Questões de Arquivologia

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No que se refere às funções arquivísticas, julgue os itens a seguir. A classificação e o arranjo são duas operações distintas. A classificação é elaborada com base nas funções e atividades do órgão que tenha acumulado os documentos, ao passo que o arranjo deve levar em consideração o uso que os pesquisadores e historiadores fazem dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre outros temas, o Conselho Internacional de Arquivos já produziu normas relacionadas a

  • A. descrição de funções.
  • B. criação de documentos.
  • C. aquisição de documentos.
  • D. migração de suportes.
  • E. correio eletrônico.

Acerca de gestão de documentos, julgue os itens seguintes. O programa de gestão de documentos é precedido pela existência de uma política de tratamento dos arquivos na instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os itens a seguir. A elaboração do plano ou código de classificação antecede a elaboração da tabela de temporalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos campos utilizados para descrever uma entidade coletiva, de acordo com a norma internacional, é o campo denominado

  • A. forma autorizada do nome.
  • B. quantificação do acervo.
  • C. destinação final dos documentos.
  • D. data tópica.
  • E. estrutura de classificação.

Organização é a palavra chave no processo de arquivamento, o qual evita duplicidade e perda de documentos. Assinale a alternativa funcional para o processo de arquivamento:

  • A. O arquivamento é um processo simples basta um arquivo suspenso arquivar os documentos em pastas numerados
  • B. Espaço físico de fácil acesso em local estratégico, móveis práticos e seguros, pastas e subpastas com fácil identificação, separação por similaridades, nível prioritário de utilização e ordenamento alfabético.
  • C. Digitalizar todos os documentos e incinerá-los otimizando espaço físico.
  • D. Arquivo cronológico é o mais funcional para arquivamento.

Acerca de gestão de documentos, julgue os itens seguintes. Fatores como o tipo de papel utilizado na produção de um documento de guarda permanente são definidos na fase de produção do programa de gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue os itens subsecutivos. A análise tipológica tem sido amplamente utilizada no Brasil de maneira original na difusão de documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As políticas de acesso a documentos de arquivo estão ligadas às condições específicas de cada entidade arquivística, mas também estão inseridas no contexto mais amplo de estabelecimento de políticas públicas arquivísticas e de políticas públicas de informação. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

  • A. A obra Princípios de Acesso aos Arquivos, publicada pelo Conselho Internacional de Arquivos, configura-se como uma norma internacional que avalia as políticas de acesso a documentos públicos governamentais e que regulamenta a operação dos serviços de referência e consulta.
  • B. A Lei de Arquivos promulgada no Brasil criou o SINAR e definiu uma política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão e à preservação dos documentos de arquivo.
  • C. As políticas públicas arquivísticas, que constituem conjuntos de premissas, decisões e ações produzidas pelo Estado em nome do interesse social, contemplam diversos aspectos relativos a produção, uso e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada.
  • D. A Lei de Acesso à Informação interfere na política arquivística de acesso praticada pelos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo; entretanto, a essa lei não estão subordinados os órgãos do Poder Judiciário, visto que estes têm regulamentação própria, na respectiva esfera de atuação.
  • E. A Lei de Arquivos definiu como órgão central do SINAR o Arquivo Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, incumbido de implementar a política nacional de acesso aos documentos.

Acerca de gestão de documentos, julgue os itens seguintes. A fase intermediária é prescindível na implementação do programa de gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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