Questões de Arquivologia

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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61 a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

A gestão de documentos visa a uma intervenção inicial na segunda idade documental, o arquivo intermediário, com a finalidade de aplicar métodos de economia e eficácia na gestão dos arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Decreto que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal é o de número:

  • A. 3.505, de 13 de junho de 2000;
  • B. 3.055, de 13 de junho de 2000;
  • C. 5.055, de 13 de junho de 2000;
  • D. 3.305, de 13 de junho de 1995;
  • E. 3.055, de 15 de junho de 2001.

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61 a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

A gestão da informação é a sistematização, a organização e a disponibilização dos documentos arquivísticos sem a necessidade de articulação com outros recursos informacionais existentes nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de demanda política e científica, a literatura em Arquivologia denuncia uma ausência no Brasil de políticas públicas arquivísticas ocasionada, entre outros fatores, por:

  • A. centralização de acesso aos canais arquivísticos eletrônicos;
  • B. formas descentralizadas de prestação de serviços públicos;
  • C. insuficiência de conhecimento sobre o tema e um aparente processo de naturalização da dimensão informacional dos documentos arquivísticos;
  • D. inviabilização da concretização de projetos governamentais e da documentação pública;
  • E. insuficiência de projetos públicos relacionados a documentação arquivística governamental.

Conjunto de documentos de toda natureza que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade, isto é, dele fazem parte os rascunhos e/ou as duplicatas dos documentos expedidos e os originais e/ou cópias de peças recebidas, assim como documentos elaborados, etc., sendo assim caracteriza-se o:

  • A.

    Arquivo morto

  • B.

    Fundo de arquivo

  • C.

    Arquivo retrospectivo

  • D.

    Fundo de catálogo

  • E.

    Fundo setorial

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61 a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

O nível intermediário de aplicação da gestão de documentos compreende, entre outros elementos, a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes e gestão de correspondência e de documentos vitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou chama-se:

  • A. tradição documental;
  • B. conjunto documental;
  • C. objetivo documental;
  • D. tipologia documental;
  • E. série documental.

O processo e o resultado da organização de arquivos, documentos e manuscritos de acordo com princípios arquivísticos consagrados, particularmente o da proveniência, respeitandose os seguintes níveis: arquivo, fundo, grupo ou seção, série, conjunto lógico dentro da série e documento. Este processo refere-se ao:

  • A.

    Movimento

  • B.

    Alfabético

  • C.

    Arranjo

  • D.

    Geográfico

  • E.

    Cronológico

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61 a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

A identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário, a eliminação e o recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas são componentes da fase de produção da gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a terminologia adotada pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, julgue os itens que se seguem.

O valor secundário é atribuído a um documento em função do interesse que ele tem para a entidade produtora e outros usuários, em vista da sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido.

  • C. Certo
  • E. Errado
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