Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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Aristóteles foi o primeiro a citar um modelo de comunicação, ao dizer que o processo necessita de três elementos: aquele que fala, o que essa pessoa tentou dizer e aquele que escuta, criando assim a base dos modelos de comunicação de hoje. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de emissor.

  • A. Conteúdo transmitido por símbolos ou sinais, gerando reações e comportamentos.
  • B. Componente que emite uma mensagem para o receptor.
  • C. Tradução da mensagem ou ideias para uma linguagem que seja entendida pelas outras pessoas.
  • D. Suporte de difusão da informação, meio intermediário capaz de transmitir mensagens e atingir o receptor.
  • E. Destinatário da mensagem, que recebe a informação e a interpreta.

A empresa Resultados Ltda. utilizou o Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de gestão, necessitando materializar, de forma visual, seus objetivos, suas metas e ações. Precisa, também, distribuí-los em perspectivas, de maneira que fique evidente a toda a organização a relação de causa e efeito entre os objetivos e a participação de cada um para o alcance deles. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa que demonstra a melhor maneira pela qual a empresa Resultados apresentará essas informações aos colaboradores dela.

  • A. Resumo estratégico.
  • B. Plano financeiro.
  • C. Plano de negócio.
  • D. Mapa estratégico.
  • E. Plano de alinhamento.

Barreiras são elementos que interferem e distorcem o processo de comunicação, dificultando ou impedindo o correto entendimento entre emissor e receptor. Assinale a alternativa que se refere somente a barreiras relacionadas ao ambiente em que a comunicação é realizada.

  • A. Barulho, interrupções frequentes e distorções de sinal.
  • B. Falta de franqueza, tom de voz inadequado, timidez.
  • C. Falta de franqueza, timidez, barulho.
  • D. Clima hostil, tom de voz inadequado, escolha inadequada de canal.
  • E. Interrupções frequentes, linguagem e símbolos inadequados, decoração do ambiente.

A educação corporativa é um processo institucional estruturado, de formação continuada e desenvolvimento do potencial humano, que é influenciado por três variáveis que interagem entre si. Com relação a essas variáveis, é correto afirmar que a variável

  • A. tecnológica auxilia nos processos individuais de aprendizagem, favorecendo a competitividade entre os trabalhadores da instituição.
  • B. comportamental abrange os aspectos de natureza psicocomportamentais, como a motivação e a cognição, relacionados à aprendizagem.
  • C. comportamental analisa o perfil emocional dos trabalhadores, auxiliando em evitar conflitos futuros.
  • D. tecnológica, a comportamental e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.
  • E. tecnológica, a organizacional e a biopsicossocial são as três variáveis que influenciam o processo da educação corporativa.

O programar de administração mercadológica de uma organização pode assumir diversas formas. Uma das mais conhecidas é a do mix de ferramentas conhecido como “os 4Ps do marketing”. Assinale a alternativa cujo item não compõe os 4Ps.

  • A. Praça.
  • B. Promoção.
  • C. Posicionamento.
  • D. Preço.
  • E. Produto.

Com relação ao levantamento de necessidades de treinamento (LTN), assinale a alternativa correta.

  • A. A entrevista de desligamento é um expressivo instrumento de levantamento de necessidades de treinamento.
  • B. Um programa de treinamento eficaz alcança todos os funcionários simultaneamente, gerando economia de recursos para a instituição.
  • C. A análise do treinamento deverá acontecer a partir do exame dos requisitos e das especificações dos cargos.
  • D. O levantamento de necessidades de treinamento parte de uma visão micro, isto é, do conhecimento das necessidades individuais, para uma visão macro da organização.
  • E. A definição dos temas e dos conteúdos a serem abordados em cada assunto é a etapa que antecede o estabelecimento dos objetivos do programa.

Face às mudanças ocorridas na sociedade nos últimos anos, as organizações tiveram que mudar suas estratégias de aproximação do cliente. Para atender às exigências desse novo cenário, as organizações

  • A. investem, exclusivamente, na formação de profissionais mais agressivos nas abordagens comerciais.
  • B. passaram a adotar recursos que valorizam a participação do cliente, ouvindo, valorizando e respeitando suas manifestações.
  • C. adotaram como diferencial apenas um sistema de crediário de longo prazo.
  • D. investem apenas em propaganda na mídia com a expectativa de conquistar o cliente.
  • E. ampliaram, exclusivamente, o quadro de funcionários especializados em marketing.

Deming foi um grande difusor da gestão da qualidade no Japão e referência mundial no assunto. Ele foi o divulgador de um modelo de plano de ação conhecido como o “ciclo de Deming”. Atualmente, este ciclo está adaptado para um novo modelo de implantação da gestão da qualidade conhecido como PDCA.

Assinale a alternativa correta quanto aos passos deste ciclo.

  • A. Plan, Do, Check, Act.
  • B. Plan, Distribute, Check, Alternate.
  • C. Plot, Distribute, Create, Act.
  • D. Plot, Design, Create, Act.
  • E. Plan, Do, Create, Act.

Um dos focos da estratégia é a busca da satisfação d os stakeholders, entendidos como todas as partes interessadas no sucesso de uma organização. Sobre essa importante relação, assinale a alternativa correta.

  • A. Quando uma organização busca formar preços justos e competitivos, demonstra um foco estratégico nos clientes.
  • B. Os fornecedores não podem ser considerados no grupo dos stakeholders da organização, pois não interferem e não são afetados pelas ações estratégicas.
  • C. Os colaboradores internos não participam das atividades de gestão estratégica, pois esta é competência exclusiva da alta administração da organização.
  • D. O estudo do ambiente de operações da organização está relacionado aos concorrentes, não sendo, assim, contemplada a perspectiva da sociedade ou as questões de responsabilidade social.
  • E. Em organizações sem fins lucrativos, as atividades estratégicas são influenciadas somente pelas variáveis governamentais, uma vez que não existe a perspectiva da competitividade.

O processo que se estabelece na ouvidoria passa por diferentes ciclos tais como acolhida, registro, acompanhamento e conclusão. Considerando a complexidade das demandas e a necessidade de análise sistemática na atualidade, o correto é que o ouvidor

  • A. utilize apenas fichas para o registro e acompanhamento, com anotações manuais, a fim de preservar o caráter humanístico da ouvidoria.
  • B. mantenha apenas um arquivo convencional com sistema de fichário manual que preserva a confiabilidade de seus registros.
  • C. seja rigoroso na gestão de seus processos, não confiando o gerenciamento de sua função ao serviço de máquinas.
  • D. gerencie os seus processos com o auxílio de ferramentas que ampliem a sua possibilidade de controle, qualidade e sucesso.
  • E. abstenha-se de empregar os recursos da moderna tecnologia, a fim de garantir a ortodoxia do instituto ouvidoria.
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