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Na Era Industrial Clássica, uma das características centrais do trabalho que mais influenciou o estilo de gestão de pessoas foi
a existência de poucos níveis hierárquicos e coordenação descentralizada.
a existência de padrões rígidos de comunicação e cargos definitivos e limitados.
o ambiente instável e a transformação constante dos padrões tecnológicos.
cargo pouco especializado com tarefas complexas e variadas.
pouca capacidade para mudança e inovação nas organizações.
O modelo de gestão publica gerencial adotado recentemente, deve utilizar-se de técnicas de elaboração de planos alinhando a estratégia aos programas de governo, bem como o desempenho projetado deve ser mensurado, a fim de permitir o controle pelos tribunais de contas. A mensuração depende da escolha de fatores críticos de sucesso e o estabelecimento de indicadoreschave de desempenho. Nas organizações privadas uma ferramenta e sistema de informação atualizados tem utilizado indicadores financeiros e não-financeiros de desempenho em quatro perspectivas: (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), que se inter-relacionam, enfatizando a perspectiva financeira. Nas organizações públicas, essa ferramenta tem sido utilizada com parcimônia e adaptações às características próprias de cada área, ministério, secretaria, prefeitura, ou entidade da administração indireta entendendo que a ênfase não deve ser a financeira. A ferramenta mencionada refere-se a
Balanced Scorecard − BSC.
Plano Plurianual − PPA.
Lei de Diretrizes Estratégicas − LDO.
Modelo SPI/MPOG.
Mapa de Produtos − TCU.
A teoria que sustenta que a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando se proporciona às pessoas um ambiente com informações compartilhadas, autonomia para as pessoas executarem suas tarefas e equipes autogerenciadas, é a
da Ampliação Horizontal do Trabalho.
do Enriquecimento do Trabalho.
do Empowerment.
da Avaliação 360 Graus.
da Carreira em Y.
Quando propomos que a eficácia do líder reside na sua capacidade de responder ou ajustar-se a determinada situação estamos nos apoiando em uma abordagem
contingencial.
sistêmica.
funcionalista.
interacionista simbólica.
organizacional.
O fenômeno gerado a partir do incorreto tempo de propagação da informação, identificado pela diferença entre o consumo no ponto de venda e a solicitação de reposição ao fornecedor, fazendo com que ocorra o aumento do nível dos estoques de segurança é conhecido por
efeito chicote (bull-whip).
reposição não automática.
operação cross docking.
teoria das restrições.
ausência de logística inversa.
É a abordagem organizacional que objetiva a delegação ao funcionário do poder de decisão, autonomia e exige o comprometimento com as decisões estratégicas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa:
Empowerment.
Job enlargement.
Job enrichment.
Organização celular.
Organização matricial.
Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se vicios de julgamento que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais ´vícios` são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles:
basear-se em acontecimentos recentes e superva lorizar as qualidades potenciais.
levar em conta características pessoais extracargo e julgar sob a impressão de uma qualidade.
basear-se em acontecimentos recentes e julgar sob a impressão de uma qualidade.
levar em conta características pessoais extracargo e basear-se em acontecimentos recentes.
efeito halo e efeito de tendência central.
O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor ou ao Cliente) é um dos emblemas da via de ação dupla em que se transformou a relação com os clientes e públicos em geral. Há 30 ou 40 anos a comunicação era sempre unidirecional, das organizações (marcas) para as pessoas (seus públicos). O SAC trouxe a possibilidade de interação e, com isso, de aprendizagem. As informações do SAC, se bem gerenciadas, são uma excepcional fonte de pesquisa de
performance e atividades das organizações.
comportamentos e estruturas organizacionais.
comportamentos e atividades dos colaboradores.
comunicações, autoridade e responsabilidades das pessoas.
hábitos, atitudes e valores das pessoas.
O objetivo principal da gestão dos estoques é
assegurar o suprimento de bens e serviços necessários, tanto para a produção quanto para as demais atividades da empresa, buscando fornecedores aptos.
garantir o suprimento dos materiais necessários ao bom funcionamento da empresa, evitando faltas e paralisações eventuais na produção e satisfazendo às necessidades dos clientes e usuários.
comprar, receber os materiais adquiridos, efetuar sua guarda e atender às solicitações dos usuários desses materiais nos diversos setores da empresa, suprindo-os das quantidades no momento especificado.
prever e representar o volume de fabricação dos produtos e estabelecer sua correspondência quanto ao suprimento dos diversos itens que compõem o leque oferecido ao mercado consumidor.
considerar o aporte de recursos necessários para a aquisição dos diversos materiais que serão utilizados para a produção de bens e serviços que atenderão ao mercado consumidor.
Ao analisar a armazenagem e estoques há diversas modalidades relacionadas com custos. Analise os itens abaixo:
I. Juros, depreciação.
II. Salários, encargos sociais.
III. Aluguel, impostos, luz.
IV. Deterioração, obsolescência, equipamento.
Os itens subordinam-se, respectivamente, às seguintes modalidades:
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