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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A relação natural entre documentos de um arquivo é dada pela sua
autenticidade.
unicidade.
veracidade.
organicidade.
imparcialidade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No âmbito da disciplina arquivística, são estabelecidas etapas para o efetivo gerenciamento dos documentos. O ciclo de vida dos documentos é tratado pelaTeoria dasTrês Idades, cujo objetivo é:
estudar os princípios e as técnicas de duplicação e reprodução de documentos que não recorrem à fotocópia, filmagem e microfilmagem.
mostrar como será a nova política documental na instituição, descrevendo os novos procedimentos de registro, distribuição e movimentação dos documentos.
coletar os dados (informações) inerentes à documentação institucional, com o propósito de determinar as formas de acondicionamento dos seus documentos.
garantir que a informação arquivística esteja disponível em tempo hábil, isto é, quando solicitada.
classificar estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição.
Com relação às atividades de protocolo, julgue os itens subsequentes.
O registro de documentos, que consiste na distribuição do documento para o primeiro ponto de tramitação, deve ser feito no protocolo.
Relacione as colunas a seguir.
1. Princípio da unicidade.
2. Princípio da organicidade.
3. Princípio da proveniência.
4. Princípio da indivisibilidade.
5. Princípio da cumulatividade.
( ) Fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor.
( ) Fundos arquivísticos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
( ) Apesar da forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
( ) Arquivo é uma formação progressiva, natura e orgânica.
( ) Qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
A sequência está correta em
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que o sistema de arranjo se baseia na organização original do arquivo, que, na sua essência, corresponde à organização do órgão administrativo que o produziu, julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos e princípios arquivísticos e à classificação de documentos.
A organicidade relaciona-se ao contexto administrativo de produção e acumulação de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia. A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Para o arquivamento de documentos, o local próprio, dotado de condições especiais, para restringir o acesso e propiciar a máxima segurança contra furtos e sinistros é a câmara de
acondicionamento.
estocagem.
vigilância.
armazenamento.
segurança.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Com relação aos arquivos correntes, assinale a opção correta.
Guarda documentos que deixaram de ser frequentemente consultados.
São constituídos de documentos em curso, ou consultados frequentemente.
Guardam documentos de valor histórico, em caráter permanente.
Não há necessidade de serem conservados em dependências de fácil acesso.
Reúnem documentos de valor secundário que aguardam destinação final.
Com relação às atividades de protocolo, julgue os itens subsequentes.
A expedição de documentos é controlada pelo protocolo, que deve reter os principais dados sobre a operação.
O conceito de Sucessão Arquivística, embora pouco discutido em nosso cotidiano, se constitui em uma preocupação importante, pois pressupõe
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