Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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O posicionamento do produto é elemento crucial no processo mercadológico. Afinal, posicionamento é o modo como o consumidor percebe o produto, é a informação que fica na mente das pessoas. Um correto plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior deve levar em conta essa necessidade. Uma das formas de se obter informação adequada para definição do posicionamento do produto é:

  • A.

    sugerir eventos promocionais de degustação junto aos funcionários da empresa exportadora.

  • B.

    visitar os organismos internacionais de promoção comercial, para obter informações sobre a logística de transporte dos produtos.

  • C.

    revisar toda a definição do composto de marketing, ou seja, os 4 P´s.

  • D.

    lançar o produto sem definição de posicionamento e ajustá-lo, posteriormente, conforme a demanda.

  • E.

    a análise, feita por profissionais de marketing, da comunicação dos produtos concorrentes, em comparação com o produto a ser exportado

Pode-se afirmar que a avaliação é uma ferramenta fundamental na gestão orientada para resultados. Mas vários aspectos metodológicos precisam ser considerados, sob pena de se incorrer em erros que ao final do processo não trarão à organização um retrato fidedigno de sua performance. Alguns desses erros estão citados a seguir, exceto:

  • A.

    o não envolvimento de gestores no processo avaliativo.

  • B.

    o envolvimento de executores no processo avaliativo.

  • C.

    a aplicação sem regularidade, tanto no tempo quanto no uso de metodologias, impossibilitando a construção de séries históricas da evolução dos indicadores de desempenho.

  • D.

    avaliação da performance da empresa sem levar em conta os indicadores anteriormente definidos como medidas de desempenho nos processos de planejamento.

  • E.

    perguntar, em um processo de avaliação de performance, apenas: "conseguimos ou não os resultados esperados?", esquecendo-se de continuar elaborando novos questionamentos, tais como "O que funcionou e o que não funcionou na execução das ações do programa ou plano?".

A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de definição do problema e dos objetivos de pesquisa.

  • A.

    O corpo gerencial não deve definir um problema de maneira muito geral, devendo restringi-lo ao máximo e torná-lo excessivamente limitado, visando à sua eficácia.

  • B.

    Uma orientação superior do tipo "Descubra tudo o que puder sobre as necessidades dos compradores do veículo recém-lançado", suscita uma quantidade desnecessária de informações

  • C.

    A pesquisa pode ser inibitória - cuja meta é demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou novas idéias.

  • D.

    A pesquisa pode ser causal - que procura determinar certas dimensões, tais como quantas pessoas instalariam um novo aparelho de MP4 em seu veículo por R$ 2.000,00.

  • E.

    A pesquisa pode ser descritiva - cujo propósito é testar a relação de causa e efeito.

Uma questão importante sobre levantamento de informações no marketing global é:

  • A.

    possível distorção causada pelo referencial cultural das pessoas que elaboram o questionário

  • B.

    falta da necessidade dos dados coletados, gerando um custo inútil.

  • C.

    falta de pessoal gabaritado para analisar os relatórios e estatísticas que vão gerar a inteligência competitiva.

  • D.

    mudanças de hábitos e costumes tão rápidos que não permitem esse levantamento a tempo hábil.

  • E.

    uma detalhada observação no micro ambiente da empresa de maneira que sejam explicadas todas as variáveis incontroláveis ocorridas nos últimos meses.

A Toyota valeu-se muito da percepção direta quando estava redesenhando o carro de luxo LEXUS LS 400. O engenheiro-chefe da LEXUS e uma equipe de cinco pessoas foram aos Estados Unidos para obter dados básicos sobre o mercado. Entende-se como percepção direta:

  • A.

    informações obtidas diretamente nos bancos de dados de cada país.

  • B.

    algo sensorial que envolve os sentidos, ou seja, significa olhar, sentir, escutar, cheirar ou sentir o gosto pessoalmente e descobrir o que está acontecendo em um determinado país "in loco".

  • C.

    a coleta de informações através dos jornais, revistas e relatórios emitidos nos países estudados.

  • D.

    a tomada de decisões feita com base em relatórios realizados pelos próprios consumidores.

