Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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Considere hipoteticamente que um incêndio no depósito de material de consumo de determinado órgão gerou a perda de materiais. Felizmente ninguém ficou ferido, porém aconteceu um prejuízo ao patrimônio. Com base nessa situação hipotética e nos conceitos de variação patrimonial, é correto afirmar que ocorreu

  • A. uma superveniência ativa do patrimônio.
  • B. uma insubsistência do passivo.
  • C. uma insubsistência do ativo, ou seja, diminuição do ativo.
  • D. uma superveniência passiva, ou seja, diminuição do passivo em decorrência de fatos que independem da gestão.
  • E. um fato contábil misto, ou seja, alterações positivas e negativas no patrimônio, derivadas de uma ação da gestão.

Durante o processo de reorganização do órgão, os responsáveis propuseram que a departamentalização levasse em consideração as atividades executadas, de forma que houvesse a criação de uma unidade organizacional. Assim, seria possível uma maior especialização nas atividades e um maior controle a respeito das tarefas executadas. Dessa forma, chegou-se aos departamentos de gestão de pessoas, de administração e de tecnologia da informação. Considerando esse tema e conceitos de departamentalização, é correto afirmar que o texto apresenta características da departamentalização

  • A. por território.
  • B. por cliente.
  • C. matricial.
  • D. mista.
  • E. por funções.

Organizações são compostas por pessoas, sendo assim, entender o comportamento delas e como ele influencia as organizações se torna cada vez mais importante. Com relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A motivação, segundo Maslow, é alcançada por meio de dois grandes blocos de necessidades, que são os fatores de higiene e os motivacionais.
  • B. A teoria X e Y, de Victor Vroom, constitui a relação entre valência e expectativa, para se alcançar a motivação.
  • C. Liderança é o fenômeno em que um indivíduo demonstra a capacidade de comando e o poder de conseguir com que os subordinados aceitem suas ordens.
  • D. Na liderança democrática, o líder possui papel de estimulador da própria equipe, porém a equipe possui liberdade para, com o suporte do líder, decidir por onde seguir.
  • E. A avaliação de desempenho nunca deve ser feita pelo superior imediato devido ao contato diário com o subordinado, pois, assim, essa avaliação poderá ficar contaminada.

As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito, que é inerente à vida de cada indivíduo. Considerando que a área de gestão de pessoas de um órgão público busca dirimir os conflitos existentes no órgão, existem três abordagens administrá-los. De acordo com a abordagem estrutural, o conflito

  • A. surge quando uma parte reage cooperativamente ao comportamento da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes.
  • B. surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.
  • C. é solucionado quando as partes trabalham juntas para resolver problemas e identificam soluções do tipo ganha-ganha.
  • D. é identificado quando são utilizados meios estruturais para influenciar a relação das pessoas, determinando previamente os procedimentos e conflitos.
  • E. surge quando da criação de terceiras partes para auxiliar na implementação de soluções do tipo ganha-ganha.

No que se refere às ações que demonstram um atendimento de qualidade, assinale a alternativa correta.

  • A. Tratar o cliente com intimidade, chamando-o de “querido” ou de “meu filho”, demonstra uma aproximação com ele.
  • B. Durante o atendimento, admite-se demonstrar irritação e preocupação com outros assuntos.
  • C. Caso não saiba alguma informação, deve-se informar o cliente e pedir que ele procure outro local para esclarecimento da dúvida.
  • D. É importante demonstrar que se pode e quer ajudar o cliente e também expressar uma atitude positiva.
  • E. Quando se estiver inseguro a respeito da informação a ser repassada, é preciso interromper o cliente durante a fala, pois, assim, ele se cansará e desistirá de fazer o questionamento.

Para que haja uma equipe de trabalho, é necessário que as pessoas tenham comportamentos distintos. A respeito de equipes de trabalho e do comportamento dos membros dessas equipes, assinale a alternativa correta.

  • A. Compartilham suas ideias, visando melhorar o desempenho do processo como um todo, pensando no desempenho coletivo.
  • B. Mantêm postura autoritária, de maneira a garantir o foco nos objetivos traçados.
  • C. Desconfiam dos integrantes da equipe, pois acreditam que sempre existe alguém querendo tirar vantagem das situações.
  • D. Traçam os objetivos pessoais dos membros da equipe, de forma a garantir que cada um lute pelo próprio objetivo, pois a competição entre os integrantes garante o crescimento da equipe.
  • E. Realizam comunicação passiva, ou seja, se perguntarem algo, o integrante responde; caso não seja questionado, ele não colabora com o trabalho dos outros.

Dentro do processo de comunicação, existem alguns comportamentos que influenciam diretamente na interpretação da mensagem pelo receptor. A respeito desse assunto, é correto afirmar que o comportamento

  • A. agressivo é aquele no qual o receptor se encontra em um clima agressivo, porém não há distorção na comunicação, pois o ambiente é propício ao entendimento da mensagem.
  • B. assertivo é aquele em que o receptor deixa clara a sua postura e se faz entender pela afirmativa da própria mensagem, chegando a passar ansiedade pelo modo enfático de transmiti-la.
  • C. defensivo é aquele em que há um mecanismo de defesa que impede que o receptor se concentre na mensagem, distorcendo o real significado que o emissor está tentando transmitir.
  • D. passivo ocorre quando o receptor não reage às mensagens emitidas, ou seja, não existe defesa; então, a distorção da mensagem será mínima.
  • E. receptivo ocorre quando o receptor está aberto a receber a mensagem, porém o ambiente não é propício; então, o receptor perde a concentração no significado da mensagem, o que aumenta a distorção no conteúdo da comunicação.

As empresas têm natureza competitiva e disputam entre si a preferência dos mesmos clientes. A empresa mais competitiva é aquela que consegue transformar um grande número de pessoas em seus clientes, obter lucro e sobreviver disso. Uma organização eficaz e eficiente tem grande probabilidade de ser competitiva, mas há vários fatores a serem levados em consideração quanto à competitividade. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta os fatores que podem ser considerados vantagens competitivas, a título de exemplo.

  • A. Domínio de fontes de matéria-prima e domínio de tecnologia clonada.
  • B. Imagem negativa junto aos clientes e à sociedade e sistema ineficiente de produção.
  • C. Qualidade do produto ou serviço e domínio da tecnologia.
  • D. Sistema ineficiente de produção e qualidade do produto ou serviço.
  • E. Sistema ineficaz de distribuição e posse de capital.

A organização que se diferencia e agrupa suas atividades com base no tipo de pessoa ou agência para quem o trabalho será realizado emprega o tipo de departamentalização

  • A. por projeto.
  • B. funcional.
  • C. por base territorial.
  • D. por serviço.
  • E. por clientela.

Com o intuito de alcançar seus objetivos empresariais, as organizações devem procurar garantir o sucesso de suas equipes de trabalho. Isso ocorre por meio da

  • A. inexistência de estímulo ao treinamento dos membros da equipe.
  • B. falta de motivação dos membros da equipe.
  • C. inexistência de apoio aos líderes da equipe.
  • D. ausência de repasse de feedback sobre o desempenho da equipe.
  • E. construção e divulgação de objetivos bem definidos que permitam que a equipe compreenda as metas a serem perseguidas.
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