Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa incorreta sobre Responsabilidade Social:

  • A.

    O debate sobre responsabilidade social é muito antigo, e acentuou-se recentemente, devido a problemas como poluição e corrupção na administração pública e privada.

  • B.

    A responsabilidade social das organizações e o comportamento ético dos administradores estão entre as tendências mais importantes que infl uenciam a teoria e a prática da administração, na passagem para o século XXI.

  • C.

    O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com a autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.

  • D.

    Há duas doutrinas sobre responsabilidade social das empresas: 1) doutrina da responsabilidade social; e 2) doutrina do interesse do acionista. Todas as duas defendem que a empresa tem responsabilidades com a sociedade; por isso, deve exercer na sua plenitude a responsabilidade social.

Os fluxos de caixa da empresa podem ser divididos em:

  1. fluxos operacionais;
  2. fluxos de investimentos; e
  3. fluxos de financiamento.

Dentre as opções apresentadas, assinale a proposição incorreta:

  • A.

    Nos fluxos de investimento as operações de compra resultam em saídas de caixa, enquanto as operações de venda geram entradas de caixa.

  • B.

    Os fluxos de financiamento resultam de operações de empréstimo e capital próprio.

  • C.

    Os fluxos de financiamento são fluxos de caixa associados com a venda de ativos imobilizados.

  • D.

    Os fluxos operacionais são os fluxos de caixa diretamente relacionados à produção e venda dos produtos e serviços da empresa.

Sobre a história da administração, ligar as colunas de maneira correta:

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    1, 2, 5, 9, 8, 7, 4, 3, 6

  • B.

    1, 7, 5, 6, 9, 4, 3, 8, 2

  • C.

    1, 8, 6, 9, 4, 7, 3, 2, 5

  • D.

    2, 8, 5, 9, 7, 4, 3, 6, 1

A história da Teoria da Administração é recente e tem seu início no começo do século XX. Pode ser resumida em fases bem distintas e que se superpõem, iniciando com a Administração Científi ca até a Teoria Contingencial. Cada uma dessas fases ou escolas realça e enfatiza um aspecto importante da Administração. Assinale a alternativa correta que corresponde às ênfases ao longo do tempo, iniciando pela Administração Científi ca, passando pelas demais escolas até chegar à Teoria Contingencial:

  • A.

    Ênfase na tecnologia, ênfase no desenho organizacional, ênfase no meio ambiente, ênfase nas pessoas, ênfase na motivação do ser humano, ênfase nos sistemas de comunicação.

  • B.

    Ênfase na supervisão, ênfase gerência, ênfase na direção, ênfase no controle, ênfase na negociação, ênfase nas habilidades da equipe.

  • C.

    Ênfase nas tarefas, ênfase na tecnologia, ênfase na estrutura, ênfase na gerência.

  • D.

    Ênfase nas tarefas, ênfase na estrutura organizacional, ênfase nas pessoas, ênfase na tecnologia, ênfase no ambiente.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    A produção artesanal centrada na habilidade do artesão é fato marcante da revolução industrial.

  • B.

    A ampliação dos mercados de consumo não apresenta relação direta com a revolução industrial.

  • C.

    A mecanização do processo produtivo dispensa a divisão do trabalho.

  • D.

    A ruptura das estruturas coorporativas da Idade Média e a substituição do tipo artesanal pelo industrial de produção foram fatos marcantes da revolução industrial.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Quanto mais alto o grau de produtividade ou de economia na utilização dos recursos, mais efi ciente a organização é.

  • B.

    Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é efi caz.

  • C.

    Quanto mais alto o grau de produtividade ou de economia na utilização dos recursos, mais efi caz a organização é.

  • D.

    Capacidade para solução de problemas é indicativo de efi cácia.

A partir da estratégia geral da empresa, os caminhos se dividem: cada área funcional tem a incumbência de desenvolver o seu próprio plano. No caso da área de marketing, é o próprio Plano de Marketing. Numere as proposições abaixo, relacionando-as com os subitens de um Plano de Marketing:

1. Introdução e Sumário Executivo

2. Avaliação da Situação do Momento

3. Apreciação do Cenário

4. Recomendações Estratégicas

5. Formas de Implementação

6. Orçamento

( ) Todas as ações que geram receitas ou despesas devem ser estimadas e comparadas entre si, para que se possa ter uma idéia dos investimentos necessários e dos possíveis retornos deles advindos.

( ) Descreve o ambiente externo da empresa e de seu setor de atividades e aponta as oportunidades e ameaças a ele inerentes.

( ) Apresenta os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos principais concorrentes e ao posicionamento de seus produtos.

( ) Descreve ações específi cas e suas medidas, como: Que segmentos de mercado devem ser atingidos? Que produtos devem ser lançados? Com que expectativas de resultados? Quem deve fazê-lo?

( ) Apresenta os objetivos do plano e resume as principais recomendações e etapas de execução.

( ) Aponta os objetivos de novas ações e descreve a maneira de atingi-los e medi-los, mostra que investimentos e pessoal qualificado requer e resume tudo isso em um orçamento condensado.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das respostas dadas:

  • A.

    4, 1, 6, 3, 2, 5

  • B.

    4, 2, 1, 3, 5, 6

  • C.

    6, 2, 3, 1, 4, 5

  • D.

    6, 3, 2, 5, 1, 4

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    O objetivo básico da função de produção é fornecer o produto ou serviço da organização.

  • B.

    Produção em massa representa a geração de itens(bens e serviços) com variações.

  • C.

    Produção em massa é concepção similar a produção em pequenos lotes.

  • D.

    Produção em massa é o processo de fornecimento de produtos e serviços sob encomenda, sejam eles simples ou complexos.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Podemos observar que os elementos básicos de um Plano de Marketing estão tão entrelaçados que pouco importa a sua ordem cronológica, uma vez que haja clareza de intuito de exposição do plano.

  • B.

    Toda empresa precisa de um Plano de Marketing que una as pessoas em torno de seus objetivos e estabeleça metas para o presente, somente com base nos dados do passado.

  • C.

    Um Plano de Marketing jamais deve ser uma mera coletânea de informações e dados, mas, ao contrário, deve mostrar as interdependências das ações e dos dados, e também refl etir as ambições da empresa e de sua fé no futuro, ambas colocadas num contexto imaginário, mas de maneira mais tangível possível.

  • D.

    Existem incontáveis modelos de Plano de Marketing, mas nenhum funciona sem o envolvimento e o comprometimento das pessoas que participam da sua execução.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Os processos produtivos podem ser classifi cados apenas como de produção em massa ou em pequenos lotes.

  • B.

    Os processos produtivos podem ser classifi cados como de produção em massa, contínuos e unitários ou em pequenos lotes.

  • C.

    A divisão do trabalho não altera o processo de especialização produtiva das organizações.

  • D.

    Os sistemas de produção em massa são instáveis e não padronizáveis.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...