Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Em uma empresa de tecnologia de informação, a estratégia de controle comportamental parte do pressuposto de que os funcionários são motivados pelo sentimento de reconhecimento e realização. Os objetivos e metas individuais são estabelecidos de forma participativa, as recompensas são relacionadas ao desempenho, considerado em várias dimensões, e os resultados observados no controle são utilizados como formas de identificação e resolução de problemas, em vez de voltados para responsabilização e punição.

Esta estratégia de controle comportamental é conhecida como controle por motivação interna, e tem como um potencial resultado negativo:

  • A. diminuição da satisfação e do comprometimento dos funcionários;
  • B. comportamento disfuncional por parte dos funcionários, resistindo ou burlando o sistema;
  • C. pouco comprometimento dos funcionários para com o desempenho global da organização;
  • D. estabelecimento de objetivos individuais pouco ambiciosos;
  • E. comportamento conformista e limitado ao cumprimento do exigido, por parte dos funcionários.

O uso de um adequado Procedimento Operacional Padrão (POP) pode ser a diferença entre resultados excelentes ou medíocres. Nesse sentido, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Um POP descreve o processo de forma minuciosa, detalhando a sequência de procedimentos.

( ) Um POP bem elaborado, como as responsabilidades são compartilhadas, não designa seus operadores.

( ) Os materiais envolvidos devem estar descritos de modo a acompanhar a sequência dos procedimentos.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – V.
  • D. V – V – V.
  • E. V – V – F.

Uma empresa do setor de transporte contratou uma consultoria para auxiliar no planejamento e no controle de suas atividades. No planejamento, são definidas as metas da organização e os meios para atingi-las. Mas de nada adianta elaborar um bom planejamento, se posteriormente não for comparado o realizado com o planejado, ou seja, não for feito o controle.

Em relação ao controle, é correto afirmar que:

  • A. o controle tático procura avaliar o grau de realização da missão, da visão e de estratégias e objetivos;
  • B. o controle é a função da organização destinada a controlar os equipamentos e materiais;
  • C. o controle de clã é assegurado pela alta direção mediante regras, normas e padrões elaborados junto aos empregados;
  • D. o controle de mercado avalia o desempenho organizacional com base em fatores intrínsecos à organização;
  • E. o controle pode ser de 3 tipos: preventivo, simultâneo e posterior.

O gerente de uma empresa foi informado de que um dos melhores funcionários de sua equipe, Pedro, foi sondado com uma proposta de emprego em uma concorrente. O gerente está considerando apresentar uma proposta de aumento salarial a Pedro para que ele permaneça na equipe.

Para estruturar adequadamente a negociação, é preciso que o gerente estabeleça alguns parâmetros básicos, tais como:

  • A. as oportunidade de criação de valor e o preço máximo;
  • B. a equidade da posição e o preço de resistência;
  • C. a tática da negociação e a zona de acordo possível;
  • D. a ancoragem e a contra-ancoragem;
  • E. a melhor alternativa à negociação do acordo e o preço de reserva.

Com relação à gestão de estoques e ao lote econômico de compras (LEC), analise as afirmativas a seguir.

I. O trade-off entre o custo do excesso e o custo da falta é a chave para parametrização da política de gestão de estoques.

II. Quanto maior o custo de excesso de um produto em relação ao custo da sua falta, menor deve ser o estoque de segurança.

III. A metodologia LEC permite gerenciar, de maneira adequada e segura, uma demanda variada de insumos.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

Com relação à Teoria das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi um movimento mundial calcado na democratização dos países e na humanização das empresas.

II. Preparou o terreno para que os teóricos do modelo burocrático criassem a experiência de Hawthorne.

III. Demonstrou a inadequação dos princípios da teoria clássica com base nas ciências humanas.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Relacione os conceitos de ser humano desenvolvidos pelos estudiosos às respectivas teorias organizacionais.

1. Homem Organizacional

2. Homem Social

3. Homem Funcional

4. Homem Administrativo

( ) Teoria de Sistemas.

( ) Teoria Behaviorista

( ) Teoria das Relações Humanas.

( ) Teoria Estruturalista.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 1, 3, 2 e 4.
  • B. 4, 1, 2 e 3.
  • C. 3, 1, 4 e 2.
  • D. 1, 2, 4 e 3.
  • E. 3, 4, 2 e 1.

Leia o fragmento a seguir.

“Segundo Maslow, a ______das necessidades humanas é o mecanismo que atua na ______ das pessoas, permitindo sua _____ pessoal.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. motivação – hierarquia – evolução.
  • B. hierarquia – motivação - evolução.
  • C. hierarquia – evolução – motivação.
  • D. motivação – evolução – hierarquia.
  • E. evolução – hierarquia – motivação.

Com relação à comunicação interpessoal e intergrupal nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. Um sistema de comunicação adequado tem a função precípua de reduzir o nível de incerteza dos clientes com relação aos serviços que procuram ou receberam.

II. Os ruídos nas comunicações internas entre as pessoas da organização e entre essas e os clientes podem decorrer devido à escolha errada do canal ou ao uso de uma linguagem inapropriada.

III. O modelo de comunicação escrita, com feedback escrito, é a forma mais efetiva de transmitir ideias e dirimir dúvidas acerca da comunicação, documentando o processo.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Para a criação de equipes eficazes é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe.

É uma variável de processos da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:

  • A. nível de conflito;
  • B. liderança;
  • C. tamanho da equipe;
  • D. alocação adequada de papéis;
  • E. sistemas de avaliação de desempenho.
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