Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Paula, funcionária de uma importante organização do setor judiciário, recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga, Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo, que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais, e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa, da seguinte forma:

  • A. compreensão, aplicação, conhecimento, análise, avaliação e síntese;
  • B. compreensão, avaliação, aplicação, análise, conhecimento e síntese;
  • C. conhecimento, compreensão, avaliação, aplicação, síntese e análise;
  • D. avaliação, conhecimento, análise, compreensão, síntese e aplicação;
  • E. conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) tem sido utilizado em conjunto com o PDCA (Plan – planejar; Do – fazer; Check – verificar; e Act - agir) para atingir os resultados desejados pela organização.

Nesse sentido, assinale a opção que indica as etapas do MASP que coincidem com a etapa Plan do PDCA.

  • A. Observação do problema, descrição do problema, verificação e planificação.
  • B. Observação do problema, análise do processo, verificação e plano de ação.
  • C. Identificação do problema, observação, análise do processo e plano de ação.
  • D. Observação do problema, identificação do problema, descrição do problema e planificação.
  • E. Análise do problema, descrição do processo, verificação e plano de ação.

As perspectivas do Balanced Score Card – BSC, descritas por Kaplan e Norton, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Perspectiva do cliente
  • B. Perspectiva financeira
  • C. Perspectiva dos processos internos
  • D. Perspectiva do negócio
  • E. Perspectiva do aprendizado e crescimento

Na gestão pública contemporânea são crescentes os esforços no sentido de avaliar e mensurar o desempenho. Passa a ser importante reconhecer que as ações relacionadas à gestão de pessoas também devem ter seus reflexos avaliados e mensurados

. Uma medida que indique os reflexos das ações na área de gestão de pessoas pode ser um índice de:

  • A. atendimento demanda de produtos;
  • B. clima organizacional;
  • C. cumprimento do Plano de Obras;
  • D. economicidade em compras;
  • E. execução do orçamento estratégico.

O PDCA é uma ferramenta que busca aprimorar as práticas de gestão nas organizações por meio de um conjunto de ações organizadas em etapas.

No PDCA é recomendado aos gestores a prática de “verificar se o executado está conforme o planejado e se a meta foi alcançada dentro do método definido”.

Essa prática refere-se à etapa de:

  • A. Act ou Agir;
  • B. Do ou Executar;
  • C. Plan ou Planejar;
  • D. Check ou Checar;
  • E. Define ou Definir.

Os programas de Gestão da Qualidade Total (TQM) são voltados para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, a construção do comprometimento de todos os membros da organização e o melhoramento contínuo dos processos e produtos da organização. Entre os elementos importantes para a implantação de programas de TQM estão:

  • A. o desenvolvimento de parcerias com os fornecedores e o empowerment dos funcionários;
  • B. a gestão da cadeia de valor e a otimização dos processos produtivos;
  • C. o envolvimento dos clientes e a inovação nos produtos;
  • D. a adoção de normas e padrões ISO e de ferramentas de gestão de projetos;
  • E. o uso de benchmarking e de redes PERT/CPM.

O planejamento e a gestão estratégica de instituições e empresas demandam cuidados especiais com as pessoas que compõem o seu corpo vivo, pelo fato de eles serem os responsáveis, em última análise, pelo seu sucesso ou fracasso. Assim, o processo de escolha dessas pessoas deverá refletir, com clareza, o que se espera de cada uma no desempenho de suas atribuições. Para isso, os responsáveis deverão definir claramente o perfil de competências requerido para os cargos e funções.

Assinale a opção que indica a definição correta de competência.

  • A. Conjunto de conhecimentos aplicáveis ao desempenho.
  • B. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • C. Conjunto adequado de informações e habilidades.
  • D. Conjunto de atitudes capazes de influenciar os rumos da empresa.
  • E. Conjunto de posturas críticas requeridas para as tarefas.

Com relação aos níveis de planejamento e gestão observáveis para a força de trabalho nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo de gestão tático-operacional da força de trabalho pressupõe um departamento de pessoal atuando na função de assessoria à direção e aos departamentos da organização.

II. O modelo de gestão estratégico da força de trabalho faz o departamento de pessoal abandonar suas atividades tradicionais.

III. O setor de gestão estratégica de RH deve assumir desde a configuração dos modelos de remuneração até a sua execução.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. C) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Relacione as partes básicas da organização, segundo Minztberg, às respectivas unidades organizacionais de uma empresa fabril típica.

1. Núcleo Operacional

2. Tecnoestrutura

3. Assessoria de Apoio

( ) Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Industriais.

( ) Planejamento Estratégico e Programação da Produção.

( ) Compradores e Despachantes.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2 – 3 – 1
  • B. 1 – 2 – 3
  • C. 3 – 2 – 1
  • D. 2 – 1 – 3
  • E. 3 – 1 – 2

O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:

  • A. brainstorming;
  • B. 5W2H;
  • C. ciclo PDCA;
  • D. diagrama espinha de peixe;
  • E. matriz GUT.
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