a eficácia do líder reside na sua capacidade de responder ou ajustar-se a determinada situação estamos nos apoiando em uma abordagem

  • A.

    contingencial.

  • B.

    sistêmica.

  • C.

    funcionalista.

  • D.

    interacionista simbólica.

  • E.

    organizacional.

O fenômeno gerado a partir do incorreto tempo de propagação da informação, identificado pela diferença entre o consumo no ponto de venda e a solicitação de reposição ao fornecedor, fazendo com que ocorra o aumento do nível dos estoques de segurança é conhecido por

  • A.

    efeito chicote (bull-whip).

  • B.

    reposição não automática.

  • C.

    operação cross docking.

  • D.

    teoria das restrições.

  • E.

    ausência de logística inversa.

É a abordagem organizacional que objetiva a delegação ao funcionário do poder de decisão, autonomia e exige o comprometimento com as decisões estratégicas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa:

  • A.

    Empowerment.

  • B.

    Job enlargement.

  • C.

    Job enrichment.

  • D.

    Organização celular.

  • E.

    Organização matricial.

Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se ‘vicios de julgamento’ que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais ´vícios` são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles:

  • A.

    basear-se em acontecimentos recentes e superva lorizar as qualidades potenciais.

  • B.

    levar em conta características pessoais extracargo e julgar sob a impressão de uma qualidade.

  • C.

    basear-se em acontecimentos recentes e julgar sob a impressão de uma qualidade.

  • D.

    levar em conta características pessoais extracargo e basear-se em acontecimentos recentes.

  • E.

    efeito halo e efeito de tendência central.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor ou ao Cliente) é um dos emblemas da via de ação dupla em que se transformou a relação com os clientes e públicos em geral. Há 30 ou 40 anos a comunicação era sempre unidirecional, das organizações (marcas) para as pessoas (seus públicos). O SAC trouxe a possibilidade de interação e, com isso, de aprendizagem. As informações do SAC, se bem gerenciadas, são uma excepcional fonte de pesquisa de

  • A.

    performance e atividades das organizações.

  • B.

    comportamentos e estruturas organizacionais.

  • C.

    comportamentos e atividades dos colaboradores.

  • D.

    comunicações, autoridade e responsabilidades das pessoas.

  • E.

    hábitos, atitudes e valores das pessoas.

O objetivo principal da gestão dos estoques é

  • A.

    assegurar o suprimento de bens e serviços necessários, tanto para a produção quanto para as demais atividades da empresa, buscando fornecedores aptos.

  • B.

    garantir o suprimento dos materiais necessários ao bom funcionamento da empresa, evitando faltas e paralisações eventuais na produção e satisfazendo às necessidades dos clientes e usuários.

  • C.

    comprar, receber os materiais adquiridos, efetuar sua guarda e atender às solicitações dos usuários desses materiais nos diversos setores da empresa, suprindo-os das quantidades no momento especificado.

  • D.

    prever e representar o volume de fabricação dos produtos e estabelecer sua correspondência quanto ao suprimento dos diversos itens que compõem o leque oferecido ao mercado consumidor.

  • E.

    considerar o aporte de recursos necessários para a aquisição dos diversos materiais que serão utilizados para a produção de bens e serviços que atenderão ao mercado consumidor.

Ao analisar a armazenagem e estoques há diversas modalidades relacionadas com custos. Analise os itens abaixo:

I. Juros, depreciação.

II. Salários, encargos sociais.

III. Aluguel, impostos, luz.

IV. Deterioração, obsolescência, equipamento.

Os itens subordinam-se, respectivamente, às seguintes modalidades:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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