Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das características do layout de processo (funcional) é:

  • A.

    o ferramental não exigir muitos ajustes, já que a maquinaria ou estação de trabalho executa quase sempre uma operação típica;

  • B.

    exigir um número menor de equipamentos pesados e instalações especiais para os mesmos;

  • C.

    cargas unitárias de grande porte dificultando o problema de transporte e movimentação;

  • D.

    facultar estudos acurados de tempo-movimento para determinar a razão de produção;

  • E.

    operações se processarem com um mínimo de inspeções;

O estudo das necessidades humanas envolve a questão da hierarquia das necessidades. Um grande estudioso desse assunto foi Abraham Maslow, em cuja classificação de necessidade básica podemos enquadrar

  • A.

    amizade;

  • B.

    vestimenta;

  • C.

    sucesso pessoal;

  • D.

    crescimento pessoal;

  • E.

    inter-relacionamento.

Ronald Ballou descreve o problema tradicional de estocagem, apontando uma possível solução:

Este novo conceito na administração de estoques é denominado de:

  • A. estoque potencial;
  • B. estocagem ponto a ponto;
  • C. malha de estoque;
  • D. estoque virtual;
  • E. estoque de processo.

Em relação ao Planejamento e Controle da Produção é correto afirmar que:

  • A.

    o MRP é um exemplo de sistema de produção puxada;

  • B. Just in Time e MRP são sinônimos;
  • C. O Just in Time é um exemplo de sistema de produção empurrada;
  • D.

    O MRP é chamado também de "Sistema Toyota de Produção";

  • E. O Just in Time visa a diminuir os estoques ao nível mínimo.

A análise da participação de cada modalidade de transporte na movimentação de materiais no Brasil revela um quase monopólio do transporte:

  • A.

    marítimo;

  • B.

    aeroviário;

  • C.

    dutoviário;

  • D.

    ferroviário;

  • E.

    rodoviário.

Um plano de marketing de produto deve ser estruturado em alguns componentes. Assinale o item que NÃO descreve corretamente uma dessas partes:

  • A.

    a componente situação atual de mercado deve incluir uma descrição do mercado, o tamanho do mercado, no total e por segmentos, em série histórica, análise das necessidades do consumidor e revisão de produtos, entre outros;

  • B.

    a componente ameaças e oportunidades requer que o administrador preveja possíveis ameaças ao produto bem como estabeleça as principais oportunidades de conquista de novos mercados; devem ser relacionadas basicamente as ameaças mais imediatas, numa estratégia de focalização;

  • C.

    as estratégias de marketing consistem em estabelecer estratégias específicas para mercados-alvo, mix de marketing e níveis de gastos com marketing, detalhando os segmentos de mercado em que a empresa pretende se concentrar;

  • D.

    os programas de ação estabelecem as táticas para alcançar os objetivos. Eles devem mostrar, entre outras ações, quando as atividades serão iniciadas, revisadas e completadas; as perguntas básicas são: O que será feito?; Quando?; Quem é o responsável?; Quanto custará?;

  • E.

    o orçamento de marketing deve prever receitas e despesas; da receita devem constar número previsto de unidades que devem ser vendidas e preço líquido médio; nas despesas, custos de produção, distribuição física e marketing.

Indique a alternativa a seguir que contraria o que diz a teoria do ciclo de vida dos produtos:

  • A. os produtos geralmente têm uma vida limitada no mercado;
  • B. na introdução há um crescimento lento das vendas;
  • C. os lucros são praticamente iguais nos diferentes estágios do ciclo de vida dos produtos;
  • D. o volume de vendas atinge seu maior nível no estágio da maturidade;
  • E. na fase de declínio, a empresa deve buscar reduzir os custos de produção.

Wiersema e Treacy, no livro "Disciplina dos Líderes de Mercado", afirmam que as empresas que lideram o mercado são as que oferecem o preço mais baixo, ou acenam com o melhor produto, ou ainda oferecem a cada cliente o que ele mais quer, sob medida. Para eles, há qualidades vitais que explicam por que essas empresas são líderes, a saber:

I – Centrar o foco num único ponto valorizado pelo cliente em vez de tentar atender a todas as solicitações.

II – Melhorar, continuamente, o valor do que oferecem a seus clientes; para tal, a empresa deve tentar melhorar a cada dia, jamais crê que está bom de um certo jeito.

 III – Manter férrea disciplina para alcançar a excelência; a formação e o treinamento dos funcionários são voltados para esta meta, considerada a mais importante.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, apenas;

  • B.

    I e II, apenas;

  • C.

    I e III, apenas;

  • D.

    II e III, apenas;

  • E.

    I, II e III.

A previsão de consumo ou da demanda de produtos é o ponto de partida para o planejamento de estoques. O método utilizado para determinar a melhor linha de ajuste, que passa mais perto de todos os dados de consumo coletados, minimizando as distâncias entre cada ponto de consumo levantado, é o método:

  • A.

    da média móvel;

  • B.

    do último período;

  • C.

    dos mínimos quadrados;

  • D.

    da média móvel ponderada;

  • E.

    da média com ponderação exponencial.

Toda a teoria de dimensionamento e controle de estoque baseia-se em minimizar o custo total que, considerado fixo o preço, é dado pela equação:

  • A.

    Custo Total = Custo Total de Armazenagem + Custo da Falta de Estoque;

  • B.

    Custo Total = Custo Total de Armazenagem + Custo Total de Pedido;

  • C.

    Custo Total = Custo Total de Pedido + Custo da Falta de Estoque;

  • D.

    Custo Total = Custo Total de Armazenagem + Custo de Ruptura;

  • E.

    Custo Total = Custo Total de Pedido + Custo de Ruptura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...