Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma das características do layout de processo (funcional) é:
o ferramental não exigir muitos ajustes, já que a maquinaria ou estação de trabalho executa quase sempre uma operação típica;
exigir um número menor de equipamentos pesados e instalações especiais para os mesmos;
cargas unitárias de grande porte dificultando o problema de transporte e movimentação;
facultar estudos acurados de tempo-movimento para determinar a razão de produção;
operações se processarem com um mínimo de inspeções;
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O estudo das necessidades humanas envolve a questão da hierarquia das necessidades. Um grande estudioso desse assunto foi Abraham Maslow, em cuja classificação de necessidade básica podemos enquadrar
amizade;
vestimenta;
sucesso pessoal;
crescimento pessoal;
inter-relacionamento.
Ronald Ballou descreve o problema tradicional de estocagem, apontando uma possível solução:
Este novo conceito na administração de estoques é denominado de:Em relação ao Planejamento e Controle da Produção é correto afirmar que:
o MRP é um exemplo de sistema de produção puxada;
O MRP é chamado também de "Sistema Toyota de Produção";
A análise da participação de cada modalidade de transporte na movimentação de materiais no Brasil revela um quase monopólio do transporte:
marítimo;
aeroviário;
dutoviário;
ferroviário;
rodoviário.
Um plano de marketing de produto deve ser estruturado em alguns componentes. Assinale o item que NÃO descreve corretamente uma dessas partes:
a componente situação atual de mercado deve incluir uma descrição do mercado, o tamanho do mercado, no total e por segmentos, em série histórica, análise das necessidades do consumidor e revisão de produtos, entre outros;
a componente ameaças e oportunidades requer que o administrador preveja possíveis ameaças ao produto bem como estabeleça as principais oportunidades de conquista de novos mercados; devem ser relacionadas basicamente as ameaças mais imediatas, numa estratégia de focalização;
as estratégias de marketing consistem em estabelecer estratégias específicas para mercados-alvo, mix de marketing e níveis de gastos com marketing, detalhando os segmentos de mercado em que a empresa pretende se concentrar;
os programas de ação estabelecem as táticas para alcançar os objetivos. Eles devem mostrar, entre outras ações, quando as atividades serão iniciadas, revisadas e completadas; as perguntas básicas são: O que será feito?; Quando?; Quem é o responsável?; Quanto custará?;
o orçamento de marketing deve prever receitas e despesas; da receita devem constar número previsto de unidades que devem ser vendidas e preço líquido médio; nas despesas, custos de produção, distribuição física e marketing.
Indique a alternativa a seguir que contraria o que diz a teoria do ciclo de vida dos produtos:
Wiersema e Treacy, no livro "Disciplina dos Líderes de Mercado", afirmam que as empresas que lideram o mercado são as que oferecem o preço mais baixo, ou acenam com o melhor produto, ou ainda oferecem a cada cliente o que ele mais quer, sob medida. Para eles, há qualidades vitais que explicam por que essas empresas são líderes, a saber:
I – Centrar o foco num único ponto valorizado pelo cliente em vez de tentar atender a todas as solicitações.
II – Melhorar, continuamente, o valor do que oferecem a seus clientes; para tal, a empresa deve tentar melhorar a cada dia, jamais crê que está bom de um certo jeito.
III – Manter férrea disciplina para alcançar a excelência; a formação e o treinamento dos funcionários são voltados para esta meta, considerada a mais importante.
Estão corretas as afirmativas:
I, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
A previsão de consumo ou da demanda de produtos é o ponto de partida para o planejamento de estoques. O método utilizado para determinar a melhor linha de ajuste, que passa mais perto de todos os dados de consumo coletados, minimizando as distâncias entre cada ponto de consumo levantado, é o método:
da média móvel;
do último período;
dos mínimos quadrados;
da média móvel ponderada;
da média com ponderação exponencial.
Toda a teoria de dimensionamento e controle de estoque baseia-se em minimizar o custo total que, considerado fixo o preço, é dado pela equação:
Custo Total = Custo Total de Armazenagem + Custo da Falta de Estoque;
Custo Total = Custo Total de Armazenagem + Custo Total de Pedido;
Custo Total = Custo Total de Pedido + Custo da Falta de Estoque;
Custo Total = Custo Total de Armazenagem + Custo de Ruptura;
Custo Total = Custo Total de Pedido + Custo de Ruptura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...