Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho em equipe é praticar

  • A. o melhor desempenho das ideias entre os gerentes.
  • B. um desempenho eficiente entre os subordinados.
  • C. o melhor relacionamento entre os gerentes e os subordinados.
  • D. uma boa convivência entre os gerentes e os subordinados.
  • E. o melhor desempenho das ideias entre os gerentes e os subordinados.

Um fator de suma importância para o relacionamento e a comunicação eficazes nas organizações é a inteligência emocional. Com base no exposto, é correto afirmar que inteligência emocional consiste na

  • A. habilidade de se perceber no mundo, reconhecendo seu espaço e suas habilidades corporais.
  • B. habilidade de se expressar em público, seja por escrito ou verbalmente, de forma eficaz e agradável.
  • C. habilidade de fazer todo tipo de cálculo e de percepções lógicas do mundo e do meio em que vive, nas relações com os outros seres humanos.
  • D. capacidade de se expressar por meio da arte, do esporte, da música e da criatividade, no sentido de tornar sua comunicação produtiva.
  • E. habilidade de entender a si mesmo e as outras pessoas, percebendo quais as oportunidades de motivação que se pode oferecer; como as pessoas trabalham, como formar um modelo verdadeiro de si e delas e como fazê-las trabalhar cooperativamente.

As unidades organizacionais e a distribuição de tarefas contam com diversas formas de departamentalizar. A departamentalização funcional

  • A. é bastante simples e tem base em um critério numérico. A ideia é designar um responsável por número específico de subordinado.
  • B. é bastante comum e agrupa os empregados de acordo com as funções que desempenham.
  • C. vem se tornando cada vez mais frequente, basta considerar as inúmeras multinacionais que segmentam a cadeia produtiva em diferentes partes do planeta.
  • D. visa gerenciar as atividades relativas a cada tipo de produto.
  • E. é um tipo de distribuição de tarefas orientado para o mercado e agrupa as atividades de acordo com cada público-alvo.

O conflito pode gerar novas ideias a respeito dos processos organizacionais, da solução para velhos problemas, da oportunidade de as pessoas porem à prova suas capacidades, entre outros benefícios ou malefícios. Pelos motivos expostos, torna-se necessário acompanhar os conflitos. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito de conflito intergrupal.

  • A. Orientações em relação ao tempo, à estrutura e a relações interpessoais.
  • B. Indício de exclusão sistemática de certas informações.
  • C. Divergências ou discordâncias entre os membros ou representantes de dois ou mais grupos, quanto à autoridade, às metas, aos territórios ou aos recursos.
  • D. Cooperação, que passa a ser exceção, e as pessoas se sentem derrotadas e se põem na defensiva.
  • E. Análise do processo causal.

Suponha que a Funpresp-Exe tenha tomado medidas para reduzir o custo com o atendimento ao público, conseguindo melhoria dos resultados por parte dos funcionários e alcançando alto nível de satisfação dos clientes. O fato é caracterizado como

  • A. eficácia na liderança.
  • B. produtividade eficaz.
  • C. produção eficaz.
  • D. eficiência produtiva.
  • E. eficácia produtiva.

A confiança entre supervisores e funcionários está relacionada aos resultados positivos alcançados por uma organização. Assinale a alternativa que indica a consequência da confiança demonstrada em uma pesquisa organizacional.

  • A. A confiança não encoraja a assumir riscos.
  • B. Os grupos confiáveis são mais eficientes.
  • C. A confiança facilita a centralização de informações.
  • D. A confiança melhora a produção.
  • E. Os grupos confiáveis são mais eficazes.

Um serviço de atendimento ao público com qualidade exige muito quanto ao desempenho dos

  • A. fornecedores.
  • B. consumidores.
  • C. funcionários.
  • D. parceiros.
  • E. atravessadores.

No que diz respeito à atração e à retenção de talentos nas organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. O recrutamento integra o processo de agregar pessoas e funciona logo após a seleção.
  • B. Enquanto o objetivo da seleção é abastecer o processo seletivo de candidatos, o objetivo do recrutamento é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização.
  • C. O processo seletivo pode estar fundamentado no cargo a ser preenchido ou nas competências a serem capturadas.
  • D. A seleção de pessoal não é um sistema de comparação, mas sim de escolha (tomada de decisão).
  • E. A entrevista de seleção é considerada uma técnica altamente objetiva, com baixa margem de erro e variação.

A estrutura formal de uma organização visa ao melhor desempenho no que se refere às atribuições de cada pessoa. Qual é a forma gráfica que a representa?

  • A. Quadro de distribuição de tarefas.
  • B. Layout.
  • C. Organograma.
  • D. Fluxograma.
  • E. Descrição de cargos.

Com relação aos aspectos relacionados à gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. O conhecimento explícito é altamente pessoal, subjetivo, informal e experimental.
  • B. As organizações são as grandes interessadas em obter vantagem competitiva, logo não existem barreiras organizacionais à criação do conhecimento, e sim individuais.
  • C. O capital intelectual representa o inventário de conhecimentos gerados pela organização, e que não podem ser expressos como tecnologia.
  • D. Os administradores precisam controlar a criação do conhecimento, o que se chama promoção do conhecimento, ou seja, o conjunto geral de atividades organizacionais que afetam positivamente o controle do conhecimento em seus cinco subprocessos.
  • E. Quando o conhecimento para de evoluir, transformase em uma opinião ou dogma.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...