Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A organização dos arquivos pode ser precedida de várias etapas, tais como levantamento de dados, análise de dados coletados, planejamento, implementação e acompanhamento. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que indica a etapa responsável pela apreciação dos documentos constitutivos da instituição que mantém o arquivo, além da obtenção de informações sobre espécies e gêneros dos documentos.

  • A. Planejamento.
  • B. Implementação.
  • C. Levantamento de dados.
  • D. Acompanhamento.
  • E. Análise de dados coletados.

Uma das estratégias utilizadas pela Arquivística visando à Preservação Digital de documentos é a criação e manutenção de metadados específicos. Nesse sentido, entende-se por metadados

  • A. o processo de conversão dos documentos arquivísticos em formato digital, que consiste em unidades de dados binários (bits de zero a 1), agrupados em conjuntos de 8 bits, formando 1 byte.
  • B. a qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração.
  • C. a transformação de informação inteligível numa forma aparentemente ilegível, a fim de ocultar informação de pessoas não autorizadas, garantindo privacidade.
  • D. dados estruturados que descrevem e permitem encontrar, gerenciar, compreender e/ou preservar documentos arquivísticos ao longo do tempo.
  • E. uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade.

Os métodos de arquivamento pertencem a 2 grandes sistemas, o direto e o indireto, e podem ser divididos em 2 classes: métodos básicos e métodos padronizados de arquivamento. Nesse sentido, são exemplos do método básico de arquivamento:

  • A. corrente, intermediário e permanente.
  • B. alfanumérico, mnemônico e rôneo.
  • C. dígito-terminal, enciclopédico e duplex.
  • D. variadex, automático e soundex.
  • E. por séries, funções e grupos.

Para se recuperar um determinado documento de caráter permanente, é fundamental a utilização de instrumentos de pesquisa. Dentre os instrumentos de pesquisa sugeridos pela Arquivística está aquele que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou de parte dele, cuja apresentação poderá refletir ou não a disposição física dos documentos. A esse instrumento atribui-se o nome de

  • A. Inventário.
  • B. Guia.
  • C. Índice.
  • D. Catálogo.
  • E. Notação.

O processo administrativo que permite analisar e controlar sistematicamente, ao longo de seu ciclo de vida, a informação registrada que se produz, recebe, mantém ou utiliza uma organização, em consonância com sua missão, objetivos e operações, denomina-se

  • A. Gestão da Informação.
  • B. Gestão de Depósito.
  • C. Gestão do Conhecimento.
  • D. Gênero Documental.
  • E. Gestão de Documentos.

Segundo Veiga (2011), não existe um melhor método para a estruturação de um arquivo, mas alguns princípios básicos devem ser seguidos, tais como:

  • A. simplicidade e organização.
  • B. descentralização e custo.
  • C. localização e gestão.
  • D. planejamento e controle.

No que diz respeito aos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem. A organicidade consiste, basicamente, em preservar os elementos que dão confiabilidade aos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O arquivo desempenha importante função em qualquer tipo de organização, seja pública, seja privada, com ou sem fins lucrativos, fornecendo suporte para outras áreas da organização. É um cuidado a ser tomado no processo de arquivamento:

  • A. controle prévio dos documentos.
  • B. descrição da relevância dos documentos.
  • C. organização do descarte de documentos.
  • D. custo de manutenção do documento.

No que diz respeito aos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem. O princípio da ordem original postula que devem ser mantidas as relações que os documentos têm com outros documentos originados das mesmas funções e atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem. Para a definição de um documento como de arquivo, são determinantes sua origem e seu emprego, e não o suporte sobre o qual está fixada a informação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...