Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Laura foi promovida a gerente. Ela acredita que a colaboração da equipe vai depender de sua capacidade de descobrir o potencial de cada membro. Para tanto, Laura pretende traçar uma estratégia de execução do trabalho fundamentada no reconhecimento de que as pessoas desejam realizar um trabalho relevante, que torne significativo os seus desempenhos organizacionais. As crenças de Laura estão embasadas na seguinte teoria motivacional

  • A. Grid Gerencial.
  • B. Sistemas Administrativos de Likert.
  • C. de Herzberg.
  • D. Y.
  • E. Dinâmica de Grupo de Lewin.

Na década de 70, Toffler chamou atenção para o fato de que a burocracia estava se tornando menos efetiva. O autor relata a irrupção de um novo sistema organizacional, a adhocracia, que possui a seguinte característica

  • A. cargos ocupados por especialistas com atribuições definidas.
  • B. fatores higiênicos.
  • C. maior confiança nas regras de procedimentos.
  • D. interação vertical entre superior / subordinado.
  • E. amplitude do controle do supervisor mais ampla.

Sob a ótica de manipulação da organização como um sistema aberto, sua efetividade depende da elaboração de produtos

  • A. certificados.
  • B. ambientalmente corretos e ecológicos.
  • C. com aceitação no mercado.
  • D. inovadores e recicláveis.
  • E. que exprimam o processo de produção.

Carlos trabalha na multinacional Beta. Nos últimos 2 anos a empresa Beta adotou uma nova metodologia de avaliação de desempenho em que Carlos é avaliado por pessoas diferentes que ocupam as mais diversas posições dentro da empresa e fora dela também. Isso permite que Carlos se adapte melhor às diferentes demandas internas e externas. A empresa Beta está utilizando a avaliação de desempenho do tipo

  • A. escolha forçada.
  • B. 360 graus.
  • C. método comparativo.
  • D. lista de verificações.
  • E. observação direta.

No início da década de 2000, a entrada da empresa aérea Gol no mercado com uma estratégia “baixo custo-baixa tarifa”, comercializando passagens a preços significativamente inferiores ao das demais companhias aéreas, provocou um grande impacto no mercado de transportes de passageiros, afetando inclusive as empresas de ônibus. Utilizando o modelo de rivalidade ampliada ou modelo de cinco forças de Michael Porter para analisar o setor de ônibus interestaduais, o início das operações da Gol representou para esse setor

  • A. um aumento na atratividade do setor.
  • B. uma oferta de produto ou serviço substituto.
  • C. um novo entrante no setor ou indústria.
  • D. um aumento na rivalidade existente entre os participantes do setor.
  • E. uma expansão no poder de barganha dos fornecedores do setor.

Desde sua introdução, em 1992, com clássico artigo de Robert Kaplan e David Norton publicado pela Harvard Business Review, o Balanced Scorecard vem trazendo mudanças significativas aos processos de planejamento estratégico empresariais que podem ser creditadas principalmente ao fato de o instrumento

  • A. privilegiar os resultados financeiros e o valor adicionado aos acionistas.
  • B. facilitar a implementação da filosofia do foco no cliente.
  • C. estabelecer relação entre o custeio das atividades, a margem de contribuição dos produtos e a lucratividade.
  • D. reorientar a estratégia em torno das competências essenciais.
  • E. integrar e relacionar os elementos, objetivos e perspectivas que geram valor ao longo do tempo.

A empresa DuBEM envolveu todos os seus gestores e funcionários na elaboração do planejamento estratégico empresarial para um horizonte de cinco anos, utilizando uma metodologia bastante detalhada e participativa e fazendo uso de técnicas avançadas de construção de cenários, análise competitiva e estabelecimento de indicadores. Após três anos, ao realizar uma avaliação do realizado frente ao que havia sido planejado, observou que muitas de suas intenções no planejamento estratégico não foram alcançadas, mas outros bons resultados e conquistas ocorreram.

Sobre essa situação, é correto afirmar que

  • A. a empresa incorreu em falhas de planejamento ou execução que levaram ao insucesso do planejamento.
  • B. as técnicas utilizadas foram equivocadas ou mal escolhidas para permitir antecipar claramente os cenários.
  • C. a estratégia realizada incorporou variáveis e contextos emergentes.
  • D. a estratégia definida no planejamento não considerou as restrições do groupthink que ocorrem nas metodologias participativas.
  • E. a metodologia do planejamento estratégico não se mostrou adequada ao porte ou negócio da empresa.

O denominado modelo SECI para a gestão do conhecimento, que apresenta quatro modelos de conversão do conhecimento - Socialização, Externalização, Combinação e Internalização - considera que a Externalização representa

  • A. contratação externa de competências e capacidades críticas.
  • B. divulgação da estratégia da empresa aos stakeholders.
  • C. conversão do conhecimento tácito em explícito.
  • D. implementação de rotinas de aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores.
  • E. avaliação e precificação dos ativos intangíveis e de conhecimento.

A difusão internacional de técnicas e métodos de gestão, tais como o benchmarking, qualidade total e Balanced Scorecard é identificada pela teoria institucional como um processo isomórfico que ocorre dentro de um campo organizacional para reduzir a incerteza associada a problemas tecnológicos, objetivos conflitantes ou exigências institucionais, e resulta de mecanismos e pressões de natureza

  • A. mimética.
  • B. coercitiva.
  • C. normativa.
  • D. basilar.
  • E. difusiva.

A técnica de avaliação de desempenho refere‐se ao monitoramento de fatores com os quais os gestores podem equilibrar as necessidades individuais dos trabalhadores de forma a obter os melhores resultados para a organização e as pessoas. Com relação aos objetivos de um processo de avaliação do desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. Identificar hiatos entre o padrão de excelência e a performance apresentada pelos colaboradores.

II. Orientar a elaboração do plano de treinamento e desenvolvimento.

III. Conciliar o interesse da empresa em relação aos interesses dos empregados.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todos as afirmativas estiverem corretas.

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