Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um gerente que decide dar uma informação ou uma ordem diretamente a um membro da equipe desprezando o supervisor, verá a sua atitude punida de alguma maneira e estará praticando o
contraculturismo.
assessment center.
by-pass.
benchmarking.
endomarketing.
Nas organizações contemporâneas o processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Neste ambiente, a gestão de recursos humanos deve enfatizar
a clara definição de funções para que cada um faça exatamente o que foi definido no planejamento da organização.
a satisfação dos desejos dos colaboradores para que estes se envolvam efetivamente nas suas metas e objetivos específicos.
o desenvolvimento das pessoas como parceiros da organização na obtenção de resultados.
o desenvolvimento das qualidades técnicas dos funcionários mais adequadas a cada tipo de cargo e função.
o envolvimento dos colaboradores na definição dos objetivos da organização como uma comunidade democrática.
Na Gestão de Pessoas, um dos maiores impactos da Era da Informação, dentre outros, foi
o predomínio da tecnologia e dos sistemas integrados e a perda de autonomia das pessoas sobre seus processos de trabalho.
o aumento da rigidez e segmentação dos processos organizacionais para compensar as incertezas ambientais.
a crescente perda de sentido dos processos hierarquizados e o foco nas competências técnicas individuais.
a gestão estratégica de pessoas como fator relevante para o sucesso das organizações.
o surgimento de ambientes de trabalho mais compartimentalizados e relações hierárquicas mais rígidas.
Sistema de liderança, qualidade de vida, processos orçamentários e financeiros, e resultados relativos à sociedade estão relacionados, respectivamente, aos seguintes critérios de avaliação da gestão pública:
governança, motivação, econômicos-orçamentários e socioambientais.
liderança, pessoas, processos e resultados.
governança, socioambientais, finanças e orçamento, e responsabilidade social.
liderança, motivação, finanças e orçamento, e de senvolvimento social.
liderança, colaboradores, processos econômicos e socioambientais.
José, gestor de serviços da Empresa A, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho, precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Antonio, por sua vez, gestor de serviços da Empresa B, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com o objetivo da organização.
É correto afirmar que o gestor da empresaA e o da B adotam o estilo de gestão da Teoria Y.
A adota o estilo de gestão da Teoria X.
A adota o estilo de gestão da Teoria Z.
B adota o estilo de gestão da Teoria X-Y.
B adota o estilo de gestão da Teoria Z.
A complexidade do ambiente que envolve as empresas leva seus gestores à sondagem ambiental, para antecipar e interpretar mudanças em seu ambiente, por meio da prática de comparação do desempenho de uma operação fundamental da empresa com uma operação semelhante em outras organizações. Trata-se de
Sistema CRM.
Inteligência competitiva.
Supply Chain.
Sistema ERP.
Benchmarking.
Em atividades de Organização e Métodos há instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. O instrumento que permite alcançar melhor os objetivos da coleta de dados com um grau de estímulo aplicado ao respondente, por ser aplicado de forma pessoal, é
a entrevista.
a observação.
o questionário.
a simulação.
o imaginário.
Uma organização cuja equipe de profissionais é capaz de, continuamente, renovar seus conhecimentos de maneira relevante para a sobrevivência e a permanência no mercado, é uma organização
burocrática.
social corporativa.
funcional.
que aprende.
Laissez-faire.
Para o atendimento ao público ser considerado ideal ou próximo ao ideal, existem regras, que inclusive no caso brasileiro, têm Decreto e Lei regularizando ou estabelecendo regras mínimas.
Um atendente deve estar à disposição do consumidor em até180 segundos, obrigatoriamente.
90 segundos, obrigatoriamente.
90 segundos, se ele assim solicitar.
60 segundos, obrigatoriamente.
60 segundos, se ele assim solicitar.
Considere as seguintes afirmativas sobre missão e visão empresariais:
I. A Missão descreve as funções principais a serem exercidas pelo diretor da empresa.
II. A Visão representa o desejo do fundador da empresa com respeito ao futuro.
III. A Missão e a Visão devem ser estabelecidas ao final de cada ano para o ano seguinte.
IV. A Missão reflete a razão da existência da empresa.
V. A Visão é uma meta de longo prazo para a empresa.
É correto o que consta APENAS em
I.
I, II e V.
I, IV e V.
III.
IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...