Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com os conceitos modernos de administração, a inovação leva as organizações e (ou) a nação a uma situação de

  • A. aumento de arrecadação.
  • B. aumento de competitividade.
  • C. aumento da máquina pública.
  • D. aumento do custo de vida.
  • E. diminuição de processos.

A promoção adequada das condições ambientais de trabalho diz respeito às seguintes variáveis:

  • A. ruídos e disputas de poder.
  • B. iluminação e temperatura.
  • C. ruídos, temperatura e habilidades do profissional.
  • D. jornada de trabalho, espaço físico e medidas de prevenção.
  • E. jornada de trabalho, riscos à saúde e segurança.

De acordo com o estudo sobre o macroambiente de marketing, ou seja, o ambiente externo da empresa, assinale a alternativa correta.

  • A. O ambiente externo pode ser modificado pelo profissional de marketing, já que é algo controlável pela empresa. Ele pode analisar esse ambiente para que consiga aproveitar algumas oportunidades de mercado.
  • B. A análise do ambiente externo é extremamente importante para o profissional de marketing, pois mesmo que ele não possa controlá-lo, consegue identificar variáveis importantes para o desenvolvimento de estratégias de mercado.
  • C. A gestão estratégica de mercado consegue influenciar o comportamento do consumidor, no processo de decisão de compra, apenas controlando as variáveis do ambiente externo da empresa.
  • D. A gestão estratégica de mercado consegue influenciar o comportamento do consumidor, no processo de decisão de compra, apenas controlando as variáveis do ambiente externo da empresa, e também desenvolvendo uma boa pesquisa de necessidades desse consumidor.
  • E. Número de atendimentos e serviços mais requeridos são exemplos de variáveis da análise do ambiente externo.

É correto afirmar que a análise SWOT

  • A. é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente). É usada como base para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização.
  • B. é também conhecida como composto mercadológico e auxilia o gestor de marketing na identificação do comportamento do respectivo consumidor (ou público-alvo).
  • C. é um sistema de pesquisa exploratória para verificar a posição da organização perante o ambiente interno.
  • D. auxilia a empresa na identificação de pontos fortes e fracos da organização, elementos do ambiente externo.
  • E. diz respeito à análise da indústria e suas respectivas forças competitivas de mercado.

O planejamento que tem como objetivo otimizar determinada área e não a empresa como um todo é denominado

  • A. planejamento tático.
  • B. planejamento estratégico.
  • C. planejamento operacional.
  • D. planejamento organizacional.
  • E. planejamento institucional.

Uma das ferramentas de diagnóstico estratégico comumente utilizada pelas organizações é a Análise Swot, que tem entre suas perspectivas de análise os (as)

  • A. pontos fortes, que são as variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las.
  • B. pontos fracos, que são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa, em relação ao ambiente.
  • C. oportunidades, que são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.
  • D. ameaças, são as variáveis internas e não controláveis pela empresa que podem criar situações desfavoráveis para a mesma.
  • E. surpresas, que são variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem surpreender positiva ou negativamente.

O Balanced Scorecard é composto por quatro perspectivas, entre elas a perspectiva

  • A. financeira, que está relacionada com medidas relativas à satisfação do cliente, como payback, fluxo de caixa descontado e valor econômico agregado.
  • B. processos externos da empresa, que centra-se nos processos logísticos e de transporte e conta com medidas como lead time.
  • C. processos internos da empresa, que representam o estágio relevante do ciclo de vida do produto ou serviço e se baseiam em medidas como aumento de vendas e retorno sobre capital investido.
  • D. clientes, que centra-se nos processos ligados ao alcance do valor esperado pelos clientes, tanto em relação a produtividade como eficiência.
  • E. de aprendizagem e crescimento, que tem como foco as habilidades e capacidades internas, de modo a alinhá-las aos objetivos estratégicos da organização.

Dentro do ambiente de trabalho, algumas ações podem contribuir com a conservação dos equipamentos disponíveis no escritório. Acerca dessas ações, assinale a alternativa correta.

  • A. Manter os monitores ligados durante todo o dia, independentemente de estarem em atividade, pois isso facilita o trabalho e agiliza o tempo de resposta das ações.
  • B. Manter os computadores ligados de um dia para o outro, o que facilita o serviço, pois permite agilidade no início da execução dos trabalhos.
  • C. Configurar computadores para entrarem em modo de espera após 10 minutos de inatividade, e modo de hibernação após 30 minutos.
  • D. Manter o modo de economia de energia da copiadora desligado; dessa forma, as cópias serão efetuadas de maneira mais rápida, evitando o tempo necessário para o aquecimento.
  • E. Manter as luzes sempre acessas, garantindo a segurança do ambiente de trabalho.

Com relação à qualidade em serviços, é correto afirmar que significa entregar

  • A. serviços de qualidade, atendendo perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo, o que os clientes esperam.
  • B. serviços bons, independentemente do que os clientes esperam.
  • C. um conjunto de características nos serviços, que atendam parcialmente as expectativas dos clientes.
  • D. um serviço que atenda as expectativas da empresa e dos consumidores, de maneira a encontrar o equilíbrio entre esses pontos.
  • E. serviços que consigam aliar custos baixos a atendimento parcial das expectativas dos clientes.

QUESTÃO 29 Considere hipoteticamente que determinada empresa iniciou o processo de planejamento visando organizar suas ações para os próximos cinco anos. Durante o processo, identificou-se uma grande chance de crescimento no mercado em que a empresa atua, trazendo uma estimativa de que seus produtos teriam um aumento de demanda de cerca de 45%, a cada ano, para os próximos três anos. Considerando as informações apresentadas e com base em conhecimentos de planejamento, assinale a alternativa correta quanto à análise desse cenário, a partir da matriz FOFA (SWOT).

  • A. Por se tratar de uma oportunidade de mercado, trata-se de uma força interna da empresa.
  • B. Deve ser visto como uma ameaça, pois pode demonstrar uma fraqueza da empresa que não conseguiu atingir todo o mercado disponível no período atual.
  • C. Por meio de um plano de melhorias para suas fraquezas internas, utilizando as próprias forças, a empresa deve enfrentar as ameaças externas, buscando aproveitar as oportunidades geradas pelo mercado, visando atingir os objetivos traçados.
  • D. A empresa deve esquecer suas fraquezas e concentrar-se nas próprias forças, para conseguir acompanhar o crescimento do mercado.
  • E. Ameaças e oportunidades são geradas a partir da análise do ambiente interno à organização, quanto às forças e fraquezas que representam variáveis externas, ou seja, que estão fora do controle dos gestores.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...