Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Acerca do Customer Relationship Management (CRM), é correto afirmar que

  • A. são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
  • B. é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa.
  • C. podem ser definidos como o movimento eletrônico de documentos-padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas.
  • D. são pequenos bancos de dados que armazenam informações agrupadas, usadas no departamento de pessoal da empresa para auxiliar na tomada de decisão.
  • E. são sistemas que oferecem suporte às atividades da área de marketing, ampliando o relacionamento com clientes e parceiros da organização.

Acerca dos grupos existentes dentro de uma organização, assinale a alternativa que apresenta os grupos formais, criados pela organização, usados normalmente para resolver conflitos internos, recomendar decisões para a administração superior e gerar ideias e soluções inovadoras para os problemas enfrentados.

  • A. grupos funcionais
  • B. grupos de tarefas
  • C. grupos de interesse
  • D. grupos de colegas de trabalho
  • E. comitês

Acerca dos conceitos de sistemas de informações, assinale a alternativa correta.

  • A. Business Intelligence é um conceito que integra o comércio eletrônico aos demais sistemas da organização (incluindo os ERPs, CRMs e SCMs), inserindo-os na plataforma Internet.
  • B. O e-Business representa as ações estratégicas, apoiadas na tecnologia de informação, a fim de identificar novas oportunidades de aperfeiçoamento e ampliação dos negócios.
  • C. Data Mart é um banco de dados não-operacional que integra bancos de dados operacionais, agrupados segundo um tema de negócio.
  • D. Data Minning é uma coleção de Data Marts, tendo a característica de ser não-volátil, abrigar meta-dados e aceitar redundância de dados.
  • E. Data Warehouse corresponde às ações de garimpagem de dados e informações.

Acerca do Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se de uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento e o controle das ações de TI nas organizações, com vistas a garantir o alinhamento entre TI e negócios.
  • B. É uma biblioteca criada pelo governo britânico nos anos 80 do século XX, composta por um conjunto de recomendações e melhores práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI, buscando proporcionar uma abordagem efetiva e eficiente no uso de sistemas de informação.
  • C. Tem o objetivo de estabelecer conceitos relacionados aos níveis de maturidade das empresas de desenvolvimento de software com respeito ao grau de evolução em que estas se encontram nos seus processos de desenvolvimento.
  • D. Correspondem ao conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que uma equipe utiliza para desenvolver e manter software e seus produtos associados (planos de projeto, documentos de projeto, código, casos de teste e manuais de usuário).
  • E. É um modelo que estabelece as providências que as empresas podem tomar para aumentarem, gradativamente, o seu grau de maturidade, melhorando, por consequência, sua produtividade e a qualidade do produto de software.É um modelo que estabelece as providências que as empresas podem tomar para aumentarem, gradativamente, o seu grau de maturidade, melhorando, por consequência, sua produtividade e a qualidade do produto de software.

A delegação de poder ou autoridade para os subordinados é corretamente definida por

  • A.

    empowerment.

  • B.

    melhoria contínua.

  • C.

    benchmarks.

  • D.

    comunicação avançada.

  • E.

    responsabilidade.

As pessoas têm necessidades básicas por alimentos, realizações ou ganhos monetários, que se traduzem em tensão interna, que motiva os comportamentos específicos com os quais satisfaz essas necessidades. Acerca de motivação, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Motivação refere-se às forças internas ou externas à pessoa que estimulem o seu entusiasmo e sua persistência para perseguir certo curso de ação.

  • B.

    A teoria das necessidades humanas de Maslow é hierárquica porque prevê diferentes tratamentos motivacionais para diferentes escalões hierárquicos.

  • C.

    As recompensas são de dois tipos: intrínsecas e extrínsecas.

  • D.

    Motivação é o estímulo, a direção e a persistência do comportamento.

  • E.

    O estudo da motivação ajuda os gerentes a entenderem o que estimula as pessoas a iniciarem a ação e influencia suas escolhas de ação.

Julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de recursos humanos (GRH).

I Para crescer e prosperar, muitas empresas estão buscando oportunidades de negócios nos mercados globais.

II A tecnologia e a globalização são apenas duas das forças que dirigem as mudanças nas empresas e na GRH.

III O capital humano é tangível e não pode ser gerenciado da mesma maneira que as empresas gerenciam cargos, produtos e tecnologias.

IV Atender às expectativas do cliente é essencial para qualquer empresa, pois focaliza as questões de gerenciamento externo.

V Investimentos em reengenharia, TQM, capital humano, tecnologia, globalização e outros fatores são importantes para a competitividade das empresas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Acerca de planejamento e desempenho, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A administração por objetivos é um método no qual os gerentes e os funcionários definem as metas para cada departamento, projeto ou pessoa e as usam para monitorar o desempenho.

  • B.

    O propósito do planejamento e do estabelecimento de metas é ajudar a organização a alcançar alto desempenho.

  • C.

    Um plano de ação define o curso de ação necessário para alcançar metas declaradas.

  • D.

    As metas podem ser quantitativas ou qualitativas.

  • E.

    É importante uma revisão periódica do planejamento, a cada bimestre, para certificar-se de que os planos de ação estejam funcionando.

Qual é o fator que tende a contribuir mais para o alto desempenho organizacional?

  • A.

    A abrangência do planejamento.

  • B.

    Quem está envolvido no planejamento.

  • C.

    Onde ocorre o planejamento.

  • D.

    A qualidade do processo de planejamento.

  • E.

    A área que não está envolvida no planejamento.

Acerca de gestão estratégica, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Assegura as mudanças organizacionais para a implementação do plano estratégico.

  • B.

    Garante a participação dos vários níveis organizacionais envolvidos no processo decisório.

  • C.

    Visa adequar e integrar a capacidade interna da organização ao ambiente externo.

  • D.

    Reúne o plano estratégico e sua implementação em um único processo.

  • E.

    Tem certa estabilidade para que o desempenho possa ser medido e comparado em relação às metas.

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