Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de elaboração e implantação de planos de ação para alcance da estratégia e o processo de elaboração e execução orçamentária da organização mantém forte correlação. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os executivos podem esperar de três a cinco anos (tempo em geral necessário para o alinhamento entre o planejamento estratégico, os planos de ação e o planejamento e execução orçamentárias), para determinar se sua estratégia e visão de empresa são válidos.

II. O planejamento estratégico deve estar vinculado ao orçamento operacional para que a ação esteja vinculada à visão.

III. Para que a alta direção da organização possa monitorar continuamente a maneira como a estratégia está sendo implantada por meio dos planos de ação, devem ser formuladas metas específicas de curto prazo, incorporadas no processo de orçamento.

  • A.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas II e III estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Os clusters industriais, de serviços ou agroindustriais devem satisfazer algumas condições para serem completos e tornarem-se competitivos. Analise as afirmativas a seguir e defina quais indicam as condições mencionadas no enunciado.

I - Alta concentração geográfica (preferencialmente, todo o cluster deve localizar-se em um só município).

II - Existência de todos os tipos de empresas e instituições de apoio, relacionados com o produto/serviço do cluster.

III - Empresas "generalistas" (cada empresa realiza um número diversificado de tarefas);

IV - Presença de muitas empresas de cada tipo.

V - Total aproveitamento de materiais reciclados ou subprodutos.

VI - Baixa cooperação entre empresas, de forma a evitar intercâmbio de informações sigilosas.

VII - Intensa disputa: substituição seletiva permanente.

VIII - Uniformidade de nível tecnológico.

IX - Cultura da sociedade adaptada às atividades do cluster.

Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas

  • B.

    Apenas as afirmativas pares (II, IV, VI e VIII) estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas ímpares (I, III, V, VII e IX) estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e VI estão erradas.

  • E.

    Apenas as afirmativas II e IV estão erradas.

A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de desenvolvimento do plano de pesquisa.p>

  • A.

    O pesquisador deve reunir somente dados secundários ou dados primários. Jamais usá-los complementarmente em uma mesma pesquisa.

  • B.

    Um banco de dados de clientes potenciais ou de clientes regulares é um conjunto organizado de dados abrangentes sobre clientes regulares ou potenciais, atualizado, acessível e utilizável para finalidades de marketing, como geração e qualificação de indicações, venda de um produto ou serviço ou manutenção das relações com os clientes.

  • C.

    Dados primários podem ser coletados de 5 maneiras: pesquisa por observação, focus group, levantamentos telefônicos, dados emocionais e pesquisa científica internacional.

  • D.

    Os questionários são mais adequados à pesquisa a partir de dados subjetivos e não devem ser utilizados para captura de informações objetivas, tais como: mensurar o conhecimento, as convicções, as preferências e o grau de satisfação da população em geral.

  • E.

    Os pesquisadores de marketing têm a escolha de dois importantes instrumentos de pesquisa para a coleta de dados secundários: questionários e instrumentos mecânicos.

Em um mundo globalizado os processos decisórios têm trazido mais riscos à gestão em virtude da natureza complexa dos negócios e do ambiente. Sendo assim, o gestor deverá pautar sempre as suas decisões em uma abordagem gerencial mais atual quando tiver que decidir sobre a resolução cotidiana de problemas ou sobre as práticas de gestão para as quais foi contratado. Diante disto, o que se espera do comportamento (conduta) desse gestor é que ele desenvolva um processo decisório:

  • A.

    unidimensional, decidindo a partir de seu conhecimento em administração, que por ser vasto lhe fará achar, sozinho, a melhor solução. Afinal, foi contratado porque a empresa confia em sua capacidade de decisão.

  • B.

    multidimensional, pois se os problemas são complexos, outras pessoas dos diferentes níveis da organização poderão sofrer os reflexos da decisão tomada, bem como apontar mais causas e mais soluções para uma mesma questão e, portanto, precisarão ser consultadas.

  • C.

    unidimensional, pois a maior parte dos problemas é complexa e exigirão uma visão sistêmica das inter-relações de suas causas.

  • D.

    bidimensional, pois ele e a cúpula da estrutura organizacional serão capazes de decidir, pois, por mais complexa que seja a decisão a ser tomada, ninguém melhor que os administradores estratégicos para reconhecer as ameaças e as forças da organização.

  • E.

    unidimensional, pois o gestor tem que ter objetividade. As decisões precisam ser tomadas com simplicidade e rapidez. Sendo assim, ele tem que identificar o problema, trazer a solução e implementá-la rapidamente.

No Brasil, a promoção de clusters industriais, denominados de Arranjos Produtivos Locais, é um dos eixos da nova estratégia de desenvolvimento econômico e social do Governo Federal. Como conseqüência, um Programa de Arranjo Produtivo Local foi incluído no plano de investimento dos próximos quatro anos (2004-2007), envolvendo diversos órgãos governamentais em políticas e trabalhos conjuntos. Analise as afirmativas, em relação aos objetivos do programa, e marque a alternativa correta.

I - Promover a competitividade e a sustentabilidade dos territórios em que os Arranjos Produtivos Locais estão localizados.

II - Estimular os processos de desenvolvimento descentralizados.

III - Alcançar objetivos específicos relacionados com o crescimento de exportações, a expansão e modernização de processos produtivos básicos;

IV - Ampliar a criação de empregos e a inovação tecnológica e reduzir as diferenças regionais.

V - Tornar cada vez mais forte as empresas transnacionais.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas

  • B.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.

  • E.

    Apenas a afirmativa V está errada.

Segundo Antonio Cury, estudioso da área de Organizações, "quando o processo decisório gerencial está voltado ao relacionamento entre a empresa e o meio ambiente", diz-se que a decisão é:

  • A.

    administrativa.

  • B.

    operacional.

  • C.

    gerencial.

  • D.

    intra-organizacional.

  • E.

    estratégica.

Assinale, dos instrumentos de gestão abaixo relacionados, aquele que, por ter como premissa um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros, provenientes da visão e da estratégia da empresa, permite aos gerentes e executivos melhor controle e avaliação do desempenho.

  • A.

    Preços de transferência.

  • B.

    ABC (Activity Based Costing).

  • C.

    ROI (Return on Investment)

  • D.

    EVA (Economic Value Added).

  • E.

    BSC (Balanced Scorecard).

A quantidade de informação hoje existente que, por sinal, não para de aumentar, em vez de ajudar, pode exercer o efeito contrário na hora da tomada de decisões. O excesso de informações pode prejudicar e fazer com que o fenômeno "ansiedade de informações" tome o lugar da Inteligência Competitiva. Isto significa dizer que:

  • A.

    quanto mais informação uma unidade de Inteligência Competitiva tiver, mais informação ela poderá absorver.

  • B.

    o mais importante não é obter todas as informações, mas processar as informações que são necessárias.

  • C.

    num mundo onde a quantidade de informação dobra a cada dois anos, é melhor não ficar ansioso e apenas usar a informação já assimilada.

  • D.

    quanto mais se conhece, mais se deve conhecer. A falta de conhecimento faz com que a obsolescência prevaleça.

  • E.

    não obstante a obtenção de informações, a Inteligência Competitiva privilegia o empírico.

É importante uma avaliação bem-feita do agente/representante que serão os parceiros da empresa no país importador. Podem ser exclusivos ou não. O agente deve ter conhecimento do produto e do mercado em que atua, ser dinâmico, perseguir os objetivos, ter boa cobertura geográfica e rede de contatos qualificada. Assinale a alternativa que representa o item a ser observado quando da decisão de assinar um contrato de representação com um agente no país importador:

  • A.

    Garantir bonificações materiais e pecuniárias ao agente/representante quando houve alcance da meta estabelecida.

  • B.

    É necessário já ter feito a avaliação da capacidade exportadora da empresa/produto.

  • C.

    Escolher o primeiro agente/representante contactado, de forma a preservar o relacionamento.

  • D.

    Treinar o agente no país importador na cultura e costumes nacionais, mediante visitas ao país exportador.

  • E.

    Supervisionar pessoalmente os contatos feitos pelo agente/representante parceiro da empresa no país importador e verificar ele está valorizando a marca do produto adequadamente.

Assinale a seguir a alternativa que indica algumas das variáveis que, prioritariamente, influenciam a seleção de feiras e exposições.

  • A.

    Número de expositores no evento; número de visitantes; perfil dos visitantes.

  • B.

    Variedade de produtos e volume de vendas realizadas durante a feira.

  • C.

    Redução nos gastos com propaganda; número de visitantes; otimização das embalagens.

  • D.

    Cultura do país anfitrião; qualidade dos visitantes; vendas realizadas durante a feira.

  • E.

    Aumento de vendas imediato; número de expositores no evento; retorno do investimento a curto prazo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...