Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabendo que o sistema de arranjo se baseia na organização original do arquivo, que, na sua essência, corresponde à organização do órgão administrativo que o produziu, julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos e princípios arquivísticos e à classificação de documentos.

O princípio da proveniência diz respeito à primeira delimitação lógica de um fundo, ou seja, à sua delimitação externa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia. O acondicionamento — que consiste na guarda dos documentos nos locais a eles designados — e o armazenamento — que se refere à embalagem do documento com vistas a protegê-lo e a facilitar seu manuseio — são procedimentos fundamentais para a conservação e preservação dos documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além de constituir um todo indivisível e inter-relacionado, os documentos de arquivo podem ser definidos pela

  • A.

    veracidade das informações neles contidas.

  • B.

    ausência de fórmulas em sua configuração.

  • C.

    finalidade cultural de sua acumulação.

  • D.

    autonomia que mantêm uns em relação aos outros.

  • E.

    capacidade de provar as atividades do órgão produtor.

Nos sistemas informatizados de gestão de documentos, as atividades de autuação, classificação e arquivamento têm sido chamadas, por força do uso de palavra inglesa originária da informática, de

  • A.

    absorção.

  • B.

    captura.

  • C.

    abdução.

  • D.

    imersão.

  • E.

    adesão.

A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso que visa a uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. As três fases básicas da gestão de documentos são:

  • A.

    classificação, ordenação e destinação.

  • B.

    avaliação, tratamento e difusão.

  • C.

    análise, controle e disseminação.

  • D.

    produção, utilização e destinação.

  • E.

    seleção, descrição e divulgação.

Julgue os itens de 109 a 112, referentes aos serviços de protocolo.

O protocolo se encarrega do controle de recebimento, do registro, da tramitação e da expedição de documentos, além do seu arquivamento e da sua ordenação. A classificação, contudo, é de responsabilidade somente dos setores de trabalho conhecidos como arquivos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacione as colunas a seguir.

1. Catálogo.

2. Guia.

3. Inventário.

4. Repertório.

( ) Obra destinada à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente.

( ) Instrumento no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas.

( ) Instrumento de pesquisa que descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, conforme um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.

( ) Instrumento de pesquisa elaborado conforme um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, que inclui todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 4, 1
  • B. 1, 2, 3, 4
  • C. 4, 1, 2, 3
  • D. 3, 4, 1, 2

Sabendo que o sistema de arranjo se baseia na organização original do arquivo, que, na sua essência, corresponde à organização do órgão administrativo que o produziu, julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos e princípios arquivísticos e à classificação de documentos.

Pode-se, em ocasiões justificadas, desconsiderar a ordem primitiva dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia. O arquivo do Departamento de Polícia Federal compõe-se de documentos colecionados referentes a assuntos de interesse dos servidores desse órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa, conforme estabelece o princípio da

  • A.

    integridade.

  • B.

    inalienabilidade.

  • C.

    proveniência.

  • D.

    autonomia.

  • E.

    reintegração.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...