Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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As organizações prestadoras de serviços apresentam algumas características peculiares que as diferem das organizações fabricantes de bens. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A escolha do serviço a adquirir não permite avaliação prévia, gerando uma escolha às cegas.

II. A participação do consumidor no processo de produção é uma característica da aquisição de serviços.

III. Bens e serviços são igualmente passíveis de padronização, seguindo protocolos que os homogeneízam.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

Com relação ao processo de tomada de decisão, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As decisões podem ser de cunho estratégico, tático ou operacional, e são tomadas permanentemente no processo gerencial.

( ) O modelo mais aceito de processo decisório envolve a análise de todas as soluções possíveis para a escolha racional da melhor.

( ) Apesar do mito da racionalidade e da disponibilidade de informações, a maior parte das decisões carece desses elementos.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. F– V – V.
  • C. V – F – F.
  • D. V – V – F.
  • E. V – F – V.

Com relação às atividades descritas por Porter na Cadeia de Valores, analise as afirmativas a seguir.

I. Tanto a logística interna quanto a logística externa são consideradas atividades primárias das empresas.

II. Quando a Cadeia de Valor é detalhada o suficiente, o desempenho relativo da empresa pode ser determinado.

III. Sua utilização permite mostrar potencialidades para alianças estratégicas e acordos de fusões e aquisições.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

O uso da cadeia de valor se justifica para analisar a vantagem competitiva de uma organização ou sua falta por meio do detalhamento de suas atividades. Nesse sentido, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A cadeia de valor de Porter está detalhada em atividades primárias e secundárias.

( ) Os serviços (ou pós venda) foram propostos como uma atividade primária da organização.

( ) A logística externa está classificada como uma atividade secundária da organização.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V – V – F.
  • B. F– V – V.
  • C. V – F – F.
  • D. F – V – F.
  • E. V – V – V.

A XYZ é uma empresa do ramo editorial que atua no mercado há cerca de dez anos. A empresa construiu uma sólida posição no mercado e atrai investimentos e reinvestimentos de acionistas diversos, cuja expectativa é obter excelente retorno sobre o capital investido. Devido a seu porte médio, a XYZ constitui uma única Unidade Estratégica de Negócio (UEN). A empresa está implantando o balanced scorecard como ferramenta de gestão, e o diretor financeiro precisa identificar uma medida adequada para o tema estratégico “redução de custos/melhoria da produtividade”.

Na situação descrita, seria uma medida adequada:

  • A. receita por funcionário;
  • B. taxa de redução de custos;
  • C. percentual de receita gerado por novos produtos;
  • D. retorno sobre o patrimônio líquido;
  • E. aumento da taxa de vendas por segmento.

A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiava-se em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:

  • A. social;
  • B. funcional;
  • C. organizacional;
  • D. complexo;
  • E. racional.

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:

  • A. o foco limitado aos aspectos estruturais da organização;
  • B. a visão reducionista do ser humano contida no conceito de homem funcional;
  • C. a valorização excessiva dos incentivos financeiros aos trabalhadores;
  • D. seu caráter ideológico e manipulador, a favor da administração da empresa;
  • E. a dificuldade de aplicação das ferramentas gerenciais propostas.

O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações comportamentais e estruturais na organização. Um importante modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as alterações estruturais necessárias ao processo de desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que opera uma organização é diferenciado, e a cada setor especializado do ambiente corresponde um subsistema organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a necessidade de:

  • A. integração;
  • B. planejamento;
  • C. controle;
  • D. diversificação;
  • E. qualificação.

Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:

  • A. consultoria de procedimentos e retroação dos dados;
  • B. reunião de confrontação e mentoria;
  • C. desenvolvimento de equipes e treinamento de sensitividade;
  • D. treinamento no cargo e coaching;
  • E. enriquecimento de cargos e rotatividade.

Nas organizações contemporâneas, a pressão por capacidade de resposta rápida ao ambiente leva a transformações nas estruturas e na organização do trabalho, trazendo novos desafios para os gestores. Atualmente, o trabalho em equipe vem sendo amplamente adotado em substituição às hierarquias rígidas que separam a decisão da execução do trabalho. Em contextos adequados, as equipes eficazes geram sinergias positivas que melhoram o desempenho da organização – cabendo aos gestores a avaliação da adequação e dos custos e benefícios da adoção da prática. Nas equipes eficazes, alguns fatores estão presentes. Entre esses fatores, destaca(m)-se:

  • A. alto grau de “folga social”;
  • B. independência das tarefas dos membros da equipe;
  • C. metas específicas e claras;
  • D. estilo de liderança orientado para a tarefa;
  • E. estilo de liderança orientado para as pessoas.
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