Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um gerente que decide dar uma informação ou uma ordem diretamente a um membro da equipe desprezando o supervisor, verá a sua atitude punida de alguma maneira e estará praticando o

  • A.

    contraculturismo.

  • B.

    assessment center.

  • C.

    by-pass.

  • D.

    benchmarking.

  • E.

    endomarketing.

Nas organizações contemporâneas o processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Neste ambiente, a gestão de recursos humanos deve enfatizar

  • A.

    a clara definição de funções para que cada um faça exatamente o que foi definido no planejamento da organização.

  • B.

    a satisfação dos desejos dos colaboradores para que estes se envolvam efetivamente nas suas metas e objetivos específicos.

  • C.

    o desenvolvimento das pessoas como parceiros da organização na obtenção de resultados.

  • D.

    o desenvolvimento das qualidades técnicas dos funcionários mais adequadas a cada tipo de cargo e função.

  • E.

    o envolvimento dos colaboradores na definição dos objetivos da organização como uma comunidade democrática.

Na Gestão de Pessoas, um dos maiores impactos da Era da Informação, dentre outros, foi

  • A.

    o predomínio da tecnologia e dos sistemas integrados e a perda de autonomia das pessoas sobre seus processos de trabalho.

  • B.

    o aumento da rigidez e segmentação dos processos organizacionais para compensar as incertezas ambientais.

  • C.

    a crescente perda de sentido dos processos hierarquizados e o foco nas competências técnicas individuais.

  • D.

    a gestão estratégica de pessoas como fator relevante para o sucesso das organizações.

  • E.

    o surgimento de ambientes de trabalho mais compartimentalizados e relações hierárquicas mais rígidas.

Sistema de liderança, qualidade de vida, processos orçamentários e financeiros, e resultados relativos à sociedade estão relacionados, respectivamente, aos seguintes critérios de avaliação da gestão pública:

  • A.

    governança, motivação, econômicos-orçamentários e socioambientais.

  • B.

    liderança, pessoas, processos e resultados.

  • C.

    governança, socioambientais, finanças e orçamento, e responsabilidade social.

  • D.

    liderança, motivação, finanças e orçamento, e de senvolvimento social.

  • E.

    liderança, colaboradores, processos econômicos e socioambientais.

José, gestor de serviços da Empresa “A”, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho, precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Antonio, por sua vez, gestor de serviços da Empresa “B”, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com o objetivo da organização.

É correto afirmar que o gestor da empresa

  • A.

    “A” e o da “B” adotam o estilo de gestão da Teoria Y.

  • B.

    “A” adota o estilo de gestão da Teoria X.

  • C.

    “A” adota o estilo de gestão da Teoria Z.

  • D.

    “B” adota o estilo de gestão da Teoria X-Y.

  • E.

    “B” adota o estilo de gestão da Teoria Z.

A complexidade do ambiente que envolve as empresas leva seus gestores à sondagem ambiental, para antecipar e interpretar mudanças em seu ambiente, por meio da prática de comparação do desempenho de uma operação fundamental da empresa com uma operação semelhante em outras organizações. Trata-se de

  • A.

    Sistema CRM.

  • B.

    Inteligência competitiva.

  • C.

    Supply Chain.

  • D.

    Sistema ERP.

  • E.

    Benchmarking.

Em atividades de Organização e Métodos há instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. O instrumento que permite alcançar melhor os objetivos da coleta de dados com um grau de estímulo aplicado ao respondente, por ser aplicado de forma pessoal, é

  • A.

    a entrevista.

  • B.

    a observação.

  • C.

    o questionário.

  • D.

    a simulação.

  • E.

    o imaginário.

Uma organização cuja equipe de profissionais é capaz de, continuamente, renovar seus conhecimentos de maneira relevante para a sobrevivência e a permanência no mercado, é uma organização

  • A.

    burocrática.

  • B.

    social corporativa.

  • C.

    funcional.

  • D.

    que aprende.

  • E.

    Laissez-faire.

Para o atendimento ao público ser considerado ideal ou próximo ao ideal, existem regras, que inclusive no caso brasileiro, têm Decreto e Lei regularizando ou estabelecendo regras mínimas.

Um atendente deve estar à disposição do consumidor em até

  • A.

    180 segundos, obrigatoriamente.

  • B.

    90 segundos, obrigatoriamente.

  • C.

    90 segundos, se ele assim solicitar.

  • D.

    60 segundos, obrigatoriamente.

  • E.

    60 segundos, se ele assim solicitar.

Considere as seguintes afirmativas sobre “missão” e “visão” empresariais:

I. A “Missão” descreve as funções principais a serem exercidas pelo diretor da empresa.

II. A “Visão” representa o desejo do fundador da empresa com respeito ao futuro.

III. A “Missão” e a “Visão” devem ser estabelecidas ao final de cada ano para o ano seguinte.

IV. A “Missão” reflete a razão da existência da empresa.

V. A “Visão” é uma meta de longo prazo para a empresa.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    III.

  • E.

    IV e V.

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