Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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Em relação à avaliação do desempenho no trabalho, especificamente acerca da avaliação participativa por objetivos, assinale a alternativa correta.

  • A. Tem como características, por exemplo, formulação de objetivos consensuais; comprometimento pessoal com os objetivos; e, retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.
  • B. É um dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho que se fundamenta em escalas e fatores de produtividade.
  • C. Fundamenta-se nos métodos de pesquisa de campo e de escala gráfica.
  • D. Fundamenta-se no método de incidentes críticos para a avaliação de objetivos.
  • E. É um método de avaliação que se fundamenta na comparação de fatores e na comparação por pares.

No contexto do planejamento estratégico organizacional, a elaboração dos objetivos estratégicos pressupõe que tenham sido realizados a (o)

  • A. elaboração da missão e o orçamento.
  • B. análise SWOT e as estimativas de resultados esperados.
  • C. elaboração da missão, a análise de mercado e a análise SWOT.
  • D. orçamento, as metas e os resultados esperados.
  • E. análise de mercado, a missão e as metas.

Acerca do Balanced Scorecard (BSC), assinale a alternativa correta.

  • A. A definição de metas deve anteceder o estabelecimento dos indicadores no BSC.
  • B. O acompanhamento de ações tático-operacionais, por meio de indicadores de desempenho, é a principal característica do BSC.
  • C. A estrutura do BSC é formada por quatro indicadores: econômico, cliente, processos internos e eventos externos.
  • D. A perspectiva processos internos do BSC considera os indivíduos no que diz respeito a capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional, em termos de investimentos no seu futuro.
  • E. Na perspectiva tecnológica do BSC, os sistemas de apoio à gestão representam os principais instrumentos para a implementação da estratégia das organizações.

Muitas empresas já adotaram o Balanced Scorecard e suas primeiras experiências com o uso dessa ferramenta demonstraram que ela atende a várias necessidades gerenciais. A esse respeito, segundo a teoria de Kaplan e Norton, as perspectivas que envolvem essa ferramenta para a definição dos indicadores de desempenho são as seguintes:

  • A. perspectiva do cliente; financeira; do mercado; e, global.
  • B. perspectiva de recursos humanos; financeira; da concorrência; e, dos clientes.
  • C. perspectiva do cliente; financeira; de pessoas; e, do mercado.
  • D. perspectiva do cliente; financeira; perspectiva global; e, da inovação e aprendizado.
  • E. perspectiva do cliente; financeira; perspectiva interna da empresa; e, da inovação e aprendizado.

Os indicadores de desempenho são medidas que ajudam a gerenciar os resultados da organização, além de redirecionarem e ajustarem as ações para o alcance dos objetivos. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. Para a gestão da qualidade, um indicador a ser considerado é o índice de reclamação dos usuários/clientes de determinado serviço e (ou) produto.
  • B. O índice de processos devolvidos por erro de preenchimento de formulários é um exemplo de indicador de produtividade.
  • C. Um exemplo de indicador de capacidade é o índice de satisfação de usuários/clientes de determinado serviço e (ou) produto.
  • D. A eficiência é a relação entre o resultado obtido de um indicador de qualidade e o índice considerado padrão.
  • E. Os indicadores de capacidade medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre saídas produzidas pelo nível de satisfação do usuário/cliente.

A respeito de mapeamento de processos da organização, assinale a alternativa correta.

  • A. A previsão de indicadores de desempenho trata do estabelecimento de interação entre processos e integração das informações.
  • B. Para selecionar os macroprocessos, recomenda-se utilizar o critério de priorização; nesse caso, os processos que impactam os resultados operacionais são menos importantes.
  • C. A atividade inicial do mapeamento é identificar quantos e quais são os processos a serem mapeados e descritos.
  • D. Não é possível se utilizar da ferramenta de benchmarking.
  • E. A coleta de dados para levantamento da situação vigente do processo deve conter, no mínimo, nome do processo, objetivo e mecanismos.

Fatores críticos de sucesso são condições essenciais para que um processo de trabalho seja desempenhado com êxito. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

  • A. os fatores críticos de sucesso não determinam em que medida a organização poderá atingir os próprios objetivos.
  • B. os fatores críticos de sucesso, em geral, são as necessidades da organização.
  • C. é possível criar as normas organizacionais, se identificados apenas os fatores críticos de sucesso.
  • D. um fator crítico de sucesso de um determinado processo sempre vai depender do resultado de outro fator crítico de sucesso.
  • E. avaliação e seleção de fornecedores podem ser considerados fatores críticos de sucesso do processo de compras.

Quanto à gestão da qualidade dentro das organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. É preciso identificar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle de processos sejam eficazes.
  • B. É suficiente identificar somente os macroprocessos da organização, pois eles são os principais
  • C. Devem-se eliminar as auditorias internas, uma vez que o sistema de gestão de qualidade já foi implantado.
  • D. As ferramentas de qualidade ajudam no processo de identificação e eliminação de custos de conformidade.
  • E. O manual da qualidade indica o detalhamento e a comprovação do que é feito na organização.

Assinale a alternativa que indica funções da administração de recursos humanos.

  • A. Cargos e salários; treinamento e desenvolvimento; e, atividades financeiras.
  • B. Treinamento e desenvolvimento; compras; e recrutamento e seleção.
  • C. Recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; e, cargos e salários.
  • D. Departamento de pessoal; transparência corporativa; e, qualidade.
  • E. Remuneração; treinamento e desenvolvimento; e, pesquisa.

Quanto aos elementos formadores da cultura organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Regras e regulamentos e opinião pública.
  • B. Ritos, valores e motivação.
  • C. Pesquisa de clima organizacional e ritos.
  • D. Ritos, valores e crenças.
  • E. Avaliação de desempenho, valores e motivação.
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