Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual das alternativas seguintes é incorreta quanto ao uso de pesquisas de marketing?

  • A.

    Os procedimentos da pesquisa devem ser planejados antecipadamente.

  • B.

    As pesquisas de marketing servem preponderantemente para dar suporte a planos já existentes.

  • C.

    O processo de pesquisa de marketing pressupõe a definição de um problema a ser estudado.

  • D.

    Um pesquisador pode reunir dados secundários, dados primários ou ambos.

  • E.

    Dados primários podem ser coletados através de pesquisa por observação, grupo de foco, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental.

Para uma bem sucedida implantação de planos de ação, estes devem buscar alinhamento com a estratégia da organização. Neste sentido, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A organização deve manter suas estratégias em segredo, compartilhando-as apenas com a alta direção.

II. O alinhamento da organização à estratégia compreende a utilização de mecanismos como programas de comunicação e educação, programas de estabelecimento de metas e vinculação dos sistemas de incentivo e compensação.

III. A implementação é feita de modo centralizado, no estilo de comando e controle.

IV. A implementação da estratégia começa pela capacitação e envolvimento das pessoas que devem executá-la.

  • A.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas II e IV estão certas.

  • D.

    Somente as afirmativas III e IV estão certas

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

As empresas têm em vista apenas seus próprios interesses. Mesmo quando se pensa que elas estão preocupadas com a sociedade, elas estão sendo egoístas. Pensar nas atividades filantrópicas das fundações empresariais como produto de sensibilidade social é uma visão romântica da realidade. Isto porque as atividades filantrópicas trazem para as empresas mais vantagens econômicas e políticas do que custos. A filantropia empresarial é computada nos custos de representação do capital, melhorando a imagem da empresa e otimizando o marketing comercial. Além disso, em muitos casos, a legislação permite o abatimento de impostos e a obtenção de subsídios. Qual das seguintes alternativas constitui a conclusão mais apropriada para o texto acima?

  • A.

    As empresas desenvolvem atividades filantrópicas por dois motivos: obtenção de ganhos econômicos e romantismo.

  • B.

    A filantropia empresarial é um tipo de investimento por meio do qual as empresas conseguem vantagens variadas.

  • C.

    As atividades filantrópicas das empresas oneram seus custos, mas as empresas devem desenvolvê-las para limpar sua imagem.

  • D.

    As empresas que não desenvolvem atividades filantrópicas não demonstram sensibilidade social e pioram seu marketing comercial.

  • E.

    Os custos das atividades filantrópicas desenvolvidas pelas fundações empresariais são subsidiados, e as empresas são isentas de impostos.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Como o conflito é inerente à vida em sociedade, não é recomendável a utilização de mediadores para negociar a busca de acordos.

II. O conflito não é um mal em si mesmo, e muitas vezes ele traz oportunidades para as pessoas e para as organizações.

III. Buscar o acordo, trabalhar o consenso e conquistar a cooperação são importantes aspectos da convivência social

  • A.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

  • D.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • E.

    Apenas a afirmativa II está errada.

O conflito está presente em todas as negociações. Se não há conflito, não há negociação. Negociar, portanto, é solucionar conflitos e, superar impasses. O negociador deve perceber os conflitos a tempo, e efetuar correto diagnóstico da situação, impedindo que assumam proporções que dificultem a sua solução. O bom negociador é aquele que:

  • A.

    respeita o impasse, pois a opinião é um direito de cada negociador; faz concessões para evitar mais conflitos; aceita que é difícil detectar o real motivo do impasse e procura outras soluções que aliviem a pressão dos oponentes, mesmo que não resolva completamente o conflito.

  • B.

    não perde tempo detectando o que levou ao impasse, pois o importante é neutralizá-lo.

  • C.

    não tem receio de impasse; analisa o impasse; identifica o impasse; cria alternativas para sair do impasse; controla as ações para resolver o impasse e mantém as soluções encontradas

  • D.

    não identifica o impasse; na incapacidade de resolvê-lo, você tenta minimizá-lo e recua na solução do conflito

  • E.

    é enérgico com os participantes do conflito, pois dessa maneira eles tentarão chegar a um consenso.

Sun Tzu em a Arte da Guerra disse: "Conhecendo a si mesmo e o inimigo, você poderá enfrentar centenas de batalhas sem correr riscos. Conhecendo a si mesmo e não o inimigo, você reduzirá pela metade a chance de vitória. Se você não conhecer a si mesmo e nem o seu inimigo, a batalha resultará em derrota." Regra de Ouro da Negociação: Identifique o perfil de comportamento do seu oponente. Um negociador do perfil pragmático (usa mais a razão e é rápido para tomar atitudes), possui quais características principais?

  • A.

    Formalidade; gestos assertivos, poucos papéis na mesa; vai direto ao assunto; pode se mostrar obstinado.

  • B.

    Organizado; metódico; precisa de muita informação; tom de voz constante

  • C.

    Procura sempre vantagens e desvantagens nas propostas; busca a perfeição.

  • D.

    Forte intuição; não vai direto ao assunto; alta inflexão de voz; vários interesses além da negociação.

  • E.

    Gestos bruscos; facilidade de comunicação; empatia; avaliações subjetivas

Manual é todo e qualquer conjuntos de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos e cumpridos pelos executivos e funcionários da empresa. Diante disso podemos citar como uma vantagem o uso de manuais administrativos:

  • A.

    constituem um ponto de partida, porém não é a solução para todos os problemas da empresa.

  • B.

    são em geral flexíveis.

  • C.

    o custo de preparação é sempre baixo e eficaz.

  • D.

    facilitam o processo de efetivar normas, procedimentos e funções administrativas.

  • E.

    nenhuma das alternativas.

O consultor aventou a possibilidade de implementar manuais eletrônicos, aproveitando as propostas de informatização da empresa. Quais as vantagens desses tipos de manuais? Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Auxílio ao gerenciamento do processo pela avaliação e revisão constante.

II. Possibilita o aumento da eficiência e da eficácia do processo.

III. Os custos de elaboração, manutenção e gerenciamento podem ser elevados.

IV. São de manutenção e acesso mais fácil e rápido , custos mais reduzidos e não ocupam espaços físicos.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • C.

    Apenas 1 afirmativa está certa.

  • D.

    Apenas 2 afirmativas estão certas.

  • E.

    Apenas 3 afirmativas estão certas.

A primeira etapa a ser vencida na elaboração de um plano de negócios é a definição do tema, pois todo o trabalho deriva de sua definição. Qual deve ser o próximo passo?

  • A. Definir o escopo de discussão da equipe do projeto.
  • B. O levantamento de informações e a formação da equipe.
  • C. Buscar a empatia com o consumidor, o cliente.
  • D. Revisão de todo o planejamento elaborado, com especial atenção aos números.
  • E. A elaboração do plano, através do estabelecimento de objetivos e prazos realistas.

Um manual pode ser elaborado da forma mais complicada possível, chegando ao outro extremo de uma situação bastante simplificada. Entretanto, normalmente um manual não contém as seguintes partes básicas:

  • A. índice numérico ou sumário.
  • B. instruções para o uso.
  • C. apêndice ou anexo.
  • D. glossário.
  • E. relatos e experiências.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...