Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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Nos programas de treinamento e desenvolvimento, é de suma importância que os indivíduos conheçam a cultura organizacional e que passem a se comportar dentro das crenças e dos valores dessa organização. Considerando a cultura organizacional, é correto afirmar que o indivíduo deve aprender e praticar, no dia a dia, o mapeamento

  • A. das competências individuais das pessoas que trabalham na empresa, para verificar o que elas conhecem dessa organização.
  • B. das tarefas e das habilidades de cada indivíduo.
  • C. de quem são as pessoas que têm competência para criar uma cultura organizacional.
  • D. das crenças dos indivíduos quando realizam as respectivas tarefas nas organizações.
  • E. das competências essenciais, funcionais e individuais de uma organização, de forma que esse seja o objetivo a ser perseguido pelos indivíduos que nela trabalham (missão, visão e valores).

O modelo de gestão e informação para a tomada de decisão na gestão de pessoas, que é mais discutido hoje principalmente pelo nível de complexidade, é a gestão por competências. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de gestão por competência.

  • A. Orientação de esforços com o foco em planejar, captar, desenvolver e avaliar as competências organizacionais para o alcance de seus objetivos.
  • B. Compreensão quanto às faculdades de mobilizar redes de atores em torno das mesmas situações e compartilhar os desafios, assumindo zonas de corresponsabilidade.
  • C. Identificação das competências necessárias dos indivíduos.
  • D. Conjunto de esforços para a realização das tarefas cotidianas dos indivíduos nas organizações para garantir sua efetividade.
  • E. Avaliação dos indivíduos no sentido de verificar se um conjunto de colaboradores é ou não eficaz no que faz.

Com relação à comunicação, é correto afirmar que para se obter a redução das incertezas, a melhoria do desempenho e a satisfação de uma equipe,

  • A. quanto maior for a respectiva distorção, maior será o resultado na compreensão dos funcionários.
  • B. afirma-se que o fluxo da comunicação tem que ter o uso extensivo dos canais verticais, horizontais e informais.
  • C. é obrigatória a compreensão somente pelo dirigente das metas, em relação ao feedback e às outras mensagens.
  • D. existe a perfeição e a tangibilidade.
  • E. é importante preocupar-se com o fluxo da comunicação, e com o uso extensivo na perfeição e tangibilidade.

Uma das políticas mais presentes hoje nas organizações é o programa de treinamento e desenvolvimento, ou seja, os programas de educação corporativa. A esse respeito, assinale a alternativa que descreve uma das principais finalidades dos programas educacionais nas organizações.

  • A. Treinar e capacitar as pessoas da organização.
  • B. Identificar metas e gargalos no trabalho das pessoas.
  • C. Reduzir custos e desperdícios e adequar a pessoa à cultura da empresa e à mudança de atitude.
  • D. Identificar pontos fortes e fracos das pessoas para a organização.
  • E. Capacitar pessoas para a organização.

O líder é quem trata de assuntos não palpáveis no âmbito organizacional. Com base nessa informação, é correto afirmar que o conceito de liderança é

  • A. conectar pessoas da organização ao negócio..
  • B. colocar para trabalhar as pessoas da organização no negócio
  • C. obter e manter as pessoas da organização agindo e trabalhando na presença de um líder.
  • D. mandar que os outros façam algo que deva ser feito.
  • E. mobilizar os outros a batalhar.

Na organização e na implantação do programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, é necessário seguir o processo de trabalho definido, inclusive por uma norma NBR ISO que indicará qual será o processo de evolução do trabalho. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que indica a primeira etapa para implantação do programa de treinamento e desenvolvimento.

  • A. Identificação das pessoas que participarão do treinamento.
  • B. Definição das necessidades de treinamento.
  • C. Definição dos locais e palestrantes para o treinamento.
  • D. Identificação dos conteúdos que serão ministrados.
  • E. Definição das verbas e dos honorários para a execução dos treinamentos.

Embora seja discricionário e não faça parte das exigências funcionais de um funcionário, ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. É correto afirmar que esses conceitos se aplicam ao aspecto

  • A. comportamento da cidadania organizacional.
  • B. desvios de comportamento no ambiente de trabalho.
  • C. rotatividade.
  • D. absenteísmo.
  • E. produtividade.

Muitas estratégias ou recursos instrucionais podem ser utilizados nas organizações para a aprendizagem dos adultos, no sentido do que exigem as normas com relação ao uso das teorias e da aprendizagem, como a andragogia. Considerando esse assunto, é correto afirmar que andragogia é ciência que estuda

  • A. como aprendem os seres humanos, independentemente da faixa etária.
  • B. a pedagogia.
  • C. como aprendem as crianças, com a finalidade do desenvolvimento por meio das brincadeiras na escola.
  • D. como aprendem os adultos, com a finalidade do desenvolvimento de habilidades e conhecimento.
  • E. como aprendem os filhos que vão ao trabalho de seus pais.

Assinale a alternativa que descreve as etapas consecutivas do ciclo motivacional, enfatizando a satisfação de uma necessidade.

  • A. Equilíbrio interno, estímulo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação.
  • B. Satisfação, equilíbrio interno, estímulo, necessidade, tensão e comportamento ou ação.
  • C. Satisfação, equilíbrio externo, estímulo, necessidade, tensão e comportamento ou ação.
  • D. Equilíbrio externo, estímulo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação.
  • E. Necessidade, tensão, comportamento ou ação, satisfação, equilíbrio interno e estímulo.

Sabe-se que hoje as organizações se utilizam de várias fórmulas para garantir a qualidade de vida de seus colaboradores, inclusive algumas técnicas, tais como a disseminação da informação presente nos programas de treinamento e desenvolvimento, costumam ser usadas no sentido de mudança. Com relação a esse tema, ao se utilizar a técnica de oficinas de alongamento e (ou) ginástica laboral, pretende-se diminuir

  • A. o tempo de trabalho do colaborador.
  • B. o absenteísmo por motivo de saúde.
  • C. a produção dos produtos e serviços.
  • D. as reclamações dos clientes.
  • E. as reclamações dos colaboradores a respeito das condições de trabalho.
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