Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao planejamento estratégico e sua prática, assinale a alternativa correta.

  • A. O processo de planejamento estratégico prescinde da análise crítica da organização em seu ponto presente e do que se objetiva em um ponto futuro.
  • B. A expressão planejamento estratégico restringe-se ao arcabouço teórico e metodológico da administração de empresas, uma vez que esta distancia-se da área educacional.
  • C. A eficácia do planejamento estratégico vincula-se diretamente à rigidez e ao engessamento dele.
  • D. Os processos educacionais que ocorrem dentro da empresa têm, no planejamento estratégico, uma relevante ferramenta nas tomadas de decisão e na efetividade dos processos.
  • E. O planejamento estratégico compreende uma função de caráter burocrático exclusiva da gestão.

Com relação a metodologias de mapeamento de competências, assinale a alternativa correta.

  • A. Os estudos mais recentes sobre mapeamento de competências confirmam ser praticamente impossível mapeá-las, uma vez que essa prática interfere diretamente na subjetividade do ser.
  • B. O mapeamento de competências é relevante apenas durante o processo de seleção, sendo incapaz de influenciar nas ações da equipe a médio e longo prazos.
  • C. O mapeamento de competências lança mão de um trabalho multidisciplinar na busca por constituir equipes capazes de atingir o êxito dos trabalhos desenvolvidos pela instituição.
  • D. As teorias que dissertam sobre esse assunto defendem que tal prática se mostra eficaz apenas quando desenvolvida pelos profissionais da área de psicologia.
  • E. O trabalho em equipe pouco ou em nada sofre influência do mapeamento de competências.

Cohen e Manion (1994) trazem importantes contribuições acerca da prática e do uso de instrumentos quantitativos e qualitativos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A. A pesquisa de natureza quantitativa é a única capaz de verdadeiramente atender aos interesses das organizações.
  • B. Os objetivos das instituições em nada interferem na seleção das metodologias de pesquisa a serem utilizadas nos processos educacionais.
  • C. A pesquisa quantitativa refere-se unicamente aos aspectos subjetivos do indivíduo.
  • D. A pesquisa qualitativa dispensa totalmente a utilização de entrevistas, grupos focais, observações e análises de discurso.
  • E. No exercício do pedagogo nas organizações, a prática das metodologias de pesquisa se torna fundamental para o alcance dos objetivos dentro dos processos desenvolvidos.

Considerando o espectro organizacional, deve-se destacar a grande relevância da prática da pesquisa operacional dentro das instituições. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. A aplicação de metodologias de pesquisa operacional é algo recente, uma vez que ela surgiu a partir da década de 2000.
  • B. A pesquisa operacional prescinde da utilização do método científico nas respectivas análises.
  • C. As instituições lançam mão desse recurso na busca por introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão.
  • D. A gestão na perspectiva emancipatória dispensa esse artifício, uma vez que se trata de um recurso de pouca eficiência para os trabalhos em equipe.
  • E. Por se tratar de uma prática oriunda do século passado, a pesquisa operacional está cada vez mais em desuso nas instituições.

Quanto à prática da pesquisa aplicada ao ambiente organizacional, é correto afirmar que

  • A. se observa pouca aplicabilidade dessa prática no cenário de atuação de empresas do serviço público.
  • B. se refere a uma prática exclusiva dos pedagogos organizacionais.
  • C. dispensa a utilização de metodologias bem definidas, uma vez que elas podam a criatividade da equipe.
  • D. auxilia de maneira significativa os processos desenvolvidos pela instituição.
  • E. traz contribuições relevantes unicamente para a equipe gestora.

No que se refere ao conceito e à prática do e learning, assinale a alternativa correta.

  • A. Compreende um modelo de ensino que faz uso de tecnologias na busca por oportunizar momentos de formação não presencial.
  • B. Exige obrigatoriamente a presença do gestor na elaboração e tomada de decisões acerca do que é pertinente ser ensinado nos processos formativos.
  • C. Trata-se de um modelo que prescinde da utilização da tecnologia nos processos desenvolvidos.
  • D. Atua de maneira descontextualizada da cena contemporânea da educação corporativa e, por isso, caiu no ostracismo, nos últimos anos, no âmbito empresarial.
  • E. Defende que as situações de aprendizagem devem ocorrer exclusivamente a distância.

Considerando a formação corporativa continuada mediada pelas tecnologias de informação e comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Por focar exclusivamente o uso das tecnologias, esse modelo formativo não se mostra viável ao setor público, uma vez que muitas instituições não possuem recursos para tal.
  • B. Não compõe o exercício pedagógico, estando esse modelo restrito apenas ao de tecnologias da informação.
  • C. O exercício desse tipo de formação é ineficaz para a construção de modelos emancipatórios de equipe, uma vez que todo uso de tecnologias é alienado.
  • D. Esse formato é recente, sendo agregado aos processos organizacionais somente na última década.
  • E. No mundo contemporâneo, é de extrema relevância a utilização de tecnologias de informação e comunicação para a eficácia dos processos formativos.

A respeito do plano permanente de desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se de um modelo de baixa eficácia, uma vez que esse tipo de plano exige competências desinteressantes aos objetivos de qualquer tipo de organização.
  • B. Ocorre única e exclusivamente em instituições do Poder Público.
  • C. A constante evolução e a melhoria do quadro de profissionais da instituição possuem vinculação direta e intrínseca com esse plano.
  • D. Construir um tipo de plano como esse exige muito tempo da equipe, o que faz com que a organização gaste esforços com algo irrelevante para o próprio êxito.
  • E. A pedagogia empresarial considera prescindível o plano permanente de desenvolvimento de pessoal.

De acordo com os conceitos propostos por Michael Porter a respeito de liderança de custos, diferenciação e enfoque, assinale a alternativa correta.

  • A. A diferenciação atua de maneira idêntica à liderança em custos.
  • B. Tais conceitos tiveram grande valia na década de 1980, estando hoje em desuso por não se adequarem ao mundo empresarial contemporâneo.
  • C. A diferenciação acontece quando a instituição se posiciona de maneira semelhante a outras empresas no mercado.
  • D. O enfoque acontece quando, dentro do mercado, a empresa resolve se destacar apenas em uma determinada parte ou nicho.
  • E. Os três formatos propostos por Michael Porter podem ser utilizados simultaneamente em uma organização, sem nenhuma dificuldade ou prejuízo para a empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a diferença primordial entre trabalho em grupo e trabalho em equipe.

  • A. No grupo, o trabalho e as decisões são sempre realizados em conjunto, enquanto, nas equipes, o trabalho é sempre individual e as decisões são tomadas somente pelo líder.
  • B. Nos grupos, a responsabilidade por resultados é individual e, nas equipes, as responsabilidades são coletivas.
  • C. Os grupos têm objetivos de trabalho compartilhados, ainda que cada um tenha metas específicas, enquanto, nas equipes, os objetivos de trabalho são individuais.
  • D. Nos grupos, o desempenho medido é coletivo e, nas equipes, só existe o compartilhamento de informação.
  • E. Não existem diferenças entre o trabalho em grupo ou em equipe, o que importa para a organização é a produção dos indivíduos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...