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As melhores práticas de educação corporativa evidenciam a importância de os líderes e gestores assumirem seu papel de educadores. Assinale a alternativa incorreta em relação ao tema.
Os bons líderes criam um ambiente em que os membros da equipe se sintam motivados a utilizar toda a sua potencialidade e a buscar padrões elevados de desempenho.
Os líderes são agentes de disseminação, consolidação e transformação da cultura organizacional.
Como educação é prática, é experiência e realidade vivida, ações organizacionais são necessárias para estimular os líderes organizacionais sobre comportamentos e ações positivas com suas equipes no cotidiano do trabalho.
A liderança educadora é modelo de comportamento que deve ser seguido e buscado pelos demais colaboradores da organização.
O líder que cria um ambiente de trabalho onde a equipe tem condições de questionar opiniões constrói uma atmosfera profissional polêmica e prejudica o desempenho organizacional, que perde o foco no resultado.
Assinale a alternativa que apresenta os elementos do processo administrativo e sua definição conceitual.
Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados separadamente, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros individualmente e podem afetar todos os demais.
Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados em conjunto, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros e cada um pode afetar todos os demais.
Organização, direção e controle são os únicos elementos do processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros e cada um pode afetar todos os demais.
Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados separadamente, formam o processo administrativo. As funções são separadas e não interferem nos demais elementos do processo.
Planejamento, direção e controle, quando visualizados no conjunto, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros na função organização e, individualmente, pode afetar todos os demais.
Fela Moscovici (1994) distingue os conceitos de grupo e equipe. Segundo a autora, a equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcança-los de forma compartilhada. Em uma equipe de elevado desempenho observa-se
grande confiança depositada exclusivamente no líder do grupo para a decisão estratégica e disseminação das informações.
atuação responsável dos membros do grupo e estímulo às opiniões divergentes.
que as interações entre os participantes inibem o desempenho individual.
que, apesar do baixo grau de integração entre os objetivos dos membros, os produtos individuais são entregues com qualidade.
que a comunicação com os membros é baseada em fatos reais e evita-se assumir riscos.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.
Necessidades humanas podem ser dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, formando uma pirâmide onde a base são as necessidades fisiológicas.
O nível básico da pirâmide é o atendimento das necessidades básicas.
A medida que necessidades de níveis menores vão sendo satisfeitas, outras de nível mais elevados guiam o comportamento do indivíduo.
Mesmo que uma necessidade seja atendida, ela continua sendo motivadora do comportamento.
O nível mais elevado da pirâmide é a auto realização, o sucesso pessoal.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Henri Fayol (1841 1925) é considerado um dos principais nomes da Teoria Clássica da Administração e construiu vários princípios importantes que fundamentam as funções do administrador. Assinale a alternativa que define corretamente a função de controle.
Dirigir e orientar a organização são as principais atividades da função controle, que envolve a avaliação do futuro e o aprovisionamento presente.
Unir e harmonizar os atos e esforços coletivos fazem parte do escopo da função controle.
A função controle alinha todas as atividades organizacionais, facilitando o trabalho em busca do alcance dos objetivos.
Providenciar os recursos necessários para o pleno funcionamento da organização é a principal característica da função controle.
A função controle é responsável por verificar se os resultados alcançados estão de acordo os objetivos e com os princípios estabelecidos no planejamento organizacional.
Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações. A personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, expressados numa grande variedade de situações. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
Uma pessoa afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esse fatos incluem a introspecção e acanhamento.
Algumas pessoas tem disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.
A respeito das relações humanas no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.
As pessoas, nas suas relações interpessoais, devem não só agir com fragilidade ao se expressar, mas também não devem impor limites em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
Os efeitos dos conflitos dos grupos de trabalho são sempre negativos. Os gestores devem lidar com eles com muita rapidez para evitar que se demonstrem com frequência.
Relações abaladas entre funcionários que desempenham as mesmas funções são benéficas para a organização, uma vez que isto estimula o espírito competitivo dos empregados, gerando resultados mais positivos.
O afrouxamento da cobrança de disciplina produz crescimento no grau de satisfação dos empregados, contribuindo para uma maior eficiência no trabalho.
O relacionamento entre os funcionários é um dos aspectos mais importantes para a eficácia do trabalho em equipe, exigindo que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.
A departamentalização é entendida como o agrupamento de acordos, com um critério específico de homogeneidade, das atividades organizacionais e seus correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades internas. Assinale a alternativa incorreta sobre as vantagens da departamentalização organizacional.
A departamentalização é indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.
A departamentalização permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
A departamentalização permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades e exigências dos canais de mercado e distribuição.
A departamentalização facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto final. Assim, as diversas atividades de departamento tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal dos processos finalísticos.
A departamentalização facilita a inovação, já que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto final.
A avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
O efeito HALO é a disfunção da avaliação de desempenho que leva em consideração fatos recentes da vida do avaliado.
O objetivo final da avaliação de desempenho é fornecer recompensas financeiras às pessoas.
O feedback não tem importância no processo de avaliação, pois o indivíduo, sozinho, consegue promover as mudanças comportamentais desejadas pela organização.
A avaliação 360o é considerada moderna. Todos avaliam e são avaliados e reduz o efeito HALO.
Por se tratar de questão disciplinar, a avaliação de desempenho não deve avaliar o comportamento do individuo no ambiente de trabalho, apenas as suas relações sociais.
Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando
uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo.
uma maior iniciativa e a criatividade do profissional.
uma competição constante entre os colaboradores internos.
a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima.
a redução do absenteísmo.
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