Questões de Arquivologia

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A relação natural entre documentos de um arquivo é dada pela sua

  • A.

    autenticidade.

  • B.

    unicidade.

  • C.

    veracidade.

  • D.

    organicidade.

  • E.

    imparcialidade.

No âmbito da disciplina arquivística, são estabelecidas etapas para o efetivo gerenciamento dos documentos. O ciclo de vida dos documentos é tratado pelaTeoria dasTrês Idades, cujo objetivo é:

  • A.

    estudar os princípios e as técnicas de duplicação e reprodução de documentos que não recorrem à fotocópia, filmagem e microfilmagem.

  • B.

    mostrar como será a nova política documental na instituição, descrevendo os novos procedimentos de registro, distribuição e movimentação dos documentos.

  • C.

    coletar os dados (informações) inerentes à documentação institucional, com o propósito de determinar as formas de acondicionamento dos seus documentos.

  • D.

    garantir que a informação arquivística esteja disponível em tempo hábil, isto é, quando solicitada.

  • E.

    classificar estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição.

Com relação às atividades de protocolo, julgue os itens subsequentes.

O registro de documentos, que consiste na distribuição do documento para o primeiro ponto de tramitação, deve ser feito no protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacione as colunas a seguir.

1. Princípio da unicidade.

2. Princípio da organicidade.

3. Princípio da proveniência.

4. Princípio da indivisibilidade.

5. Princípio da cumulatividade.

( ) Fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor.

( ) Fundos arquivísticos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

( ) Apesar da forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

( ) Arquivo é uma formação progressiva, natura e orgânica.

( ) Qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 5, 2, 1
  • B. 1, 2, 4, 5, 3
  • C. 5, 1, 2, 3, 4
  • D. 3, 4, 1, 5, 2

Sabendo que o sistema de arranjo se baseia na organização original do arquivo, que, na sua essência, corresponde à organização do órgão administrativo que o produziu, julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos e princípios arquivísticos e à classificação de documentos.

A organicidade relaciona-se ao contexto administrativo de produção e acumulação de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia. A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o arquivamento de documentos, o local próprio, dotado de condições especiais, para restringir o acesso e propiciar a máxima segurança contra furtos e sinistros é a câmara de

  • A.

    acondicionamento.

  • B.

    estocagem.

  • C.

    vigilância.

  • D.

    armazenamento.

  • E.

    segurança.

Com relação aos arquivos correntes, assinale a opção correta.

  • A.

    Guarda documentos que deixaram de ser frequentemente consultados.

  • B.

    São constituídos de documentos em curso, ou consultados frequentemente.

  • C.

    Guardam documentos de valor histórico, em caráter permanente.

  • D.

    Não há necessidade de serem conservados em dependências de fácil acesso.

  • E.

    Reúnem documentos de valor secundário que aguardam destinação final.

Com relação às atividades de protocolo, julgue os itens subsequentes.

A expedição de documentos é controlada pelo protocolo, que deve reter os principais dados sobre a operação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de Sucessão Arquivística, embora pouco discutido em nosso cotidiano, se constitui em uma preocupação importante, pois pressupõe

  • A. obrigatoriedade legal de receber e administrar um fundo arquivístico deixado como herança.
  • B. transferência jurídica decorrente da soberania territorial e da divisão administrativa de estados e municípios.
  • C. união de dois fundos anteriormente separados por desmandos administrativos ou judiciais.
  • D. transferência judicial dos documentos em decorrência de alterações funcionais e administrativas de uma instituição ou órgão.
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