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Em uma empresa de tecnologia de informação, a estratégia de controle comportamental parte do pressuposto de que os funcionários são motivados pelo sentimento de reconhecimento e realização. Os objetivos e metas individuais são estabelecidos de forma participativa, as recompensas são relacionadas ao desempenho, considerado em várias dimensões, e os resultados observados no controle são utilizados como formas de identificação e resolução de problemas, em vez de voltados para responsabilização e punição.
Esta estratégia de controle comportamental é conhecida como controle por motivação interna, e tem como um potencial resultado negativo:
O uso de um adequado Procedimento Operacional Padrão (POP) pode ser a diferença entre resultados excelentes ou medíocres. Nesse sentido, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um POP descreve o processo de forma minuciosa, detalhando a sequência de procedimentos.
( ) Um POP bem elaborado, como as responsabilidades são compartilhadas, não designa seus operadores.
( ) Os materiais envolvidos devem estar descritos de modo a acompanhar a sequência dos procedimentos.
As afirmativas são, respectivamente,
Uma empresa do setor de transporte contratou uma consultoria para auxiliar no planejamento e no controle de suas atividades. No planejamento, são definidas as metas da organização e os meios para atingi-las. Mas de nada adianta elaborar um bom planejamento, se posteriormente não for comparado o realizado com o planejado, ou seja, não for feito o controle.
Em relação ao controle, é correto afirmar que:
O gerente de uma empresa foi informado de que um dos melhores funcionários de sua equipe, Pedro, foi sondado com uma proposta de emprego em uma concorrente. O gerente está considerando apresentar uma proposta de aumento salarial a Pedro para que ele permaneça na equipe.
Para estruturar adequadamente a negociação, é preciso que o gerente estabeleça alguns parâmetros básicos, tais como:
Com relação à gestão de estoques e ao lote econômico de compras (LEC), analise as afirmativas a seguir.
I. O trade-off entre o custo do excesso e o custo da falta é a chave para parametrização da política de gestão de estoques.
II. Quanto maior o custo de excesso de um produto em relação ao custo da sua falta, menor deve ser o estoque de segurança.
III. A metodologia LEC permite gerenciar, de maneira adequada e segura, uma demanda variada de insumos.
Está correto o que se afirma em:
Com relação à Teoria das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi um movimento mundial calcado na democratização dos países e na humanização das empresas.
II. Preparou o terreno para que os teóricos do modelo burocrático criassem a experiência de Hawthorne.
III. Demonstrou a inadequação dos princípios da teoria clássica com base nas ciências humanas.
Está correto o que se afirma em
Relacione os conceitos de ser humano desenvolvidos pelos estudiosos às respectivas teorias organizacionais.
1. Homem Organizacional
2. Homem Social
3. Homem Funcional
4. Homem Administrativo
( ) Teoria de Sistemas.
( ) Teoria Behaviorista
( ) Teoria das Relações Humanas.
( ) Teoria Estruturalista.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Leia o fragmento a seguir.
Segundo Maslow, a ______das necessidades humanas é o mecanismo que atua na ______ das pessoas, permitindo sua _____ pessoal.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Com relação à comunicação interpessoal e intergrupal nas organizações, analise as afirmativas a seguir.
I. Um sistema de comunicação adequado tem a função precípua de reduzir o nível de incerteza dos clientes com relação aos serviços que procuram ou receberam.
II. Os ruídos nas comunicações internas entre as pessoas da organização e entre essas e os clientes podem decorrer devido à escolha errada do canal ou ao uso de uma linguagem inapropriada.
III. O modelo de comunicação escrita, com feedback escrito, é a forma mais efetiva de transmitir ideias e dirimir dúvidas acerca da comunicação, documentando o processo.
Está correto o que se afirma em
Para a criação de equipes eficazes é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe.
É uma variável de processos da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:
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