Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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As atividades que visam obter um produto ou serviço devem ser realizadas por vários atores da empresa, independentemente do setor no qual esta esteja alocada. A intersecção dos recursos e departamentos é mais eficaz que a administração por funções pré-estabelecidas. Esse tipo de abordagem é o que resume

  • A.

    a gestão por processos.

  • B.

    a Qualidade Total.

  • C.

    o ciclo PDCA.

  • D.

    o Balanced Scorecard.

  • E.

    a gestão por função.

No que tange a qualidade e custo para garanti-la, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Não há incompatibilidade entre qualidade e custo; há vários casos que evidenciaram que mais qualidade acabou acarretando menor custo.

  • B.

    É certo que para obter maior nível de qualidade há de se investir mais em recursos, de modo que há de se pagar o preço pela qualidade.

  • C.

    O Trade-off qualidade versus custo é objeto de estudo há vários anos e vem evoluindo.

  • D.

    Há hoje produtos de alto valor agregado e elevada tecnologia que são úteis e portanto caros, o que torna claro que a tendência é cada vez mais qualidade e custo.

  • E.

    Qualidade e custo são atributos separados e não devem ser relacionados.

O PDCA – ciclo de melhoria contínua, no qual suas siglas, em inglês, significam Plan (Planejar), Do (Fazer/Executar), Check (Verificar/Controlar) e Act (Agir/Realizar ação) – é um método de solução ou acompanhamento de problemas, cujo objetivo é realizar, de maneira simples e segura, as etapas de preparação e execução de certas atividades, visando o aprimoramento de processos e foi implantado na década de 50, no Japão, por

  • A.

    Crosby.

  • B.

    Deming.

  • C.

    Juran.

  • D.

    Ishikawa.

  • E.

    Feigenbaum.

Índice de capacidade do processo (CP) é uma relação da tolerância especificada no projeto pela variabilidade do processo. Três processos atingiram os valores de CP de 1; 1,33 e 2. Pode-se afirmar quanto a esses processos que a

  • A.

    tolerância de projeto equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e nada garante que esses processos estejam centralizados.

  • B.

    tolerância de projeto equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e em todos esses casos não há refugo nem retrabalho.

  • C.

    variabilidade do processo equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e nada garante que esses processos estejam centralizados.

  • D.

    variabilidade do processo equivale sempre a 6 desvios padrão, e esses processos estão centralizados.

  • E.

    variabilidade do processo equivale sempre a 8 desvios padrão com processos sem erros sistemáticos.

O conceito de qualidade é amplo. No contexto dos institutos nacionais de metrologia, tais como o INMETRO, qualidade compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto,

  • A.

    processo ou serviço a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • B.

    processo, serviço ou ainda um profissional a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • C.

    ou processo, ao menor custo possível para a sociedade.

  • D.

    processo ou serviço a requisitos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

  • E.

    processo ou serviço a requisitos máximos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para as empresas envolvidas.

Uma maneira comum para entender e melhorar um processo é

  • A.

    implementar o controle estatístico do processo (CEP).

  • B.

    criar um grupo de trabalho para estudar o processo.

  • C.

    mapear o processo existente, analisar as possíveis melhorias e mapear o novo processo após as melhorias.

  • D.

    auditar o processo pela NBR ISO 9000.

  • E.

    analisar os indicadores de desempenho do processo.

O Controle Estatístico de Processo é uma das sete ferramentas básicas de garantia de qualidade e

  • A.

    tornou-se uma ferramenta viável depois que japoneses a aprimoraram entre as décadas de 50, 60 e 70 do século passado.

  • B.

    é usado exclusivamente para verificar se o processo está atingindo os índices de capacidade necessários para este objetivo.

  • C.

    foi desenvolvido poucos anos após a Primeira Guerra Mundial; a teoria estatística básica por trás desta ferramenta não sofreu alterações até hoje.

  • D.

    está caindo em constante desuso, uma vez que novas ferramentas de controle estão sendo desenvolvidas.

  • E.

    passou a ser aplicada no Brasil pela indústria automobilística e seus fornecedores, depois que o governo Collor declarou acertadamente que nossos carros até então eram verdadeiras “sucatas”.

Segundo considerações mais recentes, dentro do conceito de qualidade de classe mundial, um produto manufaturado está em conformidade com as especificações de projeto quando

  • A.

    se produzem produtos dentro da tolerância de projeto, inclusive nos seus limites, não gerando nem refugo nem retrabalho.

  • B.

    atende a índices de capacidade e desempenho de processo que satisfazem à necessidade do cliente no que se refere a níveis de precisão e centralização do processo.

  • C.

    se empregam calibradores passa/não passa em todas as características críticas de qualidade, evitando assim as não conformidades.

  • D.

    há a utilização de processos reconhecidamente precisos, gerando assim baixa variabilidade.

  • E.

    há aplicação do controle estatístico de processo, proporcionando o controle necessário à dispersão e centralização dele.

A maneira mais eficaz de garantir a qualidade do produto é

  • A.

    no processo de fabricação, através do uso de índices de capacidade.

  • B.

    na inspeção final. Dessa forma, é certo que não conformidades serão barradas antes que cheguem até o cliente final.

  • C.

    pelo uso do CEP (controle estatístico de processo).

  • D.

    garanti-la a partir do projeto.

  • E.

    oferecer um pós-venda que garanta a qualidade por vários anos após adquirido o produto.

Dentre as metodologias utilizadas na gestão da qualidade, existe uma cuja filosofia é voltada para mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação, limpeza e autodisciplina. Essa metodologia é a(o)

  • A.

    Reengenharia.

  • B.

    FMEA.

  • C.

    5S.

  • D.

    Benchmarking.

  • E.

    QFD.

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