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A divisão das tarefas entre as unidades de trabalho de uma organização caracteriza o que se convencionou chamar de critérios de departamentalização. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Uma estrutura que se subdivida em mercado interno e exportações é do tipo territorial quando as necessidades da clientela são totalmente distintas.
Uma estrutura por produto é especialmente indicada quando o mesmo produto tem características diferentes de apresentação e embalagem, dependendo de sua destinação.
Uma estrutura por produto é especialmente indicada quando o mesmo produto tem características diferentes de apresentação e embalagem, dependendo de sua destinação.
O critério geográfico é o preferencial quando a organização depende de muitos fornecedores dispersos em locais muito distantes.
Um ente público cuja estrutura contemple uma secretaria da educação e outra da criança e do adolescente estará combinando o critério funcional e o por cliente/usuário.
A elaboração e a aplicação de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que
o ambiente externo modifica-se muito pouco e lentamente.
as formulações estratégicas são incapazes de prever as turbulências no horizonte do tempo de projeção das próprias estratégias.
estratégias bem sucedidas pressupõem capacidade de negociação para sensibilizar e persuadir outras pessoas.
a comunicação das estratégias, com vistas a assegurar uniformização do entendimento, deve ser feita na mesma linguagem para todas as áreas e níveis da estrutura organizacional.
as incertezas, as ameaças e as oportunidades decorrem das contingências do ambiente externo, provocadas pelo ambiente interno.
Clima organizacional pode ser conceituado como a forma visível de manifestação de cultura. A propósito do assunto, assinale a alternativa correta.
A cultura diz respeito ao caráter mais profundo da organização, envolvendo suas origens, o processo de definição de seus valores básicos e a modelagem de seus padrões culturais.
ima organizacional refere-se à percepção que as pessoas não-pertencentes à organização têm desta.
Os artefatos constituem-se nos componentes mais profundos da cultura organizacional, caracterizados pela ideologia e pelos julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, tanto em relação aos elementos internos quanto aos externos.
A linguagem é um dos símbolos mais importantes da cultura organizacional. As pessoas que falam a mesma língua partilham a mesma cultura.
Entre os símbolos da cultura organizacional, os mitos relacionam-se à perpetuação da cultura dominante. Uma de suas características é combinarem elementos da realidade e da ficção.
O fluxograma que permite um maior detalhamento das operações, capaz de exibir os fluxos alternativos mais utilizados pelas empresas, também chamado de fluxogramas de procedimentos, é o
horizontal.
vertical.
sintético.
diagrama de blocos.
global ou de coluna.
Os símbolos acima apresentados significam, da esquerda para a direita,
ponto de decisão, operação, terminal e movimento.
ponto de decisão, terminal, operação e transporte.
escolha de alternativas, transporte, terminal e movimento.
operação, terminal, ponto de decisão e movimento.
escolha de alternativas, processo, operação e transporte.
Acerca das principais ferramentas da qualidade, o gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e em que sua altura diz respeito à respectiva frequência é chamado de
histograma.
folhas de verificação.
gráficos de dispersão.
diagrama de pareto.
diagramas de causa-efeito.
O sistema desenvolvido no Japão que visa, sobretudo, ao combate ao desperdício de materiais e à busca por estoques cada vez mais baixos é conhecido como
MRP.
MRP II.
just in time.
UEPS.
PEPS.
As equipes, assim como as pessoas, desenvolvem estilos específicos para lidar com o conflito, os quais se baseiam no desejo de satisfazer os próprios interesses versus os interesses da outra parte. O estilo de administrar conflitos que reflete a assertividade para impor o seu próprio interesse e é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta em ações importantes ou impopulares, durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária, denomina-se estilo
de evitação.
competitivo.
de compromisso.
de acomodação.
de colaboração.
Entre os principais métodos tradicionais de avaliação de desempenho utilizados nas organizações, a técnica em que o líder observa e registra fatos excepcionalmente positivos e os excepcionalmente negativos na atuação do avaliado, focalizando as exceções positivas e negativas, no comportamento profissional das pessoas, denomina-se método
dos incidentes críticos.
das escalas gráficas.
da pesquisa de campo.
da escolha forçada.
de frases descritivas.
O poder é a capacidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais, o que distingue a posição de liderança. Dos tipos de poder organizacional, aquele que está baseado nos talentos e nas habilidades, que deriva dos talentos especiais, do conhecimento e da experiência anterior de um gerente, é o poder
carismático.
de referência.
de informação.
de especialização.
coercitivo.
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