Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que o método da escala gráfica é o mais utilizado e divulgado na avaliação de desempenho, assinale a alternativa que indica os três processos de classificação mais conhecidos desse método.

  • A. Escalas gráficas contínuas, escalas gráficas semicontínuas e método da escolha forçada.
  • B. Escalas gráficas contínuas, escalas gráficas semicontínuas e escalas gráficas descontínuas.
  • C. Método dos incidentes críticos, método da escolha forçada e método de pesquisa de campo.
  • D. Método de pesquisa de campo, escalas gráficas semicontínuas e escalas gráficas descontínuas.
  • E. Escalas gráficas contínuas, método da escolha forçada e método de pesquisa de campo.

Considere que a Funpresp-Exe tenha, nos respectivos quadros, uma boa equipe de trabalho e que, para aprimorar ainda mais o quadro de pessoal, abra outro processo seletivo. Nesse caso hipotético, é correto afirmar que o tipo de equipe existente na instituição caracteriza-se pela(s)

  • A. Objetividade em compartilhar informações.
  • B. Sinergia neutra.
  • C. Multifuncionalidade das equipes
  • D. Responsabilidade individual.
  • E. Habilidades aleatórias e variadas.

É correto afirmar que grupo de trabalho é aquele que apresenta

  • A. interação basicamente para reter informações.
  • B. necessidade e oportunidade de engajamento em um trabalho coletivo.
  • C. sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior que a soma das contribuições individuais.
  • D. dois ou mais indivíduos, em interação e interdependência, que se unem para atingir um objetivo.
  • E. habilidade complementar.

Considerando que um grupo pode ser classificado em diferentes tipos, assinale a alternativa que indica a classificação e a definição de um desses tipos.

  • A. Grupo informal é aquele definido pela estrutura da organização, com atribuições específicas que estabelecem tarefas necessárias para a realização de um trabalho.
  • B. Grupo de comando é composto de pessoas que se reportam diretamente a um superior, mantendo a informalidade da estrutura.
  • C. Grupos de tarefa são definidos pela organização, formados por pessoas que se reúnem para executar determinada tarefa.
  • D. Grupo formal é aquele em que as pessoas se reúnem para atingir um objetivo comum pelo qual o indivíduo se interessa.
  • E. Grupo de interesse se forma frequentemente, porque os membros possuem algumas características em comum. São as alianças sociais que costumam extrapolar o ambiente de trabalho.

No ambiente organizacional de trabalho, os grupos geralmente passam por um processo evolutivo, que se pode chamar de modelo de cinco estágios de desenvolvimento de grupo. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta quanto aos estágios de desenvolvimento do grupo.

  • A. Desenvolvimento do grupo, formação, comando, tormenta e normatização.
  • B. Formação, comando, interrupção, tarefa e normatização.
  • C. Formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção.
  • D. Formação e estágios I, II, III, IV.
  • E. Comando, formação, tarefa, desempenho e interrupção.

Considere que a Funpresp-Exe, no respectivo processo seletivo, determina as exigências do conhecimento em gestão como um fator primordial para os futuros ocupantes dos cargos funcionais. Acerca desse tema, é correto afirmar que os fatores mais significativos relacionados ao desempenho das equipes são

  • A. as habilidades e personalidades dos próprios membros, a alocação de papéis e a diversidade, o tamanho da equipe e as preferências dos membros pelo trabalho em equipe.
  • B. a percepção do papel, as expectativas do papel e o contrato psicológico.
  • C. os papéis, as normas, o status, o tamanho e a coesão.
  • D. as habilidades e personalidades dos próprios membros, um clima de confiança, o tamanho da equipe e as preferências dos membros pelo trabalho em equipe.
  • E. os recursos adequados, uma liderança eficaz, um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e recompensas.

Assinale a alternativa que descreve o processo da comunicação.

  • A. O receptor codifica a mensagem e a transmite por um meio (canal) até o emissor, que a decodifica. Posteriomente, é feita a verificação do sucesso da transmissão, o feedback.
  • B. O emissor codifica a mensagem e a transmite por um meio até o receptor, possibilitando assim o feedback.
  • C. Esse processo é o ato de repassar uma mensagem.
  • D. O emissor codifica a mensagem e a transmite por um meio (canal) até o receptor, que a decodifica. Posteriormente, é realizada a verificação do sucesso da transmissão, o feedback.
  • E. A comunicação se justifica pelo propósito de uma mensagem a ser transmitida pelo receptor ao emissor.

É correto afirmar que a educação corporativa se justifica

  • A. pela ausência das organizações.
  • B. pela atuação do Estado junto ao empresariado.
  • C. pelas organizações que se isentam da responsabilidade.
  • D. pelo deslocamento do papel do empresariado para o Estado na direção de projetos educacionais.
  • E. pela isenção do Estado em fornecer para o mercado mão de obra adequada.

As teorias contemporâneas de motivação, apesar de serem muito conhecidas, não resistiram às análises mais detalhadas ou perderam a respectiva aceitação, além de haver uma série dessas teorias com graus de validação empírica. Com base nesse contexto, é correto afirmar que a teoria contemporânea é assim denominada porque

  • A. representa o que de mais avançado existe atualmente para explicar a motivação dos trabalhadores.
  • B. representa os fundamentos mais estudados.
  • C. esse período da década de 1950 foi frutífero para o desenvolvimento de conceitos sobre a motivação.
  • D. foram formuladas quatro teorias.
  • E. esse período foi muito criticado, embora questionável em sua validade, mas ainda, é provavelmente, a teoria mais conhecida e estudada sobre a motivação dos trabalhadores.

Para que uma diversificação corporativa seja economicamente valiosa, duas condições devem ser atendidas: economias de escopo valiosas e a diversificação para explorar economias de escopo operacionais. Acerca desse tema, assinale a alternativa na qual esses requisitos são atribuídos.

  • A. Diversificação corporativa não relacionada.
  • B. Algum tipo de vínculo entre a maioria dos negócios.
  • C. Diversificação corporativa relacionada.
  • D. Valor da diversificação corporativa.
  • E. Diversificação corporativa limitada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...