Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) visa construir e gerir projetos orientados para resultados, ou seja, transformar intenções em resultados concretos, materializar uma iniciativa singular, mobilizar e articular recursos públicos e privados, além de estar apoiado em um processo intenso de gestão. Assinale alternativa que representa vantagem na utilização da GEOR.

  • A. Demonstração de resultados, devidamente manipulados, para análise dos órgãos de controle externo.
  • B. A estratégia institucional passa a ser a principal fonte de resultados da organização.
  • C. Total integração da cadeia de suprimentos e estreitamento dos vínculos com todos os elos da cadeia de fornecimento e distribuição.
  • D. Fortalecimento de parcerias internas e externas em torno uma agenda concreta de resultados e ações.
  • E. Construção duradoura de métodos de avaliação de desempenho da organização, com foco principal na armazenagem de dados históricos e estatísticos.

Qual item abaixo não compõe uma necessidade no desenvolvimento de mudança organizacional?

  • A. Suporte da alta administração.
  • B. Consciência sobre o impacto do processo de mudança.
  • C. Preparação da mudança
  • D. Esperar resultados plenos e imediatos.
  • E. Controle.

Associativismo ou ação associativa é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de pessoas ou empresas para representar e defender os interesses dos associados e estimular o desenvolvimento técnico, profissional e social dos associados. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria. Assinale a alternativa que representa aspecto comum a todas as associações.

  • A. Todas as modalidades de associação surgem de um contrato que, enquanto celebrado de forma válida, é norma geral aplicável apenas a diretoria eleita sobre todos os associados.
  • B. Todas pressupõem um conjunto de pessoas dispostas a organizar esforços para a realização de finalidades e objetivos específicos de cada organização envolvida.
  • C. Todas se referenciam a um quadro jurídico-legal específico.
  • D. Quando se constituem plenamente dentro dos requisitos legais, são pessoas físicas iguais aos seus associados.
  • E. Como pessoas físicas, gozam dos atributos de denominação, capacidade jurídica e nacionalidade.

Quem quer obter alguma coisa sem dar nada em troca está esperando uma doação ou um milagre. Devemos negociar para obtermos algo que queremos ou para satisfazer nossas necessidades. Na situação hipotética de necessidade de negociação do reajuste do aluguel do seu apartamento, quais seriam os principais aspectos que você deveria observar para conseguir manter o preço o mais próximo possível do que você paga atualmente?

  • A. O segredo da negociação está em agir com segurança e seguir a intuição, o preparo emocional é o mais importante. Quando há equilíbrio emocional, não há necessidade de gastar tempo com coleta de informações e planejamento estratégico.
  • B. Planejamento; argumentos para discussão; descobrir pontos fracos do oponente e usá-los a fim de coagi-lo a manter o aluguel; usar argumentos coercivos e ameaças.
  • C. Apelar para o lado sentimental do oponente; tentar uma negociação competitiva, onde você poderá levar vantagem; coletar informações que reforcem o seu argumento.
  • D. Informar as suas necessidades reais para o seu oponente; utilizar a negociação cooperativa, onde as duas partes podem lucrar; manter a inflexibilidade na negociação para ter certeza de que conseguirá o que deseja.
  • E. Coletar informações importantes para alicerçar argumentos lógicos; ser flexível; analisar e compreender as necessidades do outro lado; identificar os próprios limites; buscar o maior número possível de alternativas.

Flexibilidade é uma das palavras mais usadas quando o assunto é sucesso na negociação. Podemos considerar uma pessoa flexível quando:

  • A. tem uma postura correta, mantendo sempre seus princípios, pois acredita fielmente neles.
  • B. não tira proveito de situações de ambigüidade, incerteza e insegurança, pois isso não faz parte de uma negociação.
  • C. ela é voltada para oportunidades e não para ameaças. Consegue ver e aproveitar as oportunidades existentes nas diversas situações.
  • D. tem um plano pré-estabelecido, transmitindo confiança ao outro lado, pois cumpre sempre o que prometeu e não causa surpresas.
  • E. tem um comportamento padrão e definido, transmitindo credibilidade nas suas atitudes.

