Questões de Arquivologia

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A respeito da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

Os órgãos do Poder Judiciário têm representação no Conselho Nacional de Arquivos e fazem parte do Sistema Nacional de Arquivos por causa da independência entre os poderes.

  • C. Certo
  • E. Errado

As políticas públicas de arquivo no Brasil ainda estão em fase de elaboração, mas, desde 1991, com a promulgação da Lei n.º 8.159, o corpus legal dessas políticas vem sendo construído. Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens a seguir.

O Sistema Nacional de Arquivos é integrado, entre outros, pelos arquivos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo federais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito que define um sistema eletrônico de gerenciamento arquivístico de documentos é:

  • A. sistema arquivístico elaborado eletronicamente para gerenciar documentos eletrônicos;
  • B. conjunto de procedimentos e operações técnicas cuja interação eletrônica permite a eficiência em produção, tramitação, uso, avaliação e destinação de documentos arquivísticos eletrônicos de uma organização;
  • C. técnica de procedimentos e operações cuja interação eletrônica permite eficácia em produção, uso e avaliação de documentos arquivísticos eletrônicos de uma organização;
  • D. gerenciamento preparado para elaborar documentos arquivísticos eletrônicos;
  • E. sistema de gerenciamento arquivístico concebido eletronicamente para gerenciar documentos eletrônicos, convencionais ou dos dois tipos simultaneamente.

Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir.

Os documentos de arquivo não são objeto de coleção, mas produtos e subprodutos das funções e das atividades de uma organização pública ou privada e das atividades de uma pessoa física.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à microfilmagem, à digitalização e à preservação de documentos de arquivo, julgue os itens de 106 a 111.

A degradação do suporte e a obsolescência tecnológica não comprometem a preservação dos documentos digitais. Os metadados garantem, por seus requisitos, a autenticidade, a integridade e a acessibilidade desses documentos digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

São atribuições das Comissões Permanentes de Avaliação, exceto

  • A.

    orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação.

  • B.

    identificar os documentos para guarda permanente e os destituídos de valor que deverão ser eliminados.

  • C.

    analisar, avaliar e selecionar os documentos relativos às atividades-meio, obedecendo os prazos estabelecidos em tabela de temporalidade e destinação expedida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

  • D.

    estabelecer os prazos de guarda dos documentos relativos às atividades-meio não constantes da tabela de temporalidade expedida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), a serem aprovados pela Direção do órgão e, em seguida, publicados no Diário Oficial.

  • E.

    avaliar e selecionar os documentos relativos às atividades-fim.

As políticas públicas de arquivo no Brasil ainda estão em fase de elaboração, mas, desde 1991, com a promulgação da Lei n.º 8.159, o corpus legal dessas políticas vem sendo construído. Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens a seguir.

A eliminação de documentos públicos produzidos por instituição pública sediada no Distrito Federal, como a Universidade de Brasília, de acordo com a legislação em vigor, deve ser realizada mediante a autorização da instituição arquivística responsável pela gestão documental no Distrito Federal, que é o Arquivo Público do Distrito Federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O instrumento de descrição documental que enumera as unidades de instalação heterogêneas de um fundo e apresenta uma análise que caracteriza o conjunto dos documentos de que elas são constituídas é o:

  • A. repertório sumário;
  • B. guia dos fundos;
  • C. repertório numérico detalhado;
  • D. catálogo dos fundos;
  • E. inventário analítico.

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61 a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

A gestão documental apareceu como nova área com estreito vínculo com a administração e distinta da arquivística, sendo esta considerada, no período entre as grandes guerras mundiais, como preocupada apenas com a documentação de interesse histórico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levantamento geral de dados sobre atividades, fluxo informacional, estruturas, funções e acervos, retratando a situação arquivística da organização, é pesquisa que tornará possível o:

  • A. inventário;
  • B. gerenciamento arquivístico eletrônico;
  • C. diagnóstico;
  • D. gerenciamento dos fundos;
  • E. relatório.
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