Questões de Administração da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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A técnica vivencial que tem como pressuposto a expressão da personalidade mediante um papel social atribuído, de tal forma que o candidato deve expressar-se de acordo com a linguagem e dimensões desse papel, à luz da doutrina de RH, denomina-se:

  • A.

    psicodrama;

  • B.

    prova situacional;

  • C.

    dinâmica de grupo;

  • D.

    ação reforçadora;

  • E.

    ação dramatizadora.

Existe um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas. Está sendo citado o padrão de:

  • A.

    cultura organizacional;

  • B.

    socialização organizacional;

  • C.

    desenvolvimento;

  • D.

    ambiente;

  • E.

    estratégia.

Empreender não é uma tarefa simples, pois múltiplos aspectos devem ser considerados no planejamento das ações. A caracterização dos grupos de clientes, as necessidades dos clientes e a tecnologia a ser empregada são dimensões que definem um(a):

  • A.

    plano logístico de localização;

  • B.

    negócio;

  • C.

    visão da empresa;

  • D.

    avaliação estratégica interna;

  • E.

    rede de fornecedores logísticos.

Nas organizações, o sistema que trabalha com os dados no nível macro, extraídos de forma seletiva das operações das funções empresariais da empresa, que considera ainda o meio ambiente interno e o externo, auxiliando na tomada de decisão da alta administração, denomina-se sistema:

  • A.

    processador de transações;

  • B.

    de informações gerenciais;

  • C.

    de informações estratégicas;

  • D.

    contábil-analítico;

  • E.

    processador da gerência.

A tecnologia de informação que objetiva fornecer informações empresariais a partir de uma base de dados, ou seja, atua como uma ferramenta de consulta às bases de dados das funções empresariais para a apresentação de informações de forma simples e amigável, atendendo às necessidades dos executivos da alta administração principalmente, alinha-se mais propriamente com a ideia de:

  • A.

    análise prospectiva;

  • B.

    prospecção de cenários;

  • C.

    sistema de apoio a decisões;

  • D.

    EIS;

  • E.

    análise multicriterial.

A tecnologia de informação que é formada por um conjunto de ferramentas que, por meio do uso de algoritmos de aprendizado ou baseados em redes neurais e estatística, são capazes de explorar um grande conjunto de dados, extraindo destes conhecimentos sob a forma de hipóteses e de regras, recebe a designação de:

  • A.

    tecnologia Olap;

  • B.

    sistema gerenciador de banco;

  • C.

    sistemas referenciados;

  • D.

    Data Mining;

  • E.

    Data Warehouse.

Os agrupamentos organizados de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos para gerar um parecer fundamentado ou sugerir uma decisão em uma área, domínio ou disciplina, atuando com profissionais que são experts em determinado domínio, são conhecidos pela designação de:

  • A.

    sistemas artificiais;

  • B.

    inteligência artificial;

  • C.

    MRP;

  • D.

    sistemas especialistas;

  • E.

    DATABASE.

As teorias da administração evoluíram a partir de experiências realizadas e avaliações de seus resultados. Em 1927 foi iniciada uma pesquisa na Western Eletric Company para avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. Esta pesquisa ficou conhecida como:

  • A.

    experimentos de Hawthorne;

  • B.

    estudos de ergonomia;

  • C.

    análise de grupo operacional;

  • D.

    censo laboral;

  • E.

    análise de fisiologia do trabalho.

A técnica que tenta captar o que o cliente precisa e como isso pode ser conseguido é denominada:

  • A.

    método de Taguchi;

  • B.

    engenharia de valor;

  • C.

    triagem;

  • D.

    engenharia de função;

  • E.

    desdobramento da função qualidade.

Dentre as “Limitações à Tarefa de Planejamento” existe uma em que os produtos e serviços devem ter conformidade com os dados limites de tolerância projetados para o produto ou serviço. Esta é a limitação de:

  • A.

    espaço;

  • B.

    custo;

  • C.

    capacidade;

  • D.

    tempo;

  • E.

    qualidade.

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