Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a aplicação prática desses três temas fundamentais na gestão estratégica de uma organização, assinale a alternativa correta.

  • A. No desdobramento da estratégia do negócio, uma organização prioriza a visão e o envolvimento quando limita a realidade das políticas vigentes para o seu setor, bem como a base cultural cognitiva dominante no ambiente interno.
  • B. Ao alinhar a estratégia de divisão (dos departamentos) em uma organização, a alta administração busca manter seus colaboradores motivados a acreditar e agir conforme os resultados futuros desejados, aplicando assim o tema racionalidade.
  • C. O tema envolvimento está presente quando a estratégia institucional apresenta, como diretriz fundamental, a necessidade de colaboração por parte de todos os membros da organização em todos os níveis, estratégico, tático ou gerencial, em um fluxo de informações top-down ou bottom-up.
  • D. A implementação da estratégia é um processo direcionado somente à estratégia de negócio, uma vez que os demais níveis da estratégia não são afetados pela racionalidade, pela visão e pelo envolvimento.
  • E. Ao questionar a estratégia institucional, devido aos resultados ruins alcançados pela organização, a alta administração estará assumindo erros na racionalidade, uma vez que não conseguiu controlar as variáveis do ambiente.

Um dos focos principais da estratégia, seja do negócio, da divisão ou institucional, envolve a busca da satisfação dos stakeholders, entendidos como todas as partes interessadas no sucesso de uma organização. Sobre essa importante relação, assinale a alternativa correta.

  • A. Quando uma organização busca formar preços justos e competitivos, demonstra um foco estratégico nos clientes.
  • B. Os fornecedores não podem ser considerados no grupo dos stakeholders da organização, pois não interferem e não são afetados pelas ações estratégicas.
  • C. Os colaboradores internos não participam das atividades de gestão estratégica, pois essa é competência exclusiva da alta administração da organização.
  • D. O estudo do ambiente de operações da organização está relacionado aos concorrentes, não sendo, assim, contemplada a perspectiva da sociedade ou as questões de responsabilidade social.
  • E. Em organizações sem fins lucrativos, as atividades estratégicas são influenciadas somente pelas variáveis governamentais, uma vez que não existe a perspectiva da competitividade.

Segundo Mintzberg (2006), a estratégia, dentro de um conceito multidimensional, está altamente relacionada à busca de uma vantagem competitiva. Quando essa vantagem competitiva é alcançada, é possível destacar um resultado no(na)

  • A. desdobramento das ações no nível institucional.
  • B. consolidação da missão, da visão de futuro e dos valores organizacionais.
  • C. alinhamento da estratégia de divisão (dos departamentos) com as diretrizes estratégicas do negócio.
  • D. geração de um desempenho superior.
  • E. validação do mapa estratégico organizacional.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo da dimensão social e ambiental na estratégia das organizações do futuro.

  • A. O foco da estratégia da empresa X resume-se em produzir, com eficiência, bens e serviços, deixando a solução das questões sociais para os órgãos governamentais competentes, já que os gestores da empresa X não possuem condições de determinar a urgência dos problemas sociais e nem a quantidade de recursos que deve ser empregada na solução de tais questões.
  • B. A empresa Y, ao reconhecer, em sua dimensão estratégica, os fatores fundamentais na geração de empregos, na maximização e obtenção de lucros e na prioridade em pagar impostos, demonstra a sua responsabilidade social e com as questões ambientais.
  • C. A indústria química Z, em decorrência de um grave acidente ocorrido por negligência dos processos operacionais, incorporou ao seu planejamento estratégico um programa de atuação responsável que objetiva ser um instrumento de gerenciamento ambiental, de segurança e apoio à saúde ocupacional do trabalhador.
  • D. Na indústria química Q, as questões ambientais são tratadas como umas das mais importantes para a empresa e, por isso, relacionadas com a estratégia. Os empecilhos ambientais são vistos como uma oportunidade de se criar uma situação vantajosa e de destaque para a empresa, no presente e no futuro, por meio da busca de soluções para os problemas.
  • E. A empresa W priorizou investimentos na instalação de equipamentos de controle de poluição atmosférica, do solo e da água. Essas soluções, embora nem sempre se mostrando eficazes, apresentaram elevados custos, demonstrando preocupação com a preservação do meio ambiente.

Devido à grande competitividade dos mercados atuais, o Conselho Profissional X (CFX), para potencializar as próprias chances de sucesso, precisará demonstrar flexibilidade, criatividade e inovação. Assim, o CFX procurou outras organizações em seu ambiente de atuação, de modo a compartilhar recursos e know how para desenvolver melhor as respectivas atividades, crescer e alcançar, junto com os parceiros, objetivos em comum. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que o CFX e seus parceiros realizaram um(a)

  • A. pacto por serviços.
  • B. aliança estratégica.
  • C. pacto operacional.
  • D. acordo planejado.
  • E. aliança técnica.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de aspectos do Balanced Scorecard (BSC) incorporados à estratégia organizacional.

  • A. A organização priorizou garantir que os objetivos, os indicadores, as metas e as iniciativas estejam alinhados e vinculados à estratégia.
  • B. A empresa restringiu as estratégias às pessoas que realmente tenham poder de decisão no nível institucional do conselho de administração.
  • C. Por ser um método muito efetivo, a organização decidiu que o BSC não depende do envolvimento de toda a organização. Assim, percebeu que, se 50% da organização estiver envolvida, a criação do ScoreCard terá sucesso.
  • D. Após definidas as estratégias, a cúpula da empresa não participou mais do processo, visto que o poder de intimidação exercido pelos gestores, junto aos colaboradores internos, prejudica o desdobramento estratégico.
  • E. Por entender que o BSC se trata de uma ferramenta que requer engajamento de toda a organização, a empresa decidiu que precisaria de um profissional capaz de estruturar e facilitar o processo, o que tornou a implantação do BSC mais econômica.

A respeito da melhoria contínua na prestação de serviços, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A produtividade pode ser melhorada com um gasto de dinheiro em infraestrutura. Entretanto, deve-se criar um método de trabalho para utilizá-la de forma mais produtiva.

  • B.

    A melhoria contínua de processo é um método de alto custo para criar ou melhorar métodos de trabalho.

  • C.

    A administração deve reconhecer que o investimento em uma boa estrutura deve ser prioritário frente à necessidade de maximizar o potencial de trabalhadores flexíveis e motivados.

  • D.

    A melhoria do processo é de responsabilidade do alto escalão gerencial.

  • E.

    O envolvimento de equipes, no processo de melhoria contínua, deve ser evitado, pois existe a necessidade de uma avaliação mais individualizada.

Sobre o conceito de valores organizacionais, assinale a alternativa correta.

  • A. São os princípios morais e éticos dos indivíduos que compõem as organizações, afinal, empresas devem fazer de tudo para ajudar a cumprir os objetivos pessoais dos respectivos funcionários.
  • B. Representa aonde a empresa quer chegar e o que ela deseja alcançar com suas atividades.
  • C. Descreve o papel desempenhado pela empresa, o que ela oferece aos próprios clientes, com objetivos e metas bem delimitados.
  • D. São crenças, normas, princípios que orientam a atuação da organização e, assim, norteiam as políticas e ações praticadas pela organização no seu dia a dia.
  • E. Deve responder as questões relativas a quem somos, o que fazemos, para quem fazemos e como fazemos.

A análise ambiental deve tomar como referência pontos internos e externos à organização. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma situação referente à análise do ambiente externo à organização.

  • A. A alta rotatividade no quadro de funcionários.
  • B. O aumento na demanda dos bens/serviços oferecidos pela empresa.
  • C. A empresa possui parque tecnológico de última geração.
  • D. A empresa possui atendimento de qualidade.
  • E. Os colaboradores são experientes e comprometidos com o objetivo da organização.

O crescimento de uma organização possui pilares no cumprimento da própria missão em busca do alcance da respectiva visão. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A. Empresas que possuem seus processos internos alinhados com a missão organizacional possuem excelentes independentes dos custos envolvidos.
  • B. A comunicação da missão e da visão para a diretoria é fundamental para o alcance dos objetivos, mas, por ser aspecto muito estratégico, as equipes internas não precisam ser comunicadas.
  • C. O alinhamento entre a missão e a visão é garantia de sucesso independentemente dos valores e dos processos internos aplicados.
  • D. O alinhamento entre as estratégias, a capacidade de aprendizado, os processos de trabalho, o capital humano, os objetivos financeiros e a missão organizacional é um sinal de que a empresa está no caminho certo de alcançar sua visão.
  • E. Apenas a diretoria precisa estar alinhada à missão e à visão da empresa, pois dela serão tomadas as decisões estratégicas da empresa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...