  • E.

    a análise dos relatórios de vendas da empresa e dos seus distribuidores ou representantes.

Observe as afirmativas abaixo para, em seguida, assinalar a alternativa correta.

I - O Mercado de Trabalho pode ser entendido como sendo o conjunto de oportunidades de posições de trabalho oferecidas pelas organizações, em uma determinada região geográfica e em um período também definido.

II - O Mercado de Recursos Humanos pode ser visto como o contingente de mão-de-obra (recursos humanos) presente em um período e espaço geográfico igualmente determinados.

III - Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos, na realidade, são a mesma coisa.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    As afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III estão erradas.

Um bom plano de negócios deve estar amparado em um sistema de informações de marketing, formado por pessoas, equipamentos e procedimentos organizados entre si para administrar informações voltadas para o processo de planejamento de marketing. As informações provém, geralmente, de 4 subsistemas: registros internos, inteligência de marketing, pesquisa de mercado e modelos de apoio à decisão de marketing. Assinale a alternativa correta em relação ao tema

  • A.

    A inteligência de marketing é composta dos dados armazenados em organismos de promoção comercial e associações de classe.

  • B.

    Os modelos de apoio são os registros contábeis, cadastros de vendas e outros registros gerados na operação diária da organização.

  • C.

    Os gerentes de produtos, em especial aqueles voltados para a exportação, devem focar sua atuação na logística de distribuição.

  • D.

    Os registros internos são os modelos matemáticos e gráficos voltados para ajudar o processo decisório da organização.

  • E.

    As pesquisas de mercado devem ter finalidade específica e devem ser realizadas especificamente para as necessidades de informação da organização.

O presidente de certa empresa comercial não quer ser pego de surpresa por acontecimentos importantes do mercado ou da concorrência. Visando prover o presidente com informações, é proposto, então, um sistema de abordagem de análise sistemática, que aborde:

  • A.

    monitoramento, busca, análise, filtro e arquivo.

  • B.

    busca específica, relatórios e descarte.

  • C.

    duplicação, filtragem e contatos pessoais.

  • D.

    compra de relatórios especializados quando necessário.

  • E.

    restrição de acesso a dados pela concorrência.

As empresas japonesas de automóveis investiram em capacidade produtiva nos Estados Unidos devido às preocupações com o acesso ao mercado. Produzindo nos Estados Unidos, eles tinham:

  • A.

    uma fonte de suprimento que não estariam expostas às ameaças de barreiras tarifárias ou não-tarifárias; garantia de venda, pois estavam no mercado local.

  • B.

    segurança quanto à mão de obra mais barata; economia com frete e distribuição.

  • C.

    mais garantia quanto à qualidade exigida; proteção quanto às barreiras tarifárias.

  • D.

    impostos mais baixos por serem estrangeiros; proteção quanto às barreiras não-tarifárias.

  • E.

    suprimento de matéria prima constante e com mais qualidade; simpatia do mercado americano.

Informações baseadas em dados e fatos são fundamentais para que o planejador possa criar táticas identificadas com a realidade do mercado, seja ele interno ou em um novo país a ser explorado. Em muitos países, a disponibilidade de informações é limitada, ou quando estão disponíveis, podem não ser dignas de confiança. Assinale a seguir a alternativa que contempla as principais informações a serem coletadas quando da elaboração de um plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior.

  • A.

    Histórico e tamanho do mercado, estágio da demanda, sazonalidade, segmentação do mercado e atuação da concorrência.

  • B.

    Concorrentes no mercado, histórico de mudanças climáticas, capacidade empreendedora da população local e nível de integração regional da economia.

  • C.

    Existência de joint ventures, análise dos saltos de qualidade, estágio da oferta de produtos similares, análise de SWOT.

  • D.

    Sazonalidade dos ciclos de produção, estrutura interna de geração de matérias-primas, segmentação do transporte logísitico e atuação da concorrência.

  • E.

    Aspectos geográficos do turismo interno, redes de supermercados e pontos de consumo, ambiente histórico da evolução cultural, meios de transporte de passageiros.

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