Os melhores negociadores encaram o processo "negocial" com:

  • A.

    seriedade, equilíbrio, ética, planejamento, persistência e flexibilidade.

  • B.

    astúcia, comunicação, inflexibilidade, intuição e agressividade.

  • C.

    paciência, intransigência, equilíbrio, ética e controle total.

  • D.

    cooperatividade, competitividade, dissimulação e confiabilidade.

  • E.

    ética, improviso, estratégia, sagacidade e diplomacia.

Dentre as alternativas abaixo, algumas são identificadas como etapas do processo de negociação. Assinale a alternativa que corresponda a essas etapas.

  • A.

    Negociação do processo de Reengenharia.

  • B.

    Euforia, racionalismo e objetivos claros.

  • C.

    Propor o desarmamento, persistir, levar o outro negociador a participar de seu raciocínio, sentimentalismo.

  • D.

    Definição de objetivos, determinação da margem de negociação, quebra de gelo.

  • E.

    Controle de qualidade da produção dos serviços.

Na análise dos processos administrativos e produtivos da Moveleira Silva & Silva, observou-se a necessidade de implementar um projeto de qualidade organizacional, como uma estratégia para melhorar a competitividade de seus produtos. Examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

I. A gestão da qualidade não é vista como uma ferramenta gerencial.

II. A alta qualidade do produto pode resultar em custos reduzidos, mas não resulta em maior participação no mercado.

III. A eliminação do desperdício, a identificação e correção de defeitos contribuem para a fabricação com qualidade.

IV. A gestão da qualidade total (GQT) é um processo que deve ser implementado somente na gerência de produção da Silva & Silva.

V. Produtos de alta qualidade criam uma imagem positiva da empresa, o que ajuda a acelerar a venda de seus produtos, reduzindo os investimentos em campanhas publicitárias.

  • A.

    Nenhuma afirmativa está certa.

  • B.

    Há 1 afirmativa certa.

  • C.

    Há 2 afirmativas certas.

  • D.

    Há 3 afirmativas certas.

  • E.

    Há 4 afirmativas certas.

A Gerência de Projetos, como filosofia e estratégia gerencial, que pode ser aplicada em quaisquer áreas e níveis organizacionais, podendo permitir, assim, até mesmo à concepção de um verdadeiro "cardápio de projetos" para os diversos segmentos da organização, tem pelo menos duas escolas de ensinamentos, quais sejam:

I - a primeira que fundamenta-se no ciclo de vida do projeto e segmentando o projeto em fases como concepção, planejamento, execução e fechamento/encerramento; a segunda, conhecida como "Universo de Conhecimento da Gerência de Projetos" e cujos pressupostos enfatizam disciplinas que devem ser aplicadas na condução de Projetos, tais como gerenciar custos, recursos humanos, riscos, prazos, escopo, suprimentos, entre outros, de modo a assegurar conformidade e efetividade à Gerência de Projetos.

II - a primeira que fundamenta-se nos pressupostos do Desenvolvimento Organizacional - DO; a segunda que incorpora as premissas da Administração por Sistemas.

III - a primeira, que tem origem a partir dos conceitos tradicionais de gerência de projetos; a segunda que incorpora as fundamentações inerentes ao Desenvolvimento Gerencial - DG e ao Desenvolvimento Organizacional - DO.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III se complementam.

  • E.

    Nenhuma das afirmativas está certa.

Considerando as principais formas ou classes de documentação organizacional, é incorreto afirmar a respeito delas:

  • A. normas internas - estabelecem e comunicam as normas geradas internamente à organização
  • B. registros - geram, mantém e comunicam evidência objetiva de atividades realizadas ou de resultados alcançados na atividade-fim da organização
  • C. comunicação interna - geram, mantém e comunicam informação sobre as atividades da rotina interna
  • D. normas externas - comunicam as normas geradas externamente à organização e aplicáveis ao negócio
  • E. comunicação externa - comunicam e mantém as informações trocadas com outras áreas d organização
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