Questões de Arquivologia

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Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, EXCETO os relativos a

  • A. concessões de transportes
  • B. permissões de uso
  • C. aquisição de bens de consumo
  • D. direitos reais imobiliários
  • E. direitos pessoais mobiliários

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos, julgue os próximos itens. A microfilmagem é uma técnica de reformatação de suporte que pode ser utilizada para a preservação do documento original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Reunir documentos oriundos de uma mesma instituição, pessoa ou família e dispô-los seguindo determinadas técnicas e métodos, é um conceito atribuído ao Princípio da

  • A. Territorialidade.
  • B. Primariedade.
  • C. Proveniência.
  • D. Transferência.
  • E. Teoria das Três Idades.

O Respect des fonds ou Princípio de Respeito aos Fundos, também disseminado em Arquivística como Princípio de Manutenção da Ordem Original, leva em consideração a

  • A. estrutura formal dos documentos.
  • B. ordem interna do fundo de arquivo.
  • C. ordem enciclopédica.
  • D. análise tipológica do arquivo.
  • E. tradição documental.

Em Arquivística, a divisão dos arquivos, de acordo com a frequência de uso dos documentos, em três fases precisas, estabelecendo assim seu ciclo de vida, denomina-se Teoria das Três Idades. Dessa forma, a fase responsável por preservar em caráter definitivo um determinado conjunto de documentos face ao seu valor histórico testemunhal é a

  • A. Permanente.
  • B. Intermediária.
  • C. Diagnóstica.
  • D. Corrente.
  • E. Avaliativa.

Dentro do ciclo vital dos documentos, entende-se por fase intermediária dos arquivos

  • A. aquela em que os documentos são mantidos próximos ao produtor/acumulador devido a razões administrativas.
  • B. aquela na qual os documentos recebem baixa frequência de consultas e aguardam destinação final ou eliminação.
  • C. a que considera o valor secundário dos arquivos.
  • D. o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle das informações.
  • E. aquela submetida, temporariamente, à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.

Os setores encarregados de recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso são comumente denominados

  • A. arranjo.
  • B. fundo.
  • C. biblioteca.
  • D. acervo.
  • E. protocolo.

Principalmente nas administrações públicas, o registro é uma rotina particular do serviço de Protocolo, e sua definição envolve o(a)

  • A. unidade documental que tramita para informar e/ou acolher manifestações, podendo estar ou não acompanhado de outros documentos de natureza diversa, reunidos em torno de uma atividade, demanda ou interessado.
  • B. sequência de operações técnicas que tem por finalidade dar forma processual ao conjunto de documentos acumulados no decorrer de uma ação administrativa, visando ao encaminhamento, à manifestação e à decisão.
  • C. procedimento de inserção de documento avulso em documento composto que dele fará parte integrante.
  • D. movimentação de documentos pelas unidades do próprio órgão/entidade ou entre unidades de órgãos/entidades distinto para dar conhecimento bem como para acolher manifestações, instruções e informações necessárias à tomada de decisões.
  • E. inserção sistemática e padronizada dos dados de documentos produzidos, recebidos ou acumulados pelo órgão/entidade em sistema informatizado ou manual, de gestão arquivística de documentos e informações, com o objetivo de indicar sua existência oficial, controlar o seu trâmite e a sua localização, desde a sua produção ou recebimento até a sua destinação final: eliminação ou guarda permanente.

No que se refere à arquivologia, assinale a alternativa que apresenta a conceituação do termo catálogo.

  • A. Conjunto de documentos.
  • B. Móvel para guarda de documentos.
  • C. Local em que o acervo documental será conservado.
  • D. Instrumento de pesquisa que inclui todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de acordo com critério temático, cronológico ou geográfico.
  • E. Órgão institucional que visa à guarda e à conservação de documentos.

As condições adequadas de umidade relativa do ar e de temperatura para documentos em suporte papel são:

  • A. 45% a 55% com variação diária de +/- 5% e 20°C com variação diária de +/- 1°C.
  • B. 70% a 75% com variação diária de +/- 5% e 40°C com variação diária de +/- 1°C.
  • C. 35% com variação diária de +/- 5% e 12°C com variação diária de +/- 1°C.
  • D. 35% com variação diária de +/- 5% e 5°C com variação diária de +/- 1°C.
  • E. 20% a 25% com variação diária de +/- 5% e 2°C com variação diária de +/- 1°C.
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