Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional

  • A.

    na medida em que apoia a necessidade de coerência interna, destacando os valores dos indivíduos e o compromisso dos servidores com os resultados da organização pública.

  • B.

    pois a elaboração de uma meta ideal, mesmo que seja inviável na aplicabilidade, motiva os servidores para o trabalho.

  • C.

    pelo resultado individual comparativo de cada servidor público e a remuneração financeira de seus vencimentos mensais.

  • D.

    na justa necessidade de proporcionar um ambiente favorável para mensurar as competências internas.

  • E.

    de forma genérica, pois acomoda todos os servidores públicos frente às suas reponsabilidades.

Postura de atendimento é o tratamento dispensado às pessoas. Está relacionado ao funcionário em si, com as suas atitudes e o seu modo de agir com quem está sendo atendido naquele momento. Para bem atender, o profissional deverá

  • A.

    sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido e fazer o correto encaminhamento das questões levantadas.

  • B.

    entender o lado humano e justificar as falhas da organização a partir da explicação de que “errar é humano”.

  • C.

    manter estado de espírito positivo e ter atitudes adequadas no momento, procurando criar atmosfera de intimidade e proximidade com o outro.

  • D.

    ter uma postura física adequada, mantendo semblante rígido e agindo de forma calculista.

  • E.

    manter uma boa apresentação, cuidando sempre da higiene pessoal. Os homens e as mulheres deverão sempre estar com os cabelos curtos.

O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.

I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.

II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.

(E) A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.

I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.

II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.

III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.

IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Na gestão patrimonial; móveis, equipamentos, componentes, sobressalentes, acessórios, utensílios, veículos em gera e outros bens utilizados ou passível de utilização são considerados

  • A.

    materiais.

  • B.

    suprimentos.

  • C.

    bens de aquisição parcelada.

  • D.

    materiais de consumo.

Quanto à situação patrimonial, quando um bem pode ser classificado como recuperável?

  • A.

    Quando estiver em perfeitas condições e em uso normal.

  • B.

    Quando estiver avariado e sua recuperação orçar mais do que 50% do seu valor de mercado ou seu rendimento for precário.

  • C.

    Quando não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina.

  • D.

    Quando, mesmo avariado, sua recuperação for possível e orçar, no máximo, até 50% do seu valor de mercado.

Assinale a alternativa que define a cessão de um material pertencente do patrimônio de uma instituição.

  • A.

    Ocorre quando materiais são entregues na organização com a transferência gratuita de posse e direito de uso.

  • B.

    Ocorre quando os materiais são produzidos no próprio órgão.

  • C.

    Cessão é a troca de materiais ocorrida entre organizações e que tenham o mesmo valor comum.

  • D.

    Cessão é a mesma coisa que aquisição remunerada de material com a utilização de recursos orçamentários disponíveis na organização.

A responsabilidade social das empresas e o comportamento ético dos administradores fazem parte das tendências mais importantes que estão influenciando a teoria e a prática da administração neste início do terceiro milênio. Assim sendo, as obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas é um conceito de nível

  • A. individual.
  • B. shareholder.
  • C. social.
  • D. política interna da empresa.

Nas organizações, a percepção afeta inúmeros aspectos inerentes ao comportamento das pessoas. Um dos fenômenos básicos da percepção, que passa por um processo de adaptação ao longo do tempo, é conhecido por seleção

  • A. seletiva.
  • B. sensitiva.
  • C. social.
  • D. de processos.

No âmbito das organizações, o período entre 1900 a 1950 que ocorreu a intensificação do fenômeno da industrialização iniciada anteriormente com a Revolução Industrial, ficou conhecido por

  • A. Anos Dourados da Indústria.
  • B. Era da Industrialização Clássica.
  • C. Século da Informação.
  • D. Intensidade da Era das Relações Industriais.
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