Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel:

  • A. interpessoal, de líder;
  • B. decisório, de negociador;
  • C. informacional, de disseminador;
  • D. interpessoal, de elemento de ligação;
  • E. informacional, de porta-voz.

Em uma situação de crise de imagem, os profissionais do departamento de comunicação devem aconselhar o assessorado a

  • A. deixar a crise seguir seu rumo, confiando na pouca memória do público e na possibilidade de rapidamente outra crise tomar os noticiários.
  • B. aumentar as verbas publicitárias, de modo a conquistar a simpatia dos repórteres dos veículos de comunicação.
  • C. fugir do enfrentamento com a imprensa, para evitar que a empresa se torne a principal fonte de informações sobre o caso.
  • D. fugir do enfrentamento com a imprensa, para evitar que a empresa se torne a principal fonte de informações sobre o caso.
  • E. construir uma relação sólida com a imprensa por meio do oferecimento de informações exclusivas e brindes promocionais.

O presidente de uma fundação da área de ensino e pesquisa afirmou que seu tempo é quase todo destinado a representar a fundação em cerimônias e solenidades promovidas por financiadores públicos e privados e por outras instituições de ensino e pesquisa, no Brasil e em outros países.

O presidente desempenha, precipuamente, um papel:

  • A. informacional, de disseminador;
  • B. interpessoal, de símbolo;
  • C. informacional, de porta-voz;
  • D. interpessoal, de líder;
  • E. informacional, de monitor.

O diagrama de rede CPM abaixo representa um pequeno projeto, com a duração de cada atividade em dias.

O caminho crítico do projeto e a duração do caminho crítico são, respectivamente:

  • A. a-b-c-d; 58 dias;
  • B. a-c; 33 dias;
  • C. b-c-d; 43 dias;
  • D. b-d; 25 dias;
  • E. a-b-d; 40 dias.

A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:

  • A. homem social;
  • B. homo economicus;
  • C. homem organizacional;
  • D. homem funcional;
  • E. homem complexo.

O líder de uma equipe de quatro colaboradores percebe que o grupo está desmotivado, realizando o trabalho de forma desinteressada. Os colaboradores são jovens, com pouco tempo de casa, mas altamente qualificados e com grande potencial de desenvolvimento na carreira. O supervisor gostaria de estimular a motivação, buscando aumentar a satisfação dos colaboradores, sua autonomia e responsabilidade. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar:

  • A. simplificação do trabalho;
  • B. enriquecimento vertical do cargo;
  • C. rotatividade de cargo;
  • D. reforços positivos;
  • E. ampliação do cargo.

Na análise dos ambientes interno e externo, a equipe de planejamento de uma organização pública do poder judiciário estadual optou pelo uso da matriz SWOT, também conhecida como análise FOFA, que contempla as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Como uma fraqueza (weakness), a equipe poderia indicar:

  • A. a inexistência de um projeto de gestão do conhecimento diante do avanço da aposentadoria de servidores;
  • B. a autorização pelo poder executivo para realização de novos concursos para contratação de servidores;
  • C. a perspectiva de baixo crescimento do PIB nacional e estadual;
  • D. o avanço da tecnologia da informação para a virtualização dos processos;
  • E. o crescimento da cultura de judicialização na sociedade.

Sobre os estilos de comportamento de um líder em relação aos seus liderados, analise as afirmativas a seguir.

I. A liderança liberal deixa os funcionários à vontade para a tomada de decisão.

II. A liderança autoritária centraliza as decisões e impõe sua vontade sobre o grupo.

III. A liderança autocrática hierarquiza as funções e estimula as competências individuais.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Na educação corporativa é importante considerar as especificidades do aprendiz adulto, a partir de um sistema andragógico. Os pedagogos que trabalham na área organizacional devem levar em conta que a aprendizagem do adulto acontece em condições específicas. Nesse sentido, o foco do pedagogo empresarial deve estar voltado para:

  • A. ajudar o adulto a aprender;
  • B. ensinar conteúdos considerados relevantes;
  • C. desenvolver ambientes formais de aprendizagem;
  • D. adotar um modelo pedagógico funcional e matricial;
  • E. priorizar a escolha de bons instrutores.

O trabalho está ganhando dimensões novas, tornando-se mais complexo e ocupando papel de destaque na vida das pessoas. Como decorrência desse processo, os investimentos em desenvolvimento profissional têm sido crescentes. Alguns dos princípios adotados para aumentar as chances de sucesso da educação corporativa são:

  • A. competitividade e volatilidade;
  • B. sustentabilidade e rigidez;
  • C. conectividade e sincronicidade;
  • D. disponibilidade e parceria;
  • E. cidadania e delimitação.
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