Questões de Administração da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

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"Cenários são descrições e imagens coerentes de futuros possíveis ou prováveis". Portanto, de acordo com a afirmativa acima descrita, podemos dizer que as razões, para se utilizar a metodologia de cenários nas empresas, nos mundos dos negócios, estão no item:

  • A.

    O futuro é previsível; A cada instante, vários futuros são possíveis; A incerteza é inevitável podendo tornar-se certeza administrativa.

  • B.

    O presente é previsível; A visão sistêmica e a segurança ocupacional dos administradores ajuda a enxergar as certezas do amanhã, que nada mais é que o hoje.

  • C.

    O futuro é agora; O entrosamento da cúpula das empresas com os funcionários, ajuda a ver o amanhã; A incerteza é inevitável mas pode ser reduzida e bem administrada.

  • D.

    O futuro é imprevisível; A cada instante, vários futuros são possíveis; A incerteza é inevitável mas pode ser reduzida e bem administrada.

  • E.

    O presente é imprevisível; A visão sistêmica e a segurança ocupacional dos administradores ajudam a enxergar as certezas do amanhã, que nada mais é que o hoje.

O contexto da administração pós 1970, revelou um ambiente de negócios descontínuo, parcialmente previsível e turbulento. As mudanças começaram a ocorrer cada vez mais, de forma acelerada. Neste momento, registra-se o aparecimento de termos como "No meu ramo de atividades todo dia tem novidade".

Podemos entender como características do planejamento estratégico dessa época que começavam a surgir as:

1) Organizações Globalizadas uma combinação dos métodos de gestão por antecipação e em tempo real.

2) Organizações Executivas, direcionadas para os lucros, uma combinação dos métodos de gestão por participação e resultados.

3) Organizações de Tecnologia da Informação, inovadoras e participativas, uma combinação dos métodos de gestão de pessoas e em tempo real.

4) Organizações Globalizadas, inovadoras e participativas, uma combinação dos métodos de gestão por resultados e em tempo real.

5) Organizações Líderes, inovadoras e empreendedoras, uma combinação dos métodos de gestão por antecipação e em tempo real.

 

Portanto, é correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1 e 4.

  • B.

    2.

  • C.

    2 e 5.

  • D.

    5

  • E.

    3 e 4.

No contexto da administração até 1950, o ambiente de negócios era estável e repetitivo. Dinâmico, mas altamente previsível e o futuro era um prolongamento do presente e do passado. Portanto, podemos entender que o planejamento estratégico, naquela época era baseado em:

1) Planejamento de médio prazo.

2) Gestão por controle. 

3) Controle financeiro.

4) Planejamento de longo prazo.

5) Planejamento de curto prazo.

 

Portanto, é correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1 e 5.

  • B.

    2, 3 e 5.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    2 e 4.

  • E.

    3 e 5.

O desempenho dos funcionários de uma organização depende, até certo ponto, de suas habilidades interpessoais. Alguns possuem excelentes habilidades interpessoais, mas outros precisam de treinamento para melhorá-las. Portanto, podemos mencionar como habilidades interpessoais:

  • A.

    Saber escutar de maneira ética, comunicar sua linguagem individualizada, e agir de forma flexível mediante o desempenho em equipe.

  • B.

    Dominar a Tecnologia da Informação e seus sistemas, comunicar suas idéias de maneira clara e tornar-se um funcionário cada vez mais coeso no trabalho em equipe.

  • C.

    Dominar suas tarefas, participar de treinamentos éticos, desenvolver de forma eficaz a lógica.

  • D.

    Saber ouvir, comunicar suas idéias de maneira clara e tornar-se um indivíduo cada vez mais eficaz no trabalho em equipe.

  • E.

    Agir de forma paternalista, comunicar suas idéias de maneira adequada e profissional.

O VMI é uma ferramenta logística com a qual o fornecedor, por meio de uma solução automatizada, gerencia o estoque do cliente, acompanhando a demanda e garantindo o ressuprimento conforme a necessidade. Sobre este processo, é INCORERTO afirmar que:

  • A.

    Com o uso dessa ferramenta, clientes e fornecedores obtêm uma grande vantagem competitiva, pois, por meio da troca de informações, podem alinhar sua demanda de estoques a uma real necessidade do mercado, garantindo maior eficiência e redução de custos nas operações de ressuprimento.

  • B.

    O fornecedor poderá programar uma melhor sistemática de entrega de produtos em função das ferramentas de visualização das informações que o sistema disponibiliza, como demanda atual e nível de estoque do cliente. Assim, pode-se programar sua produção em função do consumo de seus clientes e garantir o fornecimento a custos menores e evitar a falta de material.

  • C.

    Essa ferramenta diminui as expectativas do cliente em relação aos níveis de serviço a serem oferecidos, uma vez que o acordo já está firmado.

  • D.

    Após a implementação do sistema VMI, é possível diminuir o número de erros na troca de informações, já que o processo é realizado eletronicamente.

  • E.

    Em linhas gerais, o VMI funciona da seguinte maneira: por meio da implantação de um sistema informatizado, o fornecedor terá acesso às informações de demanda e nível de estoque do cliente regularmente. Em posse desses dados, caberá a ele rever a posição do seu estoque no cliente e fornecer o produto de acordo com níveis pré-estabelecidos. Assim, o fornecedor monitora a informação de vendas e inventário do cliente e, a cada ressuprimento, um certificado é expedido, garantindo a qualidade do produto de acordo com o contrato firmado.

De acordo com o texto, podemos entender que:

1) As habilidades intelectuais são aquelas necessárias para o desempenho de atividades mentais. Os testes de quociente intelectual (QI), por exemplo, foram elaborados para medir essa capacidade.

2) As habilidades físicas são aquelas necessárias para o desempenho de atividades mentais. Os testes de quociente intelectual (QI), por exemplo, foram elaborados para medir essa capacidade.

3) As habilidades mentais específicas ganham importância na realização bem-sucedida de tarefas mais padronizadas e não específicas.

4) As habilidades físicas específicas ganham importância na realização bem-sucedida de tarefas mais padronizadas e não específicas.

5) As habilidades específicas (mentais ou físicas) necessárias para o bom desempenho de uma função dependem dos requisitos das tarefas. Exemplo, pilotos de avião precisam ter habilidades de visualização espacial e executivos precisam de habilidade de verbalização.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    3, 4 e 5.

  • C.

    1, 3 e 5.

  • D.

    3, 2 e 4.

  • E.

    1 e 2.

Também conhecidas como Composto Promocional, ferramentas de promoção ou comunicação integrada em marketing, as seguintes atividades são utilizadas, com exceção de:

  • A.

    Descontos e reduções

  • B.

    Relações Públicas

  • C.

    Merchandising

  • D.

    Propaganda

  • E.

    Marketing direto

O conceito de "posicionamento" está relacionado à maneira como o profissional de marketing quer que sua instituição ou produtos sejam percebidos pelo mercado. Sobre o posicionamento de mercado, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Em primeiro lugar, a empresa deve analisar quais as alternativas de que o mercado dispõe para atender às suas demandas. Assim, identifica seus concorrentes e define como deverá apresentar sua oferta.

  • B.

    As alternativas disponíveis para posicionarmos produtos populares e serviços são as mesmas, contemplam os 4p´s e estão baseadas no produto em si.

  • C.

    Caso opte por uma estratégia de diferenciação, o profissional de marketing deve escolher a forma correta de comunicar ao mercado a forma distinta do seu produto em relação aos demais.

  • D.

    No setor de serviços, pode-se adotar o posicionamento por cortesia, caracterizado por ambientes prazerosos e funcionários bem apresentados, treinados e educados, como no caso dos maitres em restaurantes e os gerentes de empresas com os quais podemos conversar de forma mais descontraída e transparente sobre os detalhes dos serviços oferecidos.

  • E.

    A busca pela identificação do consumo do produto com um tipo de personalidade que seja cativante para um grupo de consumidores em particular é comum, em algumas campanhas, e pode ser importante em estratégias de posicionamento.

Sobre o ciclo de vida dos produtos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Quando o produto está em crescimento, a empresa deve investir no composto de promoção.

  • B.

    As empresas, geralmente, investem no desenvolvimento do produto para conquistar maiores mercados quando estão na fase de crescimento.

  • C.

    O declínio de um produto significa que há uma queda em suas vendas.

  • D.

    Quando se observa o início da queda de vendas de um produto, pode-se decidir sobre sua revitalização ou sobre sua saída do mercado.

  • E.

    O melhor momento para se realizar um investimento em produção ocorre no período de maturidade.

De acordo com sua durabilidade e tangibilidade, os produtos podem ser classificados em três grupos: bens duráveis, bens não duráveis e serviços. Quanto às características dos elementos desses grupos, está CORRETO afirmar que:

  • A.

    Os serviços têm como características serem separáveis, invariáveis e estocáveis.

  • B.

    Os bens duráveis têm a peculiaridade de ser consumidos rapidamente.

  • C.

    A tangibilidade não é uma das características dos serviços.

  • D.

    Os bens não duráveis são bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos.

  • E. Os alimentos consumidos diariamente são bens não duráveis e intangíveis.
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