Lista completa de Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta sobre Responsabilidade Social:
O debate sobre responsabilidade social é muito antigo, e acentuou-se recentemente, devido a problemas como poluição e corrupção na administração pública e privada.
A responsabilidade social das organizações e o comportamento ético dos administradores estão entre as tendências mais importantes que infl uenciam a teoria e a prática da administração, na passagem para o século XXI.
O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com a autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
Há duas doutrinas sobre responsabilidade social das empresas: 1) doutrina da responsabilidade social; e 2) doutrina do interesse do acionista. Todas as duas defendem que a empresa tem responsabilidades com a sociedade; por isso, deve exercer na sua plenitude a responsabilidade social.
Administração - Administração Contábil - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Os fluxos de caixa da empresa podem ser divididos em:
Dentre as opções apresentadas, assinale a proposição incorreta:
Nos fluxos de investimento as operações de compra resultam em saídas de caixa, enquanto as operações de venda geram entradas de caixa.
Os fluxos de financiamento resultam de operações de empréstimo e capital próprio.
Os fluxos de financiamento são fluxos de caixa associados com a venda de ativos imobilizados.
Os fluxos operacionais são os fluxos de caixa diretamente relacionados à produção e venda dos produtos e serviços da empresa.
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre a história da administração, ligar as colunas de maneira correta:
A seqüência assinalada acima é:
1, 2, 5, 9, 8, 7, 4, 3, 6
1, 7, 5, 6, 9, 4, 3, 8, 2
1, 8, 6, 9, 4, 7, 3, 2, 5
2, 8, 5, 9, 7, 4, 3, 6, 1
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A história da Teoria da Administração é recente e tem seu início no começo do século XX. Pode ser resumida em fases bem distintas e que se superpõem, iniciando com a Administração Científi ca até a Teoria Contingencial. Cada uma dessas fases ou escolas realça e enfatiza um aspecto importante da Administração. Assinale a alternativa correta que corresponde às ênfases ao longo do tempo, iniciando pela Administração Científi ca, passando pelas demais escolas até chegar à Teoria Contingencial:
Ênfase na tecnologia, ênfase no desenho organizacional, ênfase no meio ambiente, ênfase nas pessoas, ênfase na motivação do ser humano, ênfase nos sistemas de comunicação.
Ênfase na supervisão, ênfase gerência, ênfase na direção, ênfase no controle, ênfase na negociação, ênfase nas habilidades da equipe.
Ênfase nas tarefas, ênfase na tecnologia, ênfase na estrutura, ênfase na gerência.
Ênfase nas tarefas, ênfase na estrutura organizacional, ênfase nas pessoas, ênfase na tecnologia, ênfase no ambiente.
Administração - Administração da Produção - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
A produção artesanal centrada na habilidade do artesão é fato marcante da revolução industrial.
A ampliação dos mercados de consumo não apresenta relação direta com a revolução industrial.
A mecanização do processo produtivo dispensa a divisão do trabalho.
A ruptura das estruturas coorporativas da Idade Média e a substituição do tipo artesanal pelo industrial de produção foram fatos marcantes da revolução industrial.
Administração - Administração da Produção - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
Quanto mais alto o grau de produtividade ou de economia na utilização dos recursos, mais efi ciente a organização é.
Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é efi caz.
Quanto mais alto o grau de produtividade ou de economia na utilização dos recursos, mais efi caz a organização é.
Capacidade para solução de problemas é indicativo de efi cácia.
Administração - Administração de Marketing - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A partir da estratégia geral da empresa, os caminhos se dividem: cada área funcional tem a incumbência de desenvolver o seu próprio plano. No caso da área de marketing, é o próprio Plano de Marketing. Numere as proposições abaixo, relacionando-as com os subitens de um Plano de Marketing:
1. Introdução e Sumário Executivo
2. Avaliação da Situação do Momento
3. Apreciação do Cenário
4. Recomendações Estratégicas
5. Formas de Implementação
6. Orçamento
( ) Todas as ações que geram receitas ou despesas devem ser estimadas e comparadas entre si, para que se possa ter uma idéia dos investimentos necessários e dos possíveis retornos deles advindos.
( ) Descreve o ambiente externo da empresa e de seu setor de atividades e aponta as oportunidades e ameaças a ele inerentes.
( ) Apresenta os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos principais concorrentes e ao posicionamento de seus produtos.
( ) Descreve ações específi cas e suas medidas, como: Que segmentos de mercado devem ser atingidos? Que produtos devem ser lançados? Com que expectativas de resultados? Quem deve fazê-lo?
( ) Apresenta os objetivos do plano e resume as principais recomendações e etapas de execução.
( ) Aponta os objetivos de novas ações e descreve a maneira de atingi-los e medi-los, mostra que investimentos e pessoal qualificado requer e resume tudo isso em um orçamento condensado.
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das respostas dadas:
4, 1, 6, 3, 2, 5
4, 2, 1, 3, 5, 6
6, 2, 3, 1, 4, 5
6, 3, 2, 5, 1, 4
Administração - Administração da Produção - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
O objetivo básico da função de produção é fornecer o produto ou serviço da organização.
Produção em massa representa a geração de itens(bens e serviços) com variações.
Produção em massa é concepção similar a produção em pequenos lotes.
Produção em massa é o processo de fornecimento de produtos e serviços sob encomenda, sejam eles simples ou complexos.
Administração - Administração de Marketing - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
Podemos observar que os elementos básicos de um Plano de Marketing estão tão entrelaçados que pouco importa a sua ordem cronológica, uma vez que haja clareza de intuito de exposição do plano.
Toda empresa precisa de um Plano de Marketing que una as pessoas em torno de seus objetivos e estabeleça metas para o presente, somente com base nos dados do passado.
Um Plano de Marketing jamais deve ser uma mera coletânea de informações e dados, mas, ao contrário, deve mostrar as interdependências das ações e dos dados, e também refl etir as ambições da empresa e de sua fé no futuro, ambas colocadas num contexto imaginário, mas de maneira mais tangível possível.
Existem incontáveis modelos de Plano de Marketing, mas nenhum funciona sem o envolvimento e o comprometimento das pessoas que participam da sua execução.
Administração - Administração da Produção - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
Os processos produtivos podem ser classifi cados apenas como de produção em massa ou em pequenos lotes.
Os processos produtivos podem ser classifi cados como de produção em massa, contínuos e unitários ou em pequenos lotes.
A divisão do trabalho não altera o processo de especialização produtiva das organizações.
Os sistemas de produção em massa são instáveis e não padronizáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...