Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas entidades em geral, as atividades relacionadas com o ponto de vista do tempo em que deverão ser feitas, e que estabelece a ligação entre os grandes objetivos e diretrizes e os procedimentos do planejamento em um prazo mais restrito são chamados de planejamento
em longo prazo.
de temporalidade.
em médio prazo.
sazonal.
em curto prazo.
Acerca do planejamento operacional, assinale a alternativa correta.
Preocupa-se basicamente com o que fazer no nível em que as tarefas são executadas.
É projetado para longo prazo.
É definido pela cúpula da organização.
Envolve a empresa como um todo.
Trata de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial.
As organizações são consideradas um sistema social, formado por pessoas que se unem para atingir objetivos comuns. Uma das características desse sistema é que seu resultado é sempre maior do que a soma das partes envolvidas. Essa característica é chamada de
sinergia.
interação com o ambiente.
equilíbrio econômico.
equifinalidade.
entropia.
Uma das etapas do planejamento estratégico, em que se define a razão pela qual a organização existe e que apresenta informações como os tipos de produto ou de serviço que a empresa oferece é a
missão organizacional.
visão organizacional.
análise do ambiente interno.
análise do ambiente das tarefas.
análise do ambiente feral.
Acerca das teorias a respeito da motivação das pessoas nas organizações, aquela que apresenta as necessidades humanas distribuídas em uma pirâmide de importância no comportamento humano, em cuja base estão as necessidades mais baixas e recorrentes, enquanto no topo estão as mais sofisticadas, foi elaborada por
Alderfer.
Herzberg.
McGregor.
McClelland.
Maslow.
O tipo de estratégia em que a organização enfoca uma única linha de negócios, visando obter vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado e eficiente, além de evitar os problemas que envolvem a administração de muitos negócios, é conhecida como estratégia de
estabilidade.
crescimento.
rotatividade.
concentração.
liquidação.
Assinale a alternativa correta relativamente aos componentes da estratégia.
Do ponto de vista do escopo da organização, a análise de sua estratégia requer a identificação da participação dos fornecedores nas compras.
O estudo das vantagens competitivas possibilita entender por que os consumidores têm preferência ou rechaçam determinado produto ou serviço.
A participação no mercado acompanha a composição da cesta de produtos e serviços da organização.
A taxa interna de retorno é um dos indicadores de desempenho de natureza qualitativa.
O uso dos recursos significa avaliar a composição das fontes de recursos da organização.
Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia, a relação pretendida da organização com seu ambiente. Assinale a alternativa correta relativa aos componentes da estratégia.
A existência de um mercado com grande número de concorrentes constitui importante vantagem competitiva.
O plano estratégico deve definir a participação pretendida de cada cliente no faturamento e de cada produto nas vendas.
A fatia do mercado dominada pela empresa não é um fator estratégico relevante quando suas operações são realizadas com o exterior.
Os principais indicadores utilizados para medir o desempenho de uma organização são de natureza qualitativa.
A análise do uso dos recursos tem natureza quantitativa; a forma de utilização desses recursos revela a ênfase atribuída às diferentes áreas de atuação da organização.
Assinale a alternativa que apresenta dois tipos de aprendizagem nas organizações.
formal e disforme
espontânea e forçada
arbitrária e participativa
transcendental e mundana
natural e induzida
A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva. Acerca dessas estratégias, assinale a alternativa correta.
A verticalização é a estratégia que prevê que a empresa produzirá tudo o que puder.
O exemplo clássico de estratégia de compras adotado pela Ford no início do século XX foi a horizontalização.
Uma das grandes vantagens da horizontalização é a independência de terceiros.
A estratégia da horizontalização exige maior investimento em instalações e equipamentos.
Entre as principais vantagens da verticalização, está a redução de custos, pois a empresa não necessita de novos investimentos em instalações industriais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...