Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para o modelo racional de tomada de decisão é correto afirmar que

  • A. o tomador de decisões tem informações perfeitas (relevantes e acuradas), tem uma lista exaustiva de alternativas entre as quais pode escolher, o tomador de decisões é racional, e ele sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
  • B. o tomador de decisões tem informações quase sempre relevantes, tem uma lista de alternativas as quais pode escolher uma, o tomador de decisões é racional, e ele sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
  • C. o tomador de decisões tem informações acuradas, tem uma lista de alternativas, o tomador de decisões é emocional, e ele sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
  • D. o tomador de decisões tem informações imperfeitas (incompletas e possivelmente imprecisas), não tem um conjunto completo de alternativas ou não entende plenamente aquelas que tem à disposição, tem uma racionalidade definida e se restringe a valores, experiências e hábitos etc.
  • E. o tomador de decisões tem uma lista exaustiva de alternativas entre as quais pode escolher, o tomador de decisões é racional, e ele tem em mente os melhores interesses da organização.

Dentro da nova abordagem de Estratégia Organizacional surgiram três orientações ― escolas empreendedoras, escola de aprendizagem e escola de configuração. Quanto à escola da aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta premissa fundamental.

  • A. O papel da liderança é o de gerenciar o processo de aprendizado estratégico pelo qual as estratégias podem emergir e conceber estratégias deliberadas.
  • B. O aprendizado ocorre de forma lenta por meio do comportamento que desestimula o pensamento retrospectivo.
  • C. A formação de estratégia é um processo de aprendizado da organização ao longo do tempo.
  • D. O papel da liderança é o de conceber o processo de aprendizado estratégico pelo qual as estratégias podem emergir e não preconceber estratégias deliberadas.
  • E. O líder deve aprender a ensinar o sistema coletivo.

Os jovens trabalhadores de hoje, da chamada geração X, possuem valores de trabalho diferentes dos da geração passada. Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da geração X.

  • A.

    Prioridade nas opções de estilo de vida e de trabalho desafiador sobre os ganhos materiais.

  • B.

    Busca pela satisfação no cargo.

  • C.

    Valorização da flexibilidade.

  • D.

    Lealdade a um único empregador.

  • E.

    Valorização da família e dos relacionamentos.

O impacto de novos empreendimentos na economia é surpreendente. Existem várias razões para as pequenas empresas serem uma parte tão dinâmica da economia atual, incluindo mudanças. Assinale a alternativa que não apresenta uma razão de mudanças.

  • A.

    globalização

  • B.

    avanços tecnológicos

  • C.

    diminuição da concorrência

  • D.

    novos nichos de mercados

  • E.

    mudanças econômicas

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

“_________________________ envolve o uso de ferramentas de groupware para apoiar a comunicação, coordenação e colaboração entre os membros de equipes e grupos de trabalho em rede.”

  • A.

    Comércio eletrônico

  • B.

    Empowerment de funcionário

  • C.

    Globalização

  • D.

    Reengenharia

  • E.

    Sistema colaborativo

A reengenharia tornou-se um tópico em voga nos anos 90 do século XX. Ela exige que a administração se organize em torno de processos. Assinale a alternativa que apresenta os processos utilizados pela reengenharia.

  • A.

    Processos de tecnologias da informação.

  • B.

    Processos de competências distintivas.

  • C.

    Processos de tecnologias de comunicação.

  • D.

    Processos de fluxos de trabalho de escritórios.

  • E.

    Processos horizontais.

Assinale a alternativa incorreta a respeito da qualidade total (TQM).

  • A.

    A TQM foi desenvolvida por um americano cuja consultoria permitiu aos japoneses criarem produtos de alta qualidade a preços competitivos.

  • B.

    A TQM recorre à estatística para analisar a variação nos processos de produção.

  • C.

    A TQM foi criticada por alguns por prometer muito e realizar pouco.

  • D.

    A TQM se preocupa exclusivamente com a qualidade do produto final.

  • E.

    A TQM é uma abordagem popular, baseada na filosofia do controle descentralizado.

As técnicas mais avançadas e mais rapidamente disseminadas nos negócios incentivam as empresas a identificar as melhores práticas de seus concorrentes ou das empresas reconhecidas como as líderes em um ramo, comparar-se a elas, copiando as coisas que elas fazem melhor. Qual é o nome dado a essas técnicas?

  • A.

    Benchmarking.

  • B.

    Gestão da qualidade total.

  • C.

    Reengenharia.

  • D.

    Melhoria contínua de processo.

  • E.

    5 S.

A segunda etapa da pesquisa de marketing tem a ver com desenvolvimento do mais eficiente plano para a coleta das informações necessárias. Caso haja dificuldade orçamentária e de prazos para a realização da pesquisa de forma abrangente, uma das opções é a realização de consultas a:

  • A. dados primários.
  • B. dados secundários.
  • C. dirigentes de organismos voltados à exportação.
  • D. modelos de testes especialmente construídos para a análise da questão.
  • E. listas telefônicas, catálogos comerciais e visitas aos locais de exploração.

No planejamento de marketing voltado à exportação, as empresas devem estar atentas não apenas ao conhecimento dos mercados, mas, também, à promoção comercial como uma estratégia fundamental, pois ela:

  • A.

    permite à empresa promover de maneira eficiente seus produtos no Brasil e no exterior.

  • B.

    auxilia a vender os produtos, mesmo que não estejam adequados às exportações.

  • C.

    otimiza o processo produtivo qualitativamente.

  • D.

    contribui para melhorar a logística.

  • E.

    age como um agente de vendas e diminui os custos com o Departamento de Vendas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...