Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Determinada empresa comercializa o produto X na região Y. Os gestores da empresa ficaram sabendo que, na mesma região Y, estava prevista a abertura de uma empresa concorrente, Fulano LTDA, comercializando o mesmo produto. Ou seja, disputará os mesmos clientes e a mesma fatia do mercado. Segundo os conceitos de Michael Porter sobre as forças competitivas, assinale a alternativa que indica a força competitiva do caso hipotético apresentado.

  • A. Produtos substitutos.
  • B. Liderança no custo total.
  • C. Entrantes potenciais.
  • D. Negociação com fornecedores.
  • E. Negociação com compradores.

Uma rede nacional de supermercado solicitou uma reunião com seus fornecedores em busca de melhorias no preço de compra de alguns produtos. Esses produtos possuíam um bom giro no mercado, porém sua margem de contribuição era muito baixa. Ao saber da reunião, o supermercado concorrente, que possui apenas uma loja, tentou marcar uma reunião com o mesmo fornecedor para discutir o preço de compra de determinados itens. Com base nos conceitos de Michael Porter sobre as forças competitivas, assinale a alternativa que corresponde à força que representa vantagem para a rede de supermercados nessa situação hipotética.

  • A. Produtos substitutos.
  • B. Liderança no custo total.
  • C. Entrantes potenciais.
  • D. Poder de negociação com fornecedores.
  • E. Poder de negociação com compradores.

No planejamento estratégico, existem competências organizacionais fundamentais para que as empresas obtenham sucesso. Acerca dessas competências essenciais, é correto afirmar que

  • A. são raras, mas podem ser facilmente imitadas por outras empresas.
  • B. são raras, geralmente de fácil imitação, e podem ser aplicadas a outros negócios.
  • C. agregam valor, são raras e geralmente não possuem substituição ou são imitadas.
  • D. agregam valor, são de fácil substituição e podem ser aplicadas em outros setores.
  • E. agregam valor, são raras, geralmente possuem imitação ou substituição e podem ser aplicadas em outros setores.

A percepção para diferenciação das competências essenciais, em relação às outras competências, é uma análise subjetiva. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta quanto aos critérios a serem observados para que uma competência seja considerada essencial.

  • A. Contribuir de forma significativa com o valor percebido pelo cliente; contribuir com o crescimento de médio e longo prazo da empresa; diferenciar a empresa no mercado, tornando difícil a imitação.
  • B. Garantir as mesmas competências dos seus concorrentes; diferenciar a empresa no mercado de tornando difícil a imitação.
  • C. Manter as competências imutáveis, ou seja, uma vez definidas, elas devem ser defendidas e garantidas dentro das empresas.
  • D. Atualizar suas competências às dos concorrentes, não possuindo necessariamente a obrigação de agregar valor aos clientes.
  • E. Considerar que não existe diferença entre os tipos de competência, uma vez que elas são apenas nomenclaturas diferentes para um mesmo critério.

Levando em consideração os conceitos de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir acerca de quais traços os controles eficientes devem apresentar.

I - Devem ser precisos.

II - Devem ser aceitos pelos membros da organização.

III - Utilizam o balanceamento de dados objetivos.

IV - Devem ser rígidos e estáticos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

Suponha que determinada empresa possui várias oportunidades de negócio, em virtude de um network construído nos 20 anos de atuação no mercado. Porém, ela não tem tecnologia suficiente para transformar essas oportunidades em negócios efetivados e decide associar-se a outra empresa que não tem as oportunidades, mas possui a tecnologia. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde à estratégia de crescimento explicitada nesse caso hipotético.

  • A. Desenvolvimento financeiro.
  • B. Desenvolvimento de habilidades.
  • C. Desenvolvimento de estabilidade.
  • D. Integração vertical.
  • E. Integração horizontal.

Com referência a sistema de gestão de qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um benefício.

  • A.

    Aumento da satisfação e lealdade dos clientes.

  • B.

    Melhoria da transferência de conhecimento dentro da organização.

  • C.

    Aumento da eficiência e da efetividade.

  • D.

    Aumento da motivação dos colaboradores internos.

  • E.

    Redução de custos operacionais em função de aumento de quadro funcional e retrabalho.

A aprendizagem organizacional, desde o modelo industrial, tem sido tema de estudos científicos para determinação de sua importância. A aprendizagem, na abordagem pósindustrial, tem como importante característica

  • A. a separação entre a vida privada e a vida pública.
  • B. a diversidade cultural.
  • C. o sindicalismo como forte movimento social.
  • D. os controles burocráticos.
  • E. a automatização do trabalho humano.

Michael Porter contribuiu de várias formas com a administração estratégica. Um de seus trabalhos mais significativos foi com relação às vantagens competitivas, ou seja, como as empresas decidem disputar o mercado com os respectivos concorrentes, de modo a obter resultados superiores. Sobre estratégias competitivas, assinale a alternativa correta.

  • A. As estratégias competitivas são a liderança em custo, a diversificação e o menor preço.
  • B. Na liderança em custo, o foco é o baixo custo em relação aos concorrentes, tornando-se, assim, uma vantagem competitiva.
  • C. A diversificação é usada para diferenciar os produtos/serviços.
  • D. A diversificação pode ser dividida em duas etapas, o controle dos fatores de custos e a reconfiguração da cadeia de valor.
  • E. A diferenciação pode ocorrer por meio do desenvolvimento financeiro, do desenvolvimento de habilidades e do desenvolvimento de estabilidade.

Com relação à gestão da qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um de seus princípios.

  • A.

    Foco no cliente.

  • B.

    Individualidade.

  • C.

    Melhoria contínua.

  • D.

    Liderança.

  • E.

    Abordagem de processo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...