Questões de Administração da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Faça a correlação entre as colunas, numerando a segunda de acordo com a primeira:

A sequência correta de cima para baixo é

  • A.

    3, 4, 5, 1, 2

  • B.

    4, 1, 2,

  • C.

    4, 3, 1, 5, 2

  • D.

    4, 3, 5, 2, 1

  • E.

    3, 4, 1, 5, 2

Os bens como equipamentos e instalações, se desgastam com o uso, necessitando cada vez mais de manutenção. Assim, não é mais interessante manter o bem, quando ele atingiu:

  • A.

    a vida econômica.

  • B.

    a vida financeira.

  • C.

    dois terços de sua vida útil.

  • D.

    a vida útil.

  • E.

    a maturidade.

Quanto ao tema processo decisório, analise as afirmativas abaixo:

1. Segundo o princípio de Pareto, a maior quantidade de ocorrências ou efeitos depende de uma quantidade pequena de causas.

2. O diagrama de Ishikawa, que tem por finalidade organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas e os efeitos, é também conhecido como diagrama de Pareto.

3. A espinha de peixe é um gráfico que tem por finalidade selecionar prioridades quando se enfrenta um grande número de problemas.

4. O diagrama 4M ou diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para identificar a causa dos efeitos (problemas).

5. Uma das formas de utilizar o princípio de Pareto consiste em fazer o levantamento das causas de uma ocorrência e contar quantas vezes cada causa ocorre.

Está (ão) correta(s) apenas

  • A.

    1, 4 e 5.

  • B.

    4.

  • C.

    1, 2, 3 e 5.

  • D.

    2, 3, 4 e 5.

  • E.

    3 e 5.

Para explicar como as pessoas são conduzidas por certas necessidades em ocasiões específicas, Abraham Maslow criou a Teoria da Motivação, que apresenta cinco níveis de hierarquia de necessidades, que são:

  • A.

    necessidades individuais, necessidades familiares, necessidades históricas, necessidades culturais, necessidades ambientais.

  • B.

    necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de amor, necessidades de estima, necessidades de status.

  • C.

    necessidades de segurança, necessidades de amor, necessidades de estima, necessidades de status, necessidades de conquista.

  • D.

    necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de auto-realização.

  • E.

    necessidades individuais, necessidades de amor, necessidades ambientais, necessidades de estudo, necessidades profissionais.

Uma das teorias mais conhecidas acerca da motivação humana é a hierarquia das necessidades de Maslow. Faça a correspondência entre a 1ª coluna que contém as necessidades e a 2ª coluna que contém fatores que satisfazem essas necessidades no ambiente de trabalho.

1. Necessidades fisiológicas

2. Necessidades de segurança

3. Necessidades sociais

4. Necessidades de estima

 5. Necessidades de auto-realização

( ) Reconhecimento do bom desempenho

( ) Amizade dos colegas

( ) Remuneração e benefícios

( ) Permanência no emprego

 ( ) Crescimento pessoal

Marque a alternativa que contém a correta correspondência de cima para baixo:

  • A.

    4, 3, 1, 2, 5

  • B.

    1, 2, 3, 4, 5

  • C.

    3, 4, 5, 1, 2

  • D.

    2, 1, 3, 4, 5

  • E.

    5, 4, 1, 2, 3

Para ocorrer uma boa relação com os demais no ambiente de trabalho, assim como em outros ambientes, é necessário muitas vezes que uma pessoa se coloque no lugar da outra, para que ela possa compreender melhor as razões que levam alguém a agir de uma determinada maneira que ela julga errada. Como se chama essa capacidade?

  • A.

    Cooperação

  • B.

    Empatia

  • C.

    Conflito

  • D.

    Liderança

  • E.

    Clareza

As atividades de varejo englobam a venda de produtos e serviços aos consumidores finais. O varejo “sem loja” vem crescendo e apresentando um bom desempenho nos últimos tempos. Apenas uma das alternativas não faz parte das categorias desse tipo de varejo. Essa alternativa é:

  • A.

    Marketing direto.

  • B.

    Varejista de desconto.

  • C.

    Venda direta.

  • D.

    Venda automática.

  • E.

    Venda automática.

O varejo e o atacado possuem algumas peculiaridades. Enquanto o primeiro destina-se ao oferecimento de produtos direto ao consumidor, o segundo tem em sua carteira de clientes o próprio varejo, os consumidores empresariais ou outros atacadistas. Estando ciente das diferenças e analisando as afirmações referentes a ambos segmentos, assinale a alternativa correta

  • A.

    As técnicas de promoção não–pessoal utilizadas pelos varejistas não devem ser consideradas pelos atacadistas, pois são muito dispendiosas financeiramente e não atingem o mercado-alvo.

  • B.

    O mix de serviços do varejo deve incluir ferramentas baseadas em preços para focar nas estratégias de diferenciação de estabelecimentos.

  • C.

    Os cursos oferecidos por uma instituição de ensino são serviços educacionais que podem utilizar os canais de marketing direto na sua distribuição.

  • D.

    A logística inclui o processamento de pedidos, armazenagem, gerenciamento de estoque e transporte. Porém, muito se tem falado da logística reversa, a crítica que cerca esta perspectiva é a que ela engloba os consumidores finais e por isso tem a sua utilização comprometida.

  • E.

    Trabalhando com os mercados organizacionais fatores individuais dos envolvidos no processo de compra tornam-se sem importância para os atacadistas.

Após a definição do mercado-alvo as empresas que atuam no mercado organizacional precisam identificar os grupos de empresas que fazem parte dos diferentes esquemas de segmentação. Existem três grupos:

1. Clientes com orientação para o preço:

2. Clientes com orientação para solução

3. Clientes de valor estratégico:

Cada cliente busca um tipo de venda listada a seguir:

a. Venda por consulta.

b. Venda organizacional.

 c. Venda por preço.

A sequência correta das associações, entre cliente e tipo de venda é:

  • A.

    1 – a/ 2 – c/ 3 – b

  • B.

    1 – c/ 2 – b/ 3 – a

  • C.

    1 – c/ 2 – a/ 3 – b

  • D.

    1 – a/ 2 – b/ 3 – c

  • E.

    1 – b/ 2 – a/ 3 – c

Verifique se cada uma das proposições sobre tipos de apresentações de vendas é verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) Apresentação Padronizada: o vendedor utiliza mensagens pré-elaboradas, em geral slides, filmes ou catálogos, para grupos de interessados ou produtos que não tem possibilidade de customização. Sua vantagem é o baixo custo e a não exigência de vendedores com alto conhecimento e a desvantagem é forçar o próprio cliente a identificar que atributos atenderiam os benefícios procurados.

( ) Apresentação Memorizada: o vendedor segue um roteiro pré-elaborado de apresentação, mas pode usar os instrumentos auxiliares, alterar a ordem e conferir caráter mais informal e próximo ao cliente. Sua vantagem é reter mais a atenção dos clientes e a desvantagem é exigir vendedores com maior preparo para lidar com situações não previstas.

( ) Apresentação não estruturada: o vendedor é livre para apresentar o produto da maneira que desejar. É mais persuasiva, pois permite que os vendedores encontrem argumentos inteiramente diferentes para cada cliente. Sua vantagem é considerar cada cliente como único e a desvantagem é necessitar de vendedores muito bem treinados.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    V, V, V

  • B.

    F, V, F

  • C.

    V, F, F

  • D.

    F, F, V

  • E.

    F, V, V

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