Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de elaboração e implantação de planos de ação para alcance da estratégia e o processo de elaboração e execução orçamentária da organização mantém forte correlação. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os executivos podem esperar de três a cinco anos (tempo em geral necessário para o alinhamento entre o planejamento estratégico, os planos de ação e o planejamento e execução orçamentárias), para determinar se sua estratégia e visão de empresa são válidos.
II. O planejamento estratégico deve estar vinculado ao orçamento operacional para que a ação esteja vinculada à visão.
III. Para que a alta direção da organização possa monitorar continuamente a maneira como a estratégia está sendo implantada por meio dos planos de ação, devem ser formuladas metas específicas de curto prazo, incorporadas no processo de orçamento.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Somente as afirmativas II e III estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Os clusters industriais, de serviços ou agroindustriais devem satisfazer algumas condições para serem completos e tornarem-se competitivos. Analise as afirmativas a seguir e defina quais indicam as condições mencionadas no enunciado.
I - Alta concentração geográfica (preferencialmente, todo o cluster deve localizar-se em um só município).
II - Existência de todos os tipos de empresas e instituições de apoio, relacionados com o produto/serviço do cluster.
III - Empresas "generalistas" (cada empresa realiza um número diversificado de tarefas);
IV - Presença de muitas empresas de cada tipo.
V - Total aproveitamento de materiais reciclados ou subprodutos.
VI - Baixa cooperação entre empresas, de forma a evitar intercâmbio de informações sigilosas.
VII - Intensa disputa: substituição seletiva permanente.
VIII - Uniformidade de nível tecnológico.
IX - Cultura da sociedade adaptada às atividades do cluster.
Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão certas
Apenas as afirmativas pares (II, IV, VI e VIII) estão certas.
Apenas as afirmativas ímpares (I, III, V, VII e IX) estão certas.
Apenas as afirmativas III e VI estão erradas.
Apenas as afirmativas II e IV estão erradas.
A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de desenvolvimento do plano de pesquisa.p>
O pesquisador deve reunir somente dados secundários ou dados primários. Jamais usá-los complementarmente em uma mesma pesquisa.
Um banco de dados de clientes potenciais ou de clientes regulares é um conjunto organizado de dados abrangentes sobre clientes regulares ou potenciais, atualizado, acessível e utilizável para finalidades de marketing, como geração e qualificação de indicações, venda de um produto ou serviço ou manutenção das relações com os clientes.
Dados primários podem ser coletados de 5 maneiras: pesquisa por observação, focus group, levantamentos telefônicos, dados emocionais e pesquisa científica internacional.
Os questionários são mais adequados à pesquisa a partir de dados subjetivos e não devem ser utilizados para captura de informações objetivas, tais como: mensurar o conhecimento, as convicções, as preferências e o grau de satisfação da população em geral.
Os pesquisadores de marketing têm a escolha de dois importantes instrumentos de pesquisa para a coleta de dados secundários: questionários e instrumentos mecânicos.
Em um mundo globalizado os processos decisórios têm trazido mais riscos à gestão em virtude da natureza complexa dos negócios e do ambiente. Sendo assim, o gestor deverá pautar sempre as suas decisões em uma abordagem gerencial mais atual quando tiver que decidir sobre a resolução cotidiana de problemas ou sobre as práticas de gestão para as quais foi contratado. Diante disto, o que se espera do comportamento (conduta) desse gestor é que ele desenvolva um processo decisório:
unidimensional, decidindo a partir de seu conhecimento em administração, que por ser vasto lhe fará achar, sozinho, a melhor solução. Afinal, foi contratado porque a empresa confia em sua capacidade de decisão.
multidimensional, pois se os problemas são complexos, outras pessoas dos diferentes níveis da organização poderão sofrer os reflexos da decisão tomada, bem como apontar mais causas e mais soluções para uma mesma questão e, portanto, precisarão ser consultadas.
unidimensional, pois a maior parte dos problemas é complexa e exigirão uma visão sistêmica das inter-relações de suas causas.
bidimensional, pois ele e a cúpula da estrutura organizacional serão capazes de decidir, pois, por mais complexa que seja a decisão a ser tomada, ninguém melhor que os administradores estratégicos para reconhecer as ameaças e as forças da organização.
unidimensional, pois o gestor tem que ter objetividade. As decisões precisam ser tomadas com simplicidade e rapidez. Sendo assim, ele tem que identificar o problema, trazer a solução e implementá-la rapidamente.
No Brasil, a promoção de clusters industriais, denominados de Arranjos Produtivos Locais, é um dos eixos da nova estratégia de desenvolvimento econômico e social do Governo Federal. Como conseqüência, um Programa de Arranjo Produtivo Local foi incluído no plano de investimento dos próximos quatro anos (2004-2007), envolvendo diversos órgãos governamentais em políticas e trabalhos conjuntos. Analise as afirmativas, em relação aos objetivos do programa, e marque a alternativa correta.
I - Promover a competitividade e a sustentabilidade dos territórios em que os Arranjos Produtivos Locais estão localizados.
II - Estimular os processos de desenvolvimento descentralizados.
III - Alcançar objetivos específicos relacionados com o crescimento de exportações, a expansão e modernização de processos produtivos básicos;
IV - Ampliar a criação de empregos e a inovação tecnológica e reduzir as diferenças regionais.
V - Tornar cada vez mais forte as empresas transnacionais.
Todas as afirmativas estão certas
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.
Apenas a afirmativa V está errada.
Segundo Antonio Cury, estudioso da área de Organizações, "quando o processo decisório gerencial está voltado ao relacionamento entre a empresa e o meio ambiente", diz-se que a decisão é:
administrativa.
operacional.
gerencial.
intra-organizacional.
estratégica.
Assinale, dos instrumentos de gestão abaixo relacionados, aquele que, por ter como premissa um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros, provenientes da visão e da estratégia da empresa, permite aos gerentes e executivos melhor controle e avaliação do desempenho.
Preços de transferência.
ABC (Activity Based Costing).
ROI (Return on Investment)
EVA (Economic Value Added).
BSC (Balanced Scorecard).
A quantidade de informação hoje existente que, por sinal, não para de aumentar, em vez de ajudar, pode exercer o efeito contrário na hora da tomada de decisões. O excesso de informações pode prejudicar e fazer com que o fenômeno "ansiedade de informações" tome o lugar da Inteligência Competitiva. Isto significa dizer que:
quanto mais informação uma unidade de Inteligência Competitiva tiver, mais informação ela poderá absorver.
o mais importante não é obter todas as informações, mas processar as informações que são necessárias.
num mundo onde a quantidade de informação dobra a cada dois anos, é melhor não ficar ansioso e apenas usar a informação já assimilada.
quanto mais se conhece, mais se deve conhecer. A falta de conhecimento faz com que a obsolescência prevaleça.
não obstante a obtenção de informações, a Inteligência Competitiva privilegia o empírico.
É importante uma avaliação bem-feita do agente/representante que serão os parceiros da empresa no país importador. Podem ser exclusivos ou não. O agente deve ter conhecimento do produto e do mercado em que atua, ser dinâmico, perseguir os objetivos, ter boa cobertura geográfica e rede de contatos qualificada. Assinale a alternativa que representa o item a ser observado quando da decisão de assinar um contrato de representação com um agente no país importador:
Garantir bonificações materiais e pecuniárias ao agente/representante quando houve alcance da meta estabelecida.
É necessário já ter feito a avaliação da capacidade exportadora da empresa/produto.
Escolher o primeiro agente/representante contactado, de forma a preservar o relacionamento.
Treinar o agente no país importador na cultura e costumes nacionais, mediante visitas ao país exportador.
Supervisionar pessoalmente os contatos feitos pelo agente/representante parceiro da empresa no país importador e verificar ele está valorizando a marca do produto adequadamente.
Assinale a seguir a alternativa que indica algumas das variáveis que, prioritariamente, influenciam a seleção de feiras e exposições.
Número de expositores no evento; número de visitantes; perfil dos visitantes.
Variedade de produtos e volume de vendas realizadas durante a feira.
Redução nos gastos com propaganda; número de visitantes; otimização das embalagens.
Cultura do país anfitrião; qualidade dos visitantes; vendas realizadas durante a feira.
Aumento de vendas imediato; número de expositores no evento; retorno do investimento a curto prazo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...