Lista completa de Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
W. Edwards Deming é reconhecido internacionalmente por sua contribuição fundamental aos programas de aprimoramento da qualidade. Ele defendia que, para atingir a qualidade de um produto, a empresa deve aprimorar continuamente seu design e o seu processo, sendo a alta gerência a maior responsável por atingir a qualidade. Ele aconselhou a gerência a seguir 14 pontos para atingir um alto nível de qualidade. Isto fi cou conhecido como os 14 Pontos de Deming. Assinale abaixo a alternativa que não corresponde aos pontos de Deming:
Tolher o surgimento de liderança nas empresas; instituir o treinamento.
Instituir treinamento; tomar medidas para realizar a transformação; ensinar e instituir liderança.
Afastar o medo; criar a confi ança; criar um clima favorável às inovações; entender a fi nalidade da inspeção para o aprimoramento de processos e a redução de custos.
Eliminar a prática de recompensar os negócios com base, apenas, no preço do produto; ensinar e instituir a liderança.
Assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas, a respeito do Planejamento Estratégico:
A sequência assinalada acima é:
V, V, F, V, V
V, V, F, V, F
F, V, V, V, V
F, V, V, V, F
Sobre as Escolas do Pensamento Estratégico podemos afirmar:
São em número de 10, assim classifi cadas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola de Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural, Escola Ambiental e Escola de Confi guração.
São em número de 10, assim classifi cadas: Escola da Organização, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola de Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural, Escola Ambiental e Escola de Confi guração.
São em número de 10, assim classifi cadas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Ergonômica, Escola de Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural, Escola Ambiental e Escola de Confi guração.
São em número de 12, assim classifi cadas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola de Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural, Escola Ergonômica, Escola da Organização, Escola Ambiental e Escola de Confi guração.
Assinale a alternativa incorreta sobre as fi nalidades da "função controle e avaliação" em um processo de planejamento estratégico:
Identifi car problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com a fi nalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência.
Fazer com que os resultados com a realização das operações estejam, tanto quanto possível, próximos dos resultados esperados e possibilitem o alcance dos desafi os e a consecução dos objetivos.
Avaliar criticamente a missão à luz dos ensinamentos da visão, para tornar a estratégia e as políticas empresariais executáveis, em um período de tempo.
Verifi car se as estratégias e as políticas estão proporcionando os resultados esperados, dentro das situações existentes e previstas.
Relacione as colunas abaixo a respeito das Etapas do Processo de Planejamento Estratégico:
A sequência assinalada acima é:
1, 3, 4, 2, 5, 6
1, 6, 4, 2, 3, 5
2, 4, 6, 1, 3, 5
2, 6, 4, 1, 3, 5
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Para Frederick Taylor, Pai da Administração Científica, Organização e Administração deveriam ser estudadas e tratadas cientifi camente. A metodologia de Taylor preconiza alguns elementos. Assinale a alternativa incorreta sobre tais elementos:
Treinamento do funcionário
Estabelecimento de padrões precisos de execução.
Não atenção à análise dos tempos e movimentos.
Especialização do pessoal, inclusive da direção da empresa
Colocar PE, quando a premissa se tratar de Plano Estratégico e PO quando se tratar de Plano Operacional:
A sequência assinalada acima é:
PO, PO, PO, PE, PO, PE, PE, PE
PO, PE, PO, PE, PO, PE, PE, PO
PE, PO, PO, PE, PO, PE, PE, PO
PE, PO, PE, PO, PE, PO, PO, PO
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Em seu livro "Administração Industrial e Geral" Henri Fayol, Pai da Administração Clássica, elaborou os princípios que fundamentavam suas idéias sobre a Administração de Empresas. Sobre o assunto assinale a alternativa incorreta:
A organização não deve ser tratada como um todo, mas por áreas.
Organizar significa construir uma dupla estrutura, material e humana, no empreendimento.
Não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de administração, é tudo uma questão de proporção.
Deve-se enfocar a universalidade dos princípios, a serem aplicados às funções administrativas, em todas as formas de trabalho.
Assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas, a respeito da Estratégia e da Vantagem Competitiva:
A sequência assinalada acima é:
V, F, V, V, F, F
V, F, F, F, V, V
F, V, F, F, V, V
F, F, V, V, V, F
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Fayol dividiu a empresas em seis grupos de funções e chamou-as de funções básicas da empresa. Assinale a alternativa que melhor corresponde a essas funções:
Funções burocráticas, funções auxiliares, funções institucionais, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas.
Funções burocráticas, funções estratégicas, funções fi nanceiras, funções táticas, funções operacionais e funções administrativas.
Funções técnicas, funções comerciais, funções fi nanceiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas.
Funções técnicas, funções operacionais, funções fi nanceiras, funções de segurança, funções de controle de pessoal e funções administrativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...