Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O presidente de uma empresa de médio porte que atua em um mercado dinâmico deseja aprimorar o controle estratégico da empresa. O presidente quer utilizar indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos.

São indicadores adequados para tal:

  • A. clima organizacional e número de sugestões de melhoria;
  • B. rentabilidade da empresa e grau de inovação;
  • C. produtividade global e volume de vendas;
  • D. tempo de ciclo e receita líquida;
  • E. lucro líquido e número de reclamações dos clientes.

Uma empresa varejista do ramo de vestuário caracteriza-se por uma cultura de forte competitividade entre os funcionários, alimentada pela disputa por bônus associados a metas de vendas individuais. O presidente da empresa considera que a competição acirrada está “matando a cooperação, bloqueando a troca de informações e fazendo a empresa perder talentos”. O presidente quer que os sistemas de avaliação de desempenho e de remuneração sejam revistos, de forma a manter o atual sistema de bônus combinado a outras práticas que impeçam a competição prejudicial e que fomentem a manutenção dos melhores talentos na empresa a longo prazo. Para tal, poderiam ser adotadas, entre outras práticas:

  • A. avaliação 360 graus e remuneração por habilidades;
  • B. metas de desempenho grupais e participação acionária;
  • C. administração por objetivos (APO) e flexibilização dos benefícios;
  • D. prêmios para desempenho de equipes e melhoria de benefícios;
  • E. remuneração por competências e plano de aposentadoria.

Em uma empresa de médio porte, a avaliação de desempenho envolve os gerentes de linha e um especialista em avaliação, da área de RH. São realizadas entrevistas entre o especialista e os gerentes de linha para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários. A partir das entrevistas com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado que servirá de base para o planejamento das ações e acompanhamento de resultados relativos à avaliação de desempenho. O método de avaliação de desempenho utilizado na empresa é conhecido como:

  • A. incidentes críticos;
  • B. escolha forçada;
  • C. pesquisa de campo;
  • D. escala gráfica;
  • E. avaliação por objetivos.

A XYZ é uma fabricante de produtos eletrodomésticos. Recentemente, a área de marketing propôs uma alteração em um dos principais produtos da empresa, que representará uma inovação significativa no mercado. No entanto, essa alteração exige um investimento significativo, envolvendo mudanças no projeto do produto e na linha de produção, além de investimentos em marketing. O presidente da empresa acredita no potencial da proposta e gostaria de “renovar os produtos e a imagem da empresa”, mas considera que os riscos envolvidos não são desprezíveis. Assim, o presidente gostaria de criar um grupo dedicado a estudar e viabilizar a inovação no produto, sob a responsabilidade do gerente de marketing, que contasse com a participação de pessoas da área de produção e da área financeira da empresa. Para tal, o presidente deveria adotar uma estrutura:

  • A. em equipe, com autoridade funcional para o gerente de marketing;
  • B. divisional, com autoridade de projeto para o gerente de marketing;
  • C. em linha, com autoridade funcional para o gerente de marketing;
  • D. em staff, com autoridade funcional para o gerente de marketing;
  • E. matricial, com autoridade de projeto para o gerente de marketing.

Um laboratório tem sua estrutura organizada, no primeiro nível, em três divisões: cosméticos, medicamentos e higiene pessoal. Como todas as divisões estão localizadas no mesmo polo industrial e a logística utilizada é praticamente a mesma, o presidente da empresa quer rever essa estrutura, de forma a favorecer economias de escala e o uso mais eficiente dos recursos. Para isso, o presidente quer alterar a estrutura atual de divisional para funcional. Entre as possíveis desvantagens da estrutura funcional em relação à divisional, estão:

  • A. dificuldades para a comunicação e coordenação dentro das áreas funcionais; lentidão no processo decisório;
  • B. piora do clima organizacional; menor especialização técnica;
  • C. redução da capacidade de resposta ao mercado; dificuldades de responsabilização em caso de problemas;
  • D. visão limitada dos objetivos organizacionais; descentralização do processo decisório;
  • E. duplicidade de funções; dificuldade de controle.

No estoque de um hospital constavam, em 5 de junho, 50 unidades de determinado material cirúrgico, ao preço unitário de R$10,00. No dia 10 de junho entraram no estoque mais 100 unidades do material, ao preço de R$12,00 por unidade. No dia 29 de junho saíram do estoque 60 unidades desse material. Em 30 de junho, o valor do saldo do estoque do material cirúrgico, calculado pelo método PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) era de:

  • A. R$720,0;
  • B. R$890,00;
  • C. R$890,00
  • D. R$1.040,00;
  • E. R$1.080,00.

A empresa Alfa compra de um fornecedor peças para manutenção de maquinário por R$5,00 a unidade. A empresa Alfa estima que o consumo anual dessas peças será de 1000 unidades para o ano de 2015. O custo para fazer o pedido ao fornecedor é de R$10,00 e o custo de posse do estoque é de R$2,00 por unidade ao ano. Nessas condições, o lote econômico de compra das peças de manutenção é de:

  • A. 100 unidades;
  • B. 250 unidades;
  • C. 500 unidades;
  • D. 750 unidades;
  • E. 1200 unidades.

Para a adequada organização e gestão da força de trabalho faz-se necessário entender algumas premissas básicas que regem as relações entre as pessoas, dentre as quais as formas como estas se organizam em grupos.

Nesse sentido, em função do postulado por W.C. Schutz, assinale a opção que indica a nomenclatura correta e a ordem de surgimento das necessidades interpessoais.

  • A. Necessidades de inclusão, controle e afeto.
  • B. Necessidades de inclusão, controle e afeto.
  • C. Necessidades de inclusão, afeto e controle.
  • D. Necessidades de afeto, inclusão e controle.
  • E. Necessidades de controle, comando e afeto.

O grid gerencial de Blake e Mouton traz à discussão algumas formas de integração entre habilidades e pressupostos que podem ajudar a reconhecer estilos de liderança. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção e com os resultados obtidos.

II. O modelo de gerente 9.9 baseia-se na extração de máximos resultados frente aos recursos disponíveis.

III. O modelo pressupõe estilos dominantes e subdominantes que podem se alternar em função de conjunturas diversas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Uma empresa fabricante de instrumentos médicos adota estratégia competitiva de diferenciação e tem estratégia de marketing baseada na flexibilidade, na qualidade e na rápida entrega dos produtos. A estratégia de operações mais apropriada para dar suporte a essa orientação dos negócios compreenderia o foco no:

  • A. processo e produção para estoque;
  • B. processo e produção sob encomenda;
  • C. produto e produto personalizado;
  • D. produto e produção sob encomenda;
  • E. produto e produção para estoque.
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