Lista completa de Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Até bem pouco tempo, para a área de Recursos Humanos, eram atribuídos papéis táticos e operacionais no sentido de auxiliar as outras áreas, enquanto prestadora de serviços e geradora de despesas. Atualmente, novos papéis se apresentam, configurando-a como
garantidora da eficiência, controlando os recursos.
controladora da produtividade, do tempo e dos meios.
monitoradora de regras e regulamentos estabelecidos.
assessora no cumprimento dos objetivos organizacionais.
legitimadora das decisões gerenciais.
Administração - Liderança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os líderes que conduzem ou motivam seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas são denominados
participativos.
emocionais.
visionários.
transformacionais.
transacionais.
Administração - Liderança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em uma empresa do setor elétrico de São Paulo, ficou vago o cargo de chefe de operação de uma de suas usinas de geração, a maior delas. Era um cargo chamado de chão de usina e caracterizado por controles rígidos porque a operação assim o exigia. Foi enviado para substituir aquele chefe um gerente com características de liderança democrática, participativa e apoiadora. O resultado foi que esse líder ficou pouco tempo no cargo, pois não conseguia fazer com que seus liderados o aceitassem. Se utilizarmos as categorias de análise de Blanchard (1986), como se poderia classificar a liderança necessária para aquela situação?
Liderança situacional.
Liderança política.
Liderança carismática.
Liderança dogmática.
Liderança apoiadora.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O ciclo PDCA consiste basicamente
na menor diferença entre indicações mostradas que pode ser significativamente percebida.
na equivalência entre precisão e exatidão.
na precisão do instrumento de medição obtida pela relação entre a menor divisão da escala principal pelo número de divisões no nônio ou vernier.
em (Plan) Planejar: análise do processo; (Do) Fazer: execução de procedimentos; (Check) Verificar: avaliar os procedimentos, medir; (Act) Agir: atuar corretivamente atacando as causas.
em um valor numérico expresso no certificado de calibração.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O modelo PDCA pode ser aplicado
sempre junto ao controle estatístico de processos (CEP).
apenas nos processos de manufatura.
em todos os processos.
apenas nos processos de serviço.
apenas nos processos de medição de itens manufaturados.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A característica da era do controle estatístico da qualidade é indicada pela (pelos)
observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor ou consumidor.
produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente.
produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor.
observação de produtos e serviços durante o processo produtivo.
produtos e serviços inspecionados com base em amostras.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O diagrama de causa e efeito, também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa, tem como objetivo
mostrar a dispersão de valores das causas e efeitos em eixos x-y.
identificar os 20% das causas mais influentes em relação a 80% dos efeitos.
identificar os principais defeitos em um determinado produto.
identificar as possíveis causas, agrupadas por categoria, que levam a um determinado efeito.
representar as causas principais da variabilidade em um determinado processo.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
São muito difundidas as dimensões da qualidade, segundo definidas por David A. Garvin. São exemplos de dimensões da qualidade:
Desempenho, Produtividade, Confiabilidade, Durabilidade, Atendimento, Estética.
Qualidade percebida, Conformidade, Durabilidade, Atendimento, Estética, Custo.
Desempenho, Valor agregado, Características, Qualidade percebida, Conformidade, Estética.
Confiabilidade, CEP, Durabilidade, Atendimento, Estética, Conformidade.
Desempenho, Características, Confiabilidade, Durabilidade, Atendimento, Conformidade.
Administração - Mercado - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os clientes valorizam a manutenção de boa comunicação. São formas de cooperar com os clientes:
permitir o acesso para presenciar qualquer ensaio e/ou calibração realizado.
priorizar as reclamações recebidas, valorizando aquelas de fácil resolução.
interpretar a solicitação partindo somente do ponto de vista técnico.
decidir sobre o método mais adequado independentemente daquele solicitado.
emitir opiniões e interpretações baseadas nos resultados.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O transporte aéreo sofreu constantes mudanças ao longo dos anos e necessita de eficiência operacional cada vez maior. Para atender esta necessidade, uma empresa de manutenção aeronáutica usa um modelo de gestão por indicadores e utilizou o balanced scorecard para elaborar o quadro de indicadores. Sobre este modelo, é correto afirmar que:
em resumo, o balanced scorecard usa essencialmente a medição integral de desempenho para acompanhar e ajustar a estratégia do negócio e além da perspectiva financeira, incorpora a perspectiva do cliente, as operações e a capacidade de inovação e aprendizado da organização.
a premissa básica do balanced scorecard é: faz mais sentido investir onde existe crescimento econômico do qual você possa se beneficiar. Ele define as prioridades em um portfólio de produtos.
o balanced scorecard é um esquema para identificar as oportunidades de crescimento da corporação em duas dimensões: produtos e mercados, através de 4 estratégias genéricas de crescimento: penetração no mercado, desenvolvimento do mercado, desenvolvimento do produto e diversificação.
o balanced scorecard é a comparação sistemática dos processos e desempenhos organizacionais para criar novos padrões ou melhorar processos e existem quatro tipos básicos: interno, competitivo, funcional ou genérico.
o balanced scorecard ajuda a administração a definir uma abordagem para gerir com sucesso a mudança organizacional. Os quadrantes de mudança podem ser úteis para definir quem são os agentes de mudança, identificar participantes ativos no processo e estabelecer o alcance da mudança.
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