Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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O relacionamento entre empresas é um dos fenômenos empresariais de maior crescimento na atualidade. As estratégias de relacionamento entre empresas no mercado internacional permitem que uma organização possa ampliar seu conjunto de recursos e capacidades necessários à obtenção de uma alta performance nesses mercados. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.

  • A.

    O ambiente competitivo do comércio internacional inibe a formação de relacionamentos empresariais motivados pela desconfiança e possibilidade de vazamento de informações estratégicas.

  • B.

    A aquisição de novas tecnologias, a conquista de novos clientes estrangeiros e a definição e organização do canal de marketing internacional são temas que devem ser discutidos sempre com a presença dos órgãos governamentais de fomento à exportação, com forma de evitar conflito entre as empresas.

  • C.

    Os relacionamentos empresariais no mercado internacional oferecem a oportunidade de a empresa concentrar seu foco nas suas competências essenciais enquanto consegue, por meio das parcerias, os outros elementos de sua oferta competitiva

  • D.

    Os acordos relativos à produção e logística pretendem, normalmente, reduzir o volume da atividade da organização, fazendo com que ela substitua a economia de escala pela economia de nichos.

  • E.

    Nos relacionamentos empresariais no mercado internacional, novas habilidades e processos devem ser eliminados, evitando assim conflitos entre as instituições motivadas por inovações não contempladas quando da assinatura dos termos de parcerias.

Das alternativas abaixo, qual é aquela que não se refere a um exemplo de técnica recomendada para uma negociação eficaz?

  • A. Tomada de decisão com base em critérios objetivos.
  • B. Desenvolvimento de alternativas para o caso de não se obter um acordo.
  • C. Desenvolvimento de opções que proporcionem benefícios mútuos.
  • D. Fixação numa perspectiva única, o que garante a objetividade da atuação do negociador.
  • E. Solicitação de feedback ao interlocutor para avaliar a clareza das proposições

Pelo Termo de Referência elaborado pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), um APL deve ter a seguinte caracterização:

  • A.

    ter empreendimentos de mesmo porte no território e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.

  • B.

    ter um número significativo de empreendimentos no território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.

  • C.

    ter um amplo número de empreendimentos semelhantes no território nacional, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de sindicalismo classista

  • D.

    ter um baixo número de empreendimentos no estado e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de controle

  • E.

    ser escolhido pelo governo brasileiro para representar as micro e pequenas empresas do seu setor no comércio internacional, e que compartilhe a liderança com as demais empresas do grupo.

Em relação às habilidades de negociação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os conceitos de habilidade e atitude, em termos de competências negociais, são sinônimos.
  • B. O conceito de habilidade refere-se exclusivamente ao conjunto de competências técnicas.
  • C. A evidência de que uma pessoa seja hábil em negociação é sempre revelada por sua capacidade de obter vantagens unilaterais.
  • D. A noção de habilidade está vinculada a uma dimensão cognitiva de domínio de conceitos teóricos.
  • E. O conceito de habilidade está relacionado a características pessoais do negociador que contribuem para a obtenção da melhor opção de acordo entre as partes.

Entre as alternativas a seguir, qual se refere às etapas relacionadas à gestão do conhecimento em organizações?

  • A.

    Contabilização, descarte e avaliação.

  • B.

    Padronização, normatização e eliminação.

  • C.

    Seleção, estratificação e descarte.

  • D.

    Distribuição, regulamentação e reestruturação.

  • E.

    Codificação, disseminação e aplicação.

Assinale a alternativa que indica vantagem da utilização de recursos visuais em apresentações públicas.

  • A.

    As figuras são elaboradas pela mente com um pequeno esforço.

  • B.

    Os recursos visuais permitem ao apresentador direcionar a atenção da audiência para seus objetivos.

  • C.

    O que você ouve, você guarda melhor.

  • D.

    As figuras dificilmente ilustram as tarefas às quais as palavras não se adaptam.

  • E.

    Os recursos visuais devem contar com alta tecnologia

Nas negociações mediadas, são considerados como papéis de um mediador as seguintes opções, exceto:

  • A.

    fixar opções de acordo a partir de sua opinião pessoal

  • B.

    ajudar a aumentar as opções disponíveis para um acordo.

  • C.

    facilitar as sessões em que as partes geram alternativas.

  • D.

    estruturar as discussões.

  • E.

    identificar os pontos nos quais os interesses e valores se coadunam.

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a você mesmo, perderá todas as batalhas."

(Sun Tzu)

Na análise do ambiente interno da organização, analise as afirmativas abaixo como fatores sobre os quais a organização tem controle e assinale a alternativa correta.


 I. Cenário econômico nacional. 
II. Localização dos pontos de venda. 
III. Políticas governamentais de exportação e importação. 
IV. Tecnologias empregadas no processo produtivo.

  • A.

    Somente as afirmativas II e III estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Somente as afirmativas III e IV estão certas.

  • E.

    Somente as afirmativas II e IV estão certas.

Muitos são os novos conceitos e novas práticas que vêm sendo introduzidas na Gestão de Pessoas. Os exemplos abaixo indicam algumas delas.

I - Emprowerment, que consiste em dar mais autonomia aos empregados, atribuindo-lhes mais responsabilidades e permitindo-lhes mais autonomia, propriedade e autoridade em relação ao trabalho.

II - Mentoring, que consiste em promover o desenvolvimento pessoal e evolução profissional do empregado mais jovem, por intermédio da atuação de uma pessoa reconhecidamente muito experiente, sábia e competente, que dedicará ao empregado instrução, aconselhamento e patrocínio, enfim apoio e orientação em todos os sentidos.

III - Outplacement, que consiste em concentrar as ações de desenvolvimento profissional nas áreas/locais responsáveis pelas atividades finalísticas da organização (o seu negócio-a sua razão de ser), passando então, em consequência, a contratar serviços de terceiros para a execução daquelas demais atividades, acessórios, de apoio, que não se incluem no cerne dos seus objetivos estratégicos.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Leia a frase que se segue e assinale a alternativa que contém o par de opções que completa corretamente as lacunas. "O mediador desempenha as funções de ____________ e não deve tomar partido de nenhuma das partes. Uma das principais funções do mediador é facilitar ____________ de modo a que os interlocutores se concentrem nos assuntos em pauta e não desviem a discussão para outras questões."

  • A.

    Julgador; o conflito entre as partes

  • B.

    Avaliador; o processo das conversações.

  • C.

    Intermediário; o estabelecimento das posições individuais.

  • D.

    Julgador; o estabelecimento das posições individuais.

  • E.

    Intermediário; o processo das conversações.

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