Questões de Administração da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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A definição de Teoria no estudo das Idéias Fundamentais das Teorias da Administração, refere-se ao:

  • A.

    Conjunto de proposições que procuram explicar a teoria.

  • B.

    Conjunto de proposições que procuram explicar os fatos baseados em teoria.

  • C.

    Conjunto de idéias que buscam explicar os fatos da teoria e da prática.

  • D.

    Conjunto de idéias que procuram explicar os fatos do cotidiano.

  • E.

    Conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática.

João é gerente de marketing na Cia XYZ. Sabendo que a natureza do trabalho de sua equipe exige criatividade e flexibilidade, João dá total liberdade ao grupo para tomar decisões, atuando somente quando solicitado. As tarefas são divididas pelos próprios membros da equipe, com a mínima intervenção de João. Pode-se afirmar que João adota um estilo de liderança

  • A.

    democrática.

  • B.

    autocrática.

  • C.

    comportamental.

  • D.

    liberal.

  • E.

    despreparada.

A motivação pode ser definida como o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos. A teoria da motivação proposta por Herzberg é conhecida como a teoria dos fatores satisfacientes e insatisfacientes. NÃO consiste em um fator satisfaciente

  • A.

    a realização pessoal

  • B.

    o progresso profissional

  • C.

    as condições de trabalho

  • D.

    o trabalho em si

  • E.

    a responsabilidade

Determinada organização prestadora de serviços que planeja adotar o sistema de recompensas e de punições do sistema consultivo de administração deve ter ênfase nas:

  • A. Recompensas sociais.
  • B. Recompensas materiais.
  • C. Punições e medidas disciplinares.
  • D. Punições e medidas disciplinares com menor arbitrariedade.
  • E. Recompensas simbólicas.

Um diretor de Recursos Humanos, constantemente ocupado com o aumento do desempenho da administração de salários, dos planos de benefícios sociais, da higiene e segurança do trabalho e das relações trabalhistas, pode contribuir diretamente para o aumento da abrangência das Políticas de:

  • A. Aplicação de Recursos Humanos.
  • B. Desenvolvimento de Recursos Humanos.
  • C. Monitoração de Recursos Humanos.
  • D. Manutenção de Recursos Humanos.
  • E. Provisão de Recursos Humanos.

Uma organização que opta pelo recrutamento externo deve considerar que este meio:

  • A. É mais rápido e econômico.
  • B. Apresenta maior índice de validade e de segurança.
  • C. Pode envolver planos de carreiras de pessoal.
  • D. Desenvolve um sadio espírito de competição entre os funcionários.
  • E. Aproveita os investimentos de outras empresas em treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Uma organização cujo desenho de cargos é decorrente e dependente de duas variáveis – diferenças individuais das pessoas e tarefas envolvidas – utiliza o modelo:

  • A. Clássico ou tradicional.
  • B. Humanístico ou de Relações Humanas.
  • C. Motivacional.
  • D. Contingencial.
  • E. De Enriquecimento de Cargos.

Uma organização que observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos para avaliar o desempenho de seus funcionários utiliza o método:

  • A. Dos incidentes críticos.
  • B. Da escolha forçada.
  • C. De pesquisa de campo.
  • D. De comparação aos pares.
  • E. De frases descritivas.

Uma organização possui como principais características suas equipes autogeridas, o empowerment dos funcionários e as informações abertas. Sua diretoria atua de acordo com que tendência do pensamento administrativo?

  • A. Teoria dos sistemas.
  • B. Organização de aprendizagem.
  • C. Abordagem contingencial.
  • D. Gestão da qualidade total.
  • E. Abordagem das ciências comportamentais.

Uma organização cujos programas de estímulo à motivação dos funcionários focam nas necessidades de realização, de afiliação e de poder dos indivíduos orienta-se por qual teoria da motivação?

  • A. Da Hierarquia das Necessidades.
  • B. ERG.
  • C. Da Equidade.
  • D. Da Expectativa.
  • E. Das Necessidades Adquiridas.
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