Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica da organização linear.
As comunicações entre pessoas ou unidades são feitas unicamente por meio das linhas existentes no organograma, denominadas canais de comunicação.
A autoridade baseia-se na especialização e no conhecimento.
Cada subordinado reporta-se simultaneamente a vários superiores especializados, porém somente acerca do assunto da especialidade de cada um.
As comunicações entre os órgãos ou os cargos existentes na organização são efetuadas diretamente, sem necessidade de intermediação hierárquica, pois elas não seguem a cadeia de comando.
As decisões são delegadas aos órgãos ou aos cargos especializados detentores do conhecimento necessário para melhor implementá-las.
A respeito da comunicação vertical, assinale a alternativa incorreta.
Há fluxo de informação tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima, na cadeia de comando organizacional.
É também chamada de comunicação formal.
Inclui a comunicação que diz aos níveis subordinados à diretoria o que fazer e como fazer.
Ocorre em qualquer direção dentro da organização e inclui boatos, rumores e fofocas, que podem começar por qualquer pessoa, intencionalmente ou não.
Ocorre quando os empregados enviam sugestões aos superiores.
Assinale a alternativa que não apresenta um tipo de departamentalização.
funcional
por produtos e serviços
por clientela
por fornecedor
por projeto
Assinale a alternativa que indica uma metodologia de pesquisa utilizada em administração que tem as seguintes características:
- é realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e, nessa metodologia, os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo;
- utiliza método de condução de pesquisa aplicada, orientada para elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções;
- adota método intervencionista, que permite ao pesquisador testar hipóteses sobre o fenômeno de interesse, implementando e acessando as mudanças no cenário real.
Projetista
Estudo de casos
Pesquisa de avaliação
Análise de conteúdo
Pesquisa-ação
Assinale a alternativa que apresenta uma teoria de aprendizagem que tem as seguintes características:
- o aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados;
- o aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões; aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento; e
- a instrução é relacionada a contextos e a experiências pessoais.
Teoria construtivista de Bruner
Epistemologia genética de Piaget
Teoria sociocultural de Vygotsky
Teoria da flexibilidade cognitiva
Teoria da inclusão
As organizações sempre foram constituídas por processos. No entanto, a administração das organizações é feita por meio de uma estrutura que privilegia as áreas funcionais. Considerando que a era digital contempla a administração de processos, assinale a alternativa correta dentro dessa nova perspectiva.
A verticalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema.
Todas as organizações podem ser desmembradas em áreas funcionais que atravessam as fronteiras dos processos.
O processo de compras é considerado como um dos mais importantes processos centrais nas organizações.
A necessidade de uma ligação estreita entre as fontes de insumos e os clientes é fator determinante na identificação dos processos centrais.
Entre os processos de apoio, destaca-se o desenvolvimento de produtos e serviços.
Existem várias teorias sobre a liderança, as quais podem ser reunidas em três grandes grupos: teorias de traços de personalidade, teorias relativas aos estilos de liderança e teorias situacionais de liderança. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
I As teorias dos traços de personalidade baseiam-se no pressuposto de que certas pessoas possuem uma mistura de traços de personalidade que, depois de definidos, podem ser utilizados para identificar potenciais líderes e para avaliar a eficácia da liderança.
II As teorias situacionais de liderança tentam explicá-la, recorrendo a variáveis situacionais. Essas teorias permitem ao líder uma maior versatilidade na sua atuação, uma vez que o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, de acordo com a situação.
III As teorias dos estilos de liderança estudam a liderança em uma perspectiva de comportamento do líder em relação às pessoas de um grupo ou de uma organização.
IV Nas teorias dos estilos de liderança destaca-se a que utiliza três estilos de liderança: autocrático, democrático e o liberal.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
4
A forma de dividir as tarefas entre os departamentos depende de princípios chamados critérios de departamentalização. Com base em conceitos e aplicações concernentes ao assunto, assinale a alternativa correta.
O critério territorial é recomendado quando a empresa opera em locais diferentes e há necessidade de se restringir a sua autonomia, centralizando-se as decisões e concentrando-se os recursos.
A organização por produto é especialmente indicada quando a empresa trabalha com poucos produtos, com diferenças mínimas entre si.
O critério da organização por fornecedor é recomendado quando a organização possui fornecedores em vários locais e tem em vista a maior satisfação desses fornecedores.
As organizações de projetos aplicam-se a atividades temporárias, para cada projeto; a organização temporária utiliza os recursos das unidades funcionais.
O conjunto de valores em vigor em uma empresa, suas relações e sua hierarquia, definindo padrões de comportamento e de atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração constitui
cultura organizacional.
clima organizacional.
ambiente de trabalho.
comportamento gerencial.
ética da administração.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Não é exemplo de decisão estruturada a
aquisição de matéria-prima para abastecimento do processo produtivo.
contratação de colaboradores para substituir outros demissionários.
programação da produção, considerando o volume de vendas projetado.
contratação de serviços para manutenção de rotina.
construção de uma nova fábrica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...