Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um gerente foi descrito por seus subordinados como “um verdadeiro herói, capaz de inspirar a todos, sem medo de ousar e de inovar; ele nos faz perceber que somos capazes de atingir as metas propostas, por mais difíceis que pareçam”. O gerente pode ser caracterizado como um líder:

  • A. democrático;
  • B. liberal;
  • C. autocrático;
  • D. participativo;
  • E. carismático.

Um supervisor enfrenta rotineiramente o problema de atraso de funcionários e precisa decidir que ação tomar. O tipo de decisão caracterizada e o método de decisão mais adequado são, respectivamente:

  • A. específica; julgamento do decisor;
  • B. não programada; regras organizacionais;
  • C. programada; regras organizacionais;
  • D. estratégica; julgamento do decisor;
  • E. singular; regras organizacionais.

O supervisor de produção de uma empresa fabricante de autopeças observou um aumento no número de peças fora dos padrões definidos. O supervisor gostaria de monitorar continuamente as atividades, adotando um controle simultâneo. Um controle simultâneo adequado seria:

  • A. inspeção de matérias-primas;
  • B. programa de manutenção preventiva;
  • C. controle estatístico do processo;
  • D. controle de qualidade das peças produzidas;
  • E. definição de regras e procedimentos de produção.

As Agências Reguladoras são fruto da necessidade do Estado de exercer controle sobre bens e serviços, cuja responsabilidade de prover, anteriormente, era sua e, atualmente, recai sobre outros atores. As Agências Reguladoras apresentam desenho institucional definido e possuem autonomia para tomar decisões. Contudo, existem mecanismos que permitem ao governo manter o controle das mesmas, dentre eles, a estrutura burocrática rígida e predefinida. No Brasil, essa estrutura é comum a todas as Agências Reguladoras e representa o seguinte tipo de mecanismo de controle:

  • A. Ex ante;
  • B. Ad hoc;
  • C. Ex post;
  • D. direto;
  • E. indireto.

Na formulação de programas e projetos públicos pode-se utilizar a técnica do Planejamento Estratégico Situacional (PES) que envolve a realização de um conjunto de atividades, organizadas em “momentos” ao invés de em “etapas rígidas”.

Em um desses “momentos” são desenvolvidos temas vitais, como a estrutura organizacional, o fluxo interno de informações, a coordenação do plano, do sistema de prestação de contas, as ferramentas gerenciais necessárias e a dinâmica da participação democrática na implantação do plano.

Esse “momento” do PES é conhecido como:

  • A. avaliativo;
  • B. explicativo;
  • C. normativo;
  • D. estratégico;
  • E. tático-operacional.

Com relação às formas de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação formativa tem caráter pedagógico e se dá ao longo do processo.

II. A avaliação somativa se dá ao término de determinado processo ou etapa.

III. As avaliações formativa e somativa pressupõem, a partir do resultado da avaliação, uma classificação final.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Processos de avaliação quantitativa demandam o uso de indicadores. Para a sua efetividade, eles devem apresentar as características preferenciais listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Simplicidade
  • B. Inovação
  • C. Confiabilidade
  • D. Baixo custo
  • E. Estabilidade

Um gerente precisa decidir que carro adquirir para uso funcional. A tabela abaixo apresenta a avaliação das alternativas de modelos de carros em cada um dos critérios de avaliação considerados, bem como os pesos atribuídos a cada critério:

Assumindo que esses são todos os critérios relevantes para a avaliação de um carro, pelo modelo racional de tomada de decisão o gerente deveria escolher o modelo de carro:

  • A. W;
  • B. X;
  • C. Y;
  • D. Z;
  • E. W ou Z.

Sobre as crises de imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. No gerenciamento de crises deve-se considerar a velocidade da comunicação e a diversidade de canais por meio dos quais a informação se propaga, por isso a empresa deve ser cada vez mais ágil em tomar a frente de processo de fornecimento de informações de interesse público.

II. A divulgação de qualquer problema de uma empresa caracteriza imediatamente uma crise de imagem, que além de inevitável, mesmo sendo bem administrada, causará perdas irrecuperáveis na relação da companhia com a opinião pública.

III. O comitê de gerenciamento de crise trabalha para minimizar o estrago na reputação da empresa, identificandoe punindo imediatamente o responsável pelo vazamento da informação geradora da crise e movendo processos judiciais contra os jornalistas que a divulgaram.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Um banco de investimentos quer melhorar o controle e a avaliação do desempenho dos processos sob responsabilidade das diversas áreas funcionais, através da adoção de indicadores de desempenho. Seriam indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos:

  • A. lucro líquido por empregado; passivo trabalhista total; índice de retenção de empregados;
  • B. número total da força de trabalho; salário médio por empregado; percentual das horas extras sobre o total dos salários;
  • C. custo com saúde por empregado; retorno do investimento em treinamento; custo total das reclamações trabalhistas;
  • D. turnover global; absenteísmo total; custo de T&D por empregado;
  • E. índice de adequação do empregado à vaga; número médio de candidatos por vaga; índice de efetividade do treinamